Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Responder

Concordam com o artigo?

Sim.
8
89%
Não.
1
11%
 
Total de votos: 9

Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por joaoosvaldo »

Anexo o artigo em PDF para continuarmos a ter acesso caso o link se perca no futuro.

Qual a opinião da comunidade de eletricidade sobre as alterações da iluminação pública que temos visto um pouco por todo o País?

Deixar a noite ser noite.pdf
(480.3 KiB) Transferido 221 vezes

Fonte: https://www.publico.pt/2017/09/03/socie ... te-1783630


Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por LVirtual »

Curiosamente noutro forum mais dedicado á electronica, ja se começou a discutir este tema no inicio do mes, e penso que ate foi este artigo do publico aqui apresentado que deu origem ao debate lá.

Curiosamente e por causa daquele debate fui pesquisar o tal artigo e encontrei outros menos completos no publico tambem e ja com algum tempo sobre a mesma materia. ao que parece é algo recorrente no jornal publico textos sobre esta matéria.

Mas tambem temos que olhar para o facto de que quase todos os estudos e numeros desta noticia terem sido obtidos nos estados unidos da america, muitas das coisas que a noticia diz nao se aplicam assim tanto em portugal.
Mas tambem precisamente por causa de todos estes "estudos" as pessoas que tem responsabilidades na aplicaçao da tecnologia led para a iluminaçao publica começam a aproximar a luz artificial da luz natural para reduzir impactos nos seres humanos e nao-humanos. Tambem isso esta implicito na noticia.
Desde ha uns anos a esta parte que o fabrico de lampadas com materiais toxicos como sao todas as da tecnologia anterior ao led, tem sido proibido pelas directivas de saude humana das organizaçoes mundiais e regionais de saude, portanto no estado actual do desenvolvimento tecnologico só se pode partir para iluminaçao de led's.
Os led's tem a vantagem de se conseguir obter resultados luminosos que nao sejam prejudiciais a nenhum ser vivo, coisa que nao acontece com as tecnologias luminosas anteriores. Alem disso é muito mais barato e facil alimentar sistemas led's com energias renovaveis e nao poluidoras do que alimentar lampadas fluorescentes ou incandescentes ou de sodio.

Portanto a tecnologia led é boa e melhor que as anteriores, esta é a ser mal utilizada. Isso nao é culpa da tecnologia em si, mas sim de toda gente que a usa mal. Alem disso o mercado de venda directa ao publico fornece aquilo que o publico quer comprar.

Se o comum do cidadao nao quer luzes de melhor qualidade mas sim de maior potencia luminosa, a unica forma de alterar este estado de coisas é criar legislaçao especifica a proibir as pessoas de comprar luminarias de 1000 W para por no alpendre da casa onde vive para ver bem o caminho quando esta a chegar de carro ou para ver quem é o "malandro" que anda a passear no jardim as 3 da manha.

Noto alguma demagogia na forma como o jornal publico tem escrito estas peças acerca da tecnologia led tentando transpor realidades estrangeiras para o nosso país.
Tanto se propagada a reduçao de custos e gastos publicos com certas coisas, bem como a necessidade de reduçao de produçao de dioxido de carbono, e depois quando surgem tecnologias que permitem isso, aparece sempre alguem a "deitar abaixo" por assim dizer.

Tambem se esqueceu o autor da peça jornalistica que uma boa parte da difusao aleatoria da luz emitida pelas lampadas sejam elas quais forem se deve á poluiçao atmosferica devido aos seus efeitos refractarios da luz.
A poluiçao atmosferica das grandes cidades nao desaparece durante a noite. todo o dioxido de carbono emitido durante o dia pelos carros mantem-se no mesmo sitio durante a noite. E essa sim, produz disturbios no ecossistema a dobrar, porque polui o ar e provoca a refracçao da luz em todas as direcçoes.

Durante o dia nao se nota tanto esse fenomeno porque a fonte de luz esta muito distante e vem toda em direçao ao chao com uma força luminosa muito superior.

E basta passar em certas zonas de lisboa ou outras cidades as tres da manha para se perceber bem a insegurança que é por nao estarem iluminadas.
Porque em lisboa eu posso falar que conheço bem, nem todas as ruas estao iluminadas toda a noite e nem todos os monumentos ficam iluminados tambem toda a noite.

Acho que esta timida luta contra a tecnologia LED tem mais a ver com certo tipo de "politica" do que propriamente com o sentido da protecçao biologica dos seres vivos.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por joaoosvaldo »

Em termos de impacto na saúde dos seres vivos não tenho conhecimentos suficientes que me permitam opinar e argumentar.

Quanto à má qualidade de alguns leds que têm vindo a ser instalados é verdade, quanto ao cálculo luminotécnico que raramente é feito também é verdade e que resultará por vezes em iluminar demais e outras de menos e também é verdade que por vezes apenas trocam-se as luminárias mantendo os mesmos apoios/colunas e muitos vezes nem o próprio braço é substituído para ter o ângulo de inclinação mais adequado para a luminária em questão e de acordo com o cálculo luminotécnico que deveria existir em função da via e volume de tráfego.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por ENERGY »

joaoosvaldo Escreveu: 14 set 2017, 11:07 Em termos de impacto na saúde dos seres vivos não tenho conhecimentos suficientes que me permitam opinar e argumentar.

