Largura de banda do circuito integrado 555
-
helioneves
- Electricista de 2ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Desempregado
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 9 vezes
Largura de banda do circuito integrado 555
Tenho em mãos uma lanterna LED que carrega por indução. Após alguns testes, conclui que a frequência de rede 50Hz é insuficiente para a fazer carregar. A solução passará por gerar um campo magnético de maior frequência. De acordo com a lei de Lenz, quanto maior for a frequência, menor poderá ser a corrente na bobine para gerar a mesma f.e.m. Assim sendo, resta saber qual é a frequência máxima que posso usar, tanto pelo 555, tanto pelo transístor que usarei como driver para actuar a bobine...
Re: Largura de banda do circuito integrado 555
Boas,
a frequencia maxima do 555 anda á volta dos 500 KHz.
Até já
a frequencia maxima do 555 anda á volta dos 500 KHz.
Até já
Boas,
cada tipo de transístor tem as suas características, pelo que terá que fornecer a sua referência para sabermos.
Outra coisa, a menos que tenha havido erro no projecto, se a lanterna foi feita para funcionar a 50 Hz a anomalia deverá ser outra não lhe parece?
Um abraço
cada tipo de transístor tem as suas características, pelo que terá que fornecer a sua referência para sabermos.
Outra coisa, a menos que tenha havido erro no projecto, se a lanterna foi feita para funcionar a 50 Hz a anomalia deverá ser outra não lhe parece?
Um abraço
-
helioneves
- Electricista de 2ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Desempregado
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 9 vezes
O desafio é gerar um campo oscilante suficientemente rápido para carregar a lanterna... já fiz a bobine, falta mesmo é frequência suficiente para a lanterna carregar... daí a pergunta que fiz, qual a largura de banda do 555... e claro, encontrar um transístor à altura dessa frequência... uma coisa é projectar o circuito; outra é saber que componentes lá servem... a escola não ensina que material há no mercado, é esse o problema... 
a ideia é fazer algo: A "fonte" da esquerda é uma fonte de alimentação de 7V; a "fonte" da direita são as 3 pilhas recarregáveis da lanterna ( notar que eu desconheço que tipo de circuito está entre a bobine induzida - dentro da lanterna - e as pilhas - eu apenas coloquei assim no simulador para simplificar ).
O sinal de onda quadrada representava o circuito 555, o "transformador" está parametrizado com 1mH de indutância do primário, com relação de transformação de 1 e factor de acoplamento de 0.9
Uma nota: não há nenhum transformador; o que existe é uma bobine larga que está por fora da lanterna que vai criar o campo magnético - o "primário"; e o "secundário" é na realidade o enrolamento que está dentro do corpo da lanterna... a esse conjunto chamo "transformador"...
O condensador em paralelo com o primário destinava-se a limitar os picos de tensão criados pela bobine aquando da comutação do transístor.
a ideia é fazer algo: A "fonte" da esquerda é uma fonte de alimentação de 7V; a "fonte" da direita são as 3 pilhas recarregáveis da lanterna ( notar que eu desconheço que tipo de circuito está entre a bobine induzida - dentro da lanterna - e as pilhas - eu apenas coloquei assim no simulador para simplificar ).
O sinal de onda quadrada representava o circuito 555, o "transformador" está parametrizado com 1mH de indutância do primário, com relação de transformação de 1 e factor de acoplamento de 0.9
Uma nota: não há nenhum transformador; o que existe é uma bobine larga que está por fora da lanterna que vai criar o campo magnético - o "primário"; e o "secundário" é na realidade o enrolamento que está dentro do corpo da lanterna... a esse conjunto chamo "transformador"...
O condensador em paralelo com o primário destinava-se a limitar os picos de tensão criados pela bobine aquando da comutação do transístor.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.