Água - canalização

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Água - canalização

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Tenho um problema (e dúvida) com canos de água. Onde posso colocar a minha questão? Pode ser nesta secção?
Tenho procurado fóruns de canalização, mas não encontrei nada especifico.

Obrigado
Cumps


Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Água - canalização

Mensagem por admin »

Podes colocar aqui , pode ser que exista algum membro que possa ajudar
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por edeluz »

Obrigado,
Entretanto já partilhei a minha questão neste forum que encontrei. (https://forumdacasa.com/discussion/62291/fuga-da-agua/)

Aqui vai a minha questão na integra:
Estou com uma situação idêntica ao deste tópico (https://forumdacasa.com/discussion/4540 ... esapertar/).

Tenho uma pinga, pouca, neste local (XXXXXXXXXXXX/hGj5fv.jpg) - marcado a azul. Acontece que estou com receio de desapertar a junção pois a rosca da junção pode estar moída. E uma vez que está envolta em cimento corro o risco de ter que partir a parede (o que não é na bom).

A aplicação da loctite pode ser aplicada na zona marcada a vermelho nesta foto? (XXXXXXXXXXXX/GfrSJx.jpg)

Obrigado
Cumps
As imagens estão em anexo.

Cumps
Anexos
IMG_20190428_230935.jpg
IMG_20190428_230959.jpg
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por Mário »

Boas

É facil,
fechas a água, e purgas a rede
desapertas a torneira
limpas o teflon velho do macho e da fêmea
enrolas teflon (bem enrolado e bem esticado)
apertas a torneira no local
abres a agua e purgas a rede

Também podes usar linho ;)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
betasergio
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 19 dez 2011, 10:42
Localização: SETUBAL
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Água - canalização

Mensagem por betasergio »

Bom dia amigo

Não há que ter medo
Tire a torneira de esquadria sem medos
Nessa torneira meta Teflom Gás e garanto-lhe que fica bom

Cumprimentos

Paulo Sérgio
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por edeluz »

Obrigado pelas ajudas.
Mas quero evitar ao máximo de mexer no conjunto. vamos supor que ao mexer na torneira venho a descobrir que a rosca da união M/F de 1/2 está moída? Nessa altura é que fico com um problema ainda maior...

Por isso que numa primeira fase quero tentar resolver o problema de fora para dentro.

Qual dos dois é melhor (Teflon de Gás ou Linho)? Em miúdo lembro-me de o meu pai aplicar linho (que cheirava muito mal) com um tinta (o objectivo da tinta era para que uma vez seca solidifica-se o linho).

Cumps
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas assim nunca consegue arranjar isso começa com os medos essa é a melhor maneira. o linho é melhor para isso mas se náo se sente á vontade ponha teflon. cump
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por nelmindo »

Não esquecer de enrolar o teflon no sentido correto...

Antigamente usava-se tinta (zarcão) porque o tubo galvanizado ao roscar, perdia a proteção contra a corrosão (zincagem) e isso ajudava a minimizar os problemas. Tinha a desvantagem de querer desenroscar um dia e como estava tudo colado com a tinta, era mais difícil de desenroscar. Agora quem usa linho, usa-o com Vedox, uma pasta inerte e que não seca, o que permite mais tarde desapertar caso seja necessário.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por ENERGY »

edeluz Escreveu: 29 abr 2019, 12:01 Obrigado pelas ajudas.
Mas quero evitar ao máximo de mexer no conjunto. vamos supor que ao mexer na torneira venho a descobrir que a rosca da união M/F de 1/2 está moída? Nessa altura é que fico com um problema ainda maior...

Por isso que numa primeira fase quero tentar resolver o problema de fora para dentro.

Qual dos dois é melhor (Teflon de Gás ou Linho)? Em miúdo lembro-me de o meu pai aplicar linho (que cheirava muito mal) com um tinta (o objectivo da tinta era para que uma vez seca solidifica-se o linho).