Quanto à má qualidade de alguns leds que têm vindo a ser instalados é verdade, quanto ao cálculo luminotécnico que raramente é feito também é verdade e que resultará por vezes em iluminar demais e outras de menos e também é verdade que por vezes apenas trocam-se as luminárias mantendo os mesmos apoios/colunas e muitos vezes nem o próprio braço é substituído para ter o ângulo de inclinação mais adequado para a luminária em questão e de acordo com o cálculo luminotécnico que deveria existir em função da via e volume de tráfego.
Boas
Aqui está uma grande verdade, ainda o mês passado fui visitar uns familiares no Norte, e vi pessoal a fazer a substituição das luminárias de iluminação publica, os postes são de betão, o braço mantiveram o mesmo, e portanto foi só substituir a luminária existente por um painel de Leds.
No final do dia a iluminação ligou, e mal se via a rua, e os Leds seriam uma côr próxima dos 4000K.
Por outro lado aqui por Lisboa, substituem algumas luminárias por outras de Leds, vê-se ruas quase às escuras, e outras com um mar de luz, o que fica horrível, não se percebe estes critérios, mas enfim, penso que são critérios de algumas pessoas sem qualquer conhecimento de luminotecnia, etc.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por LVirtual »

Sao pessoas estupidas que estao naqueles lugares de "quero, posso e mando" e ai do tecnico instalador que contrarie o sr. dr. Que é logo despedido pelo patrao ou deslocado para a obra mais longinqua que a empresa tiver em curso.
Infelizmente ainda funciona assim em portugal 17 anos apos o inicio do 3 milenio. E mais de 40 apos a revoluçao democratica.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 14 set 2017, 19:07 Sao pessoas estupidas que estao naqueles lugares de "quero, posso e mando" e ai do tecnico instalador que contrarie o sr. dr. Que é logo despedido pelo patrao ou deslocado para a obra mais longinqua que a empresa tiver em curso.
Infelizmente ainda funciona assim em portugal 17 anos apos o inicio do 3 milenio. E mais de 40 apos a revoluçao democratica.
Boas
Eu diria que nem sempre são pessoas estupidas, mas no setor publico existe tanta coisa, que eu nem me apetece falar, tanto a nível de empreiteiros, como dos fabricantes, projetistas.
Tantos interesses, e os pagantes são sempre os mesmos.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por joaoosvaldo »

Outro dado é a temperatura de cor em que estou plenamente de acordo que deveriam ser utilizadas temperaturas inferiores às que são utilizadas atualmente.

Mas existe uma coisa que discordo do artigo que é o facto da iluminação pública não influenciar os acidentes rodoviários, este argumento só por si é muito duvidoso...depende da via, do tráfego de veículos e de peões, de eventuais obstáculos, velocidade máxima na via, etc..
Eu diria que há que colocar todos os pesos na balança, se tratar-se de uma estrada rural e com pouco tráfego, na minha opinião a iluminação deve ser muito reduzida e em alguns sítios mesmo nenhuma.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por joaoosvaldo »

Acrescentaria ainda que a IP tem muito de política por trás e a própria população, de forma geral, gosta e quer ter uma luminária em frente à sua casa :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por nelmindo »

Por causa da temperatura da cor da luminárias, já dei por mim à espera, em cruzamentos e entroncamentos de má visibilidade, de carros que nunca mais vinham...
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por helioneves »

onde é que se vota?
queria dizer que concordo totalmente.
Quanto mais brilhante é a luz, menos se consegue ver depois na ausência dela. A minha mãe já diz há muito tempo que "quando a luz é muita come a vista"... agora surge um artigo a corrobar essa afirmação...
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Artigo com reflexão e problemas da iluminação led

Mensagem por Faiante »

Boas meus caros!

Corroboro com tudo o que foi dito pelo eng. " joaoosvaldo" e até assino de cruz.

Mas ainda ficou alguma coisa por dizer nesse artigo que é a distorção harmónica causada pela iluminação LEED.
Por acaso já alguém com competência técnica para efeito, pensou o porquê de umas lâmpadas acenderem e outras apagarem ?

Penso que esta questão terá a ver com a poluição indesejável sobre o tipo de iluminação LEED, uma vez que se mantém toda a restante estrutura,
em que apenas muda a luminária com o equipamento LEED.

E agora se me permitem aqui vos deixo uma pergunta? Então, as Câmaras Municipais não têm engenheiros eletrotécnicos que façam um estudo
luminotécnico sobre as vias a requalificar de iluminação pública e vejam a chamada temperatura de cor.

Sendo certo que este artigo terá despertado a consciência das comunidades civil e científica para o assunto. Sendo certo que mutas Câmaras
estão hoje a questionar se valerá a pena continuar a substituição de lâmpadas cuja temperatura de cor ronda os 4000 K.


Cptos


JAG
Responder

Voltar para “Artigos”