sapato antiestático

Responder
catlopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 86
Registado: 26 mai 2014, 19:47
Enviou: 21 vezes

sapato antiestático

Mensagem por catlopes »

Bom dia, colegas
Preciso de adquirir alguns sapatos para homem antiestático tipo S3.
na zona de alverca/lisboa, quais as marcas/lojas que recomendam ?
Obrigado
Energeticamente, Carlota Lopes


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: sapato antiestático

Mensagem por Mário »

Boas
Todas as que vendem epi têm.
Sintimex, et, Oceanotrade,

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: sapato antiestático

Mensagem por edeluz »

Recentemente a ler um livro sobre como abordar e trabalhar em tensão reparei que em certas zonas, tensões, deve ser adicionado um tapete isolante. O que é só vantagens. Porque por um lado aumenta o isolamento e oferece um posto de trabalho mais cômodo. Pois passar 3 horas de pé em frente de um quadro a fazer manutenção dá cabo das costas a longo prazo!

Existe alguma regra ou indicação para quando devemos utilizar estes tipos de tapetes?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: sapato antiestático

Mensagem por Mário »

Boas
edeluz Escreveu: 22 nov 2017, 02:51 Recentemente a ler um livro sobre como abordar e trabalhar em tensão reparei que em certas zonas, tensões, deve ser adicionado um tapete isolante. O que é só vantagens. Porque por um lado aumenta o isolamento e oferece um posto de trabalho mais cômodo.
Nos PTs é obrigatório o isolante (tapete ou estrado).

Pois passar 3 horas de pé em frente de um quadro a fazer manutenção dá cabo das costas a longo prazo!
Olha que o tapete não tira as dores nas costas. Tens que usar (protecção lombar e outras conforme a situação, o THST, sabe o que deves de usar)

Existe alguma regra ou indicação para quando devemos utilizar estes tipos de tapetes?
Sim, e outra o bom senso.

O calçado anti-estático é para determinadas situações. Como o calçado isolante é para outras.
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: sapato antiestático

Mensagem por RicardoENTA »

edeluz Escreveu: 22 nov 2017, 02:51 Recentemente a ler um livro sobre como abordar e trabalhar em tensão reparei que em certas zonas, tensões, deve ser adicionado um tapete isolante. O que é só vantagens. Porque por um lado aumenta o isolamento e oferece um posto de trabalho mais cômodo. Pois passar 3 horas de pé em frente de um quadro a fazer manutenção dá cabo das costas a longo prazo!

Existe alguma regra ou indicação para quando devemos utilizar estes tipos de tapetes?
Em subestações elétricas é obrigatório e luvas isolantes para manuseio de Quadros de Média ou Alta Tensão.

Podes ver no Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e de Seccionamento, disponível online.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: sapato antiestático

Mensagem por edeluz »

Olha que o tapete não tira as dores nas costas. Tens que usar (protecção lombar e outras conforme a situação, o THST, sabe o que deves de usar)
Conheço os tapetes que colocas junto às máquina e fazem maravilhas no desempenho do trabalhador. Quando aconselhas utilizar a protecção lombar? Antes de começar a dor ou em casos específicos?
O calçado anti-estático é para determinadas situações. Como o calçado isolante é para outras.
Anti-estático para equipamentos sensíveis e/ou para manusear líquidos inflamáveis!? E isolante para trabalhar em tensão?

Como iniciante nesta área e pessoa com um pouco de noção e respeito pelas coisas eu imagino que trabalhar em segurança devia ser sempre com um fato deste tipo: XXXXXXXXXXXX/7Jb2rs.jpg :D :D :D Assim não havia perigo nenhum!
Uma vez estava ao lado de um colega que por colocar o dedo numa ficha profibus apanhou 110 Volts. Isto porque havia uma fonte que estava a dar passagem à massa! Apenas o vejo a tremer e a sentar-se no chão! :x :o :shock:

Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: sapato antiestático

Mensagem por Mário »

Boas
edeluz Escreveu: 22 nov 2017, 13:40
Conheço os tapetes que colocas junto às máquina e fazem maravilhas no desempenho do trabalhador.
Mas esses não são os isolantes.

Quando aconselhas utilizar a protecção lombar? Antes de começar a dor ou em casos específicos?
Antes.
Anti-estático para equipamentos sensíveis e/ou para manusear líquidos inflamáveis!? E isolante para trabalhar em tensão?
Sim.

Como iniciante nesta área e pessoa com um pouco de noção e respeito pelas coisas eu imagino que trabalhar em segurança devia ser sempre com um fato deste tipo: XXXXXXXXXXXX/7Jb2rs.jpg :D :D :D Assim não havia perigo nenhum!
Errado, o fato para manobras em celas de MT tem capuz.

Cumps
[/quote]
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: sapato antiestático

Mensagem por edeluz »

Olá,

Este tipo de tapete (https://www.logismarket.pt/ip/orcopom-t ... 63-FGR.jpg) não serve como isolante? Ainda estou a ler sobre os equipamentos isolantes e sei que não basta ser de borracha para isolar. Pois a espessura de borracha está directamente relacionada com a sua capacidade de isolamento e níveