Fonte de alimentação comutada 24 volts

Responder
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Fonte de alimentação comutada 24 volts

Mensagem por helioneves »

Viva!
Tem-se verificado uma crescente utilização de fontes comutadas em vez de fontes lineares ( com transformador ).
Com grande pena minha, não sei como montar uma dessas fontes, para alimentação de um pequeno controlador de nível, em que o maior consumo de corrente é o relé de 24 volts, 20 mA, daí o valor de tensão poder oscilar um pouco, não tendo obrigatoriamente de ser "constante"...
a parte de controlo é obtida por derivação dos 24 volts por uma resistência de 2700 ohms para um zener de 12 volts. O transformador de origem queimou o primário, é difícil encontrar outro que sirva no mesmo sitio, além de correr o risco de voltar a queimar...
Anexos
circuito.JPG
circuito.JPG (14.55 KiB) Visto 1901 vezes


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Fonte de alimentação comutada 24 volts

Mensagem por pedro caetano »

boas. os transformadores por vezes queimam-se e não quer dizer que se queimem sempre mas é possivel mandar fazer um igual a esse que tem desde que o circuito esteja bom secalhar ate compensava , as fontes comutadas são complicadas de fazer e tambem teem complicações cump
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fonte de alimentação comutada 24 volts

Mensagem por helioneves »

O transformador tinha rating 230 /18 V , 1.5W. A principal razão para usar fontes comutadas prende-se com as perdas, o consumo em vazio, peso e dimensões mais pequenas para a mesma potência. O único inconveniente que lhes conheço tem a ver com a distorção harmónica que injecta na rede, mas para a potencia que aqui está em causa, basta acrescentar um condensador de poliéster em paralelo. Arranjar outro transformador que lá sirva está a revelar-se complicado, além de não ter garantia que não volte a acontecer o mesmo. O restante circuito está a funcionar. Se houver algum bom samaritano que me possa ajudar com o esquemático que pretendo, agradeço.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Fonte de alimentação comutada 24 volts

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas que transf isso tinha que não consegue arranjar outro? o problema é que essa fonte convem ter um transf e não uma fonte comutada. pois o tr isola o circuito da rede. tem hipotese de enviar foto do tr . cump
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fonte de alimentação comutada 24 volts

Mensagem por helioneves »

O circuito é um controlador de nível usado para impedir que uma bomba de água trabalhe em "seco".
O transformador é do tipo SMD, e além de ter de caber dentro da caixa onde a placa de circuito impresso está, os pinos de ligação têm de obedecer a certas distancias...
Como as exigências em termos de corrente são baixas ( tanto em miliamperes, como em valor de ripple ), pensei lógicamente em substituir o transformador ( que ainda não encontrei... ) por uma fonte comutada... Experimentei o circuito com um carregador desse tipo de 22V no lugar onde ligava o secundário do transformador, e tudo parece funcionar bem... Antes que digam que tenho o problema resolvido se usar esse carregador, digo que não tenho espaço no quadro onde o controlador de nível está instalado, e estar a usar extensões de fios a sair do quadro para o deixar do lado de fora é foleiro...
O meu pecado é simplesmente não saber fazer fontes comutadas...
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Fonte de alimentação comutada 24 volts

Mensagem por helioneves »

Testei este circuito no simulador de circuitos, e [ aparentemente ] funciona para um sinal onda quadrada de 3 KHz aplicado ao transístor.
Falta agora a parte para gerar esse sinal...
Anexos
switching.png
switching.png (7.72 KiB) Visto 1716 vezes
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”