Cumps
Boas
Não vai conseguir fazer nada sem tirar a torneira, a não ser que esta esteja mal apertada e consiga apertar mais um pouco até deixar de pingar.
Se a torneira não está a fazer nada, porque não a tira e aperta diretamente na tubagem vinda da parede um tampão.
Isso quer é energia de braços e o uso de 2 chaves e vai correr bem.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por Mário »

Boas

Voltando à carga,

Teflon rolo azul "água, fluidos líquidos"
Teflon rolo amarelo "gás, fluidos gasosos"

Se usares linho e queres que fique a vedar, usas linho com loctite 270 ou 290, (pões primeiro o loctite, e depois enrolas o linho em camadas finas, se o linho começar a ficar seco pões mais loctite, e usas os dedos para ficar bem impregnado, montas no local e apertas, duas horas depois podes por pressão )

Se for para alta pressão mais de 300bar tens que usar o loctite 620,(garanto que com 700 bar veda)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Shark240
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 21 jul 2017, 18:44

Re: Água - canalização

Mensagem por Shark240 »

Ja usei um produto da Henkel que se chama TANGIT UNI-LOCK na torneira de um radiador e ficou impecável
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por Quintas »

Mário Escreveu: 29 abr 2019, 21:15 Boas

Voltando à carga,

Teflon rolo azul "água, fluidos líquidos"
Teflon rolo amarelo "gás, fluidos gasosos"

Se usares linho e queres que fique a vedar, usas linho com loctite 270 ou 290, (pões primeiro o loctite, e depois enrolas o linho em camadas finas, se o linho começar a ficar seco pões mais loctite, e usas os dedos para ficar bem impregnado, montas no local e apertas, duas horas depois podes por pressão )

Se for para alta pressão mais de 300bar tens que usar o loctite 620,(garanto que com 700 bar veda)

Cump.
Mário
Esses produtos da Loctite, com tanta força, não dificultam o desenroscar, se for preciso mais tarde?
Bem sei que a intenção é usá-los nas parte externa da rosca mas pelas fichas de segurança não parecem seguros em instalações de água potável (?).
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por Mario Lopes »

Viva. Não tenhas medo que a rosca pelas fotos não está passado. Tens q tirar e substituir a fita ou pões linho e vedox, que axo ser o melhor. Essa torneira está a fazer segurança a algo é? Ou e para tamponar?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por Mário »

Quintas Escreveu: 01 mai 2019, 10:03
Mário Escreveu: 29 abr 2019, 21:15 Boas

Voltando à carga,

Teflon rolo azul "água, fluidos líquidos"
Teflon rolo amarelo "gás, fluidos gasosos"

Se usares linho e queres que fique a vedar, usas linho com loctite 270 ou 290, (pões primeiro o loctite, e depois enrolas o linho em camadas finas, se o linho começar a ficar seco pões mais loctite, e usas os dedos para ficar bem impregnado, montas no local e apertas, duas horas depois podes por pressão )

Se for para alta pressão mais de 300bar tens que usar o loctite 620,(garanto que com 700 bar veda)

Cump.
Mário
Esses produtos da Loctite, com tanta força, não dificultam o desenroscar, se for preciso mais tarde?
Bem sei que a intenção é usá-los nas parte externa da rosca mas pelas fichas de segurança não parecem seguros em instalações de água potável (?).
Se estás com medo da contaminação, usa o 577.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Água - canalização

Mensagem por Quintas »

Mário, obrigado pela resposta, mas deves ter trocado a ref. O 577 diz nas especificações que não deve ser usado em zonas onde possa contactar alimentos, pelo que tb. água, acho eu.
A verdade é que em tempos andei a ver esses produtos da Loctite e, se bem me lembro, só encontrei um duma linha roxa (eles dividem os produtos por cores), que poderia contactar água potável.
Responder

Voltar para “Conversa de Café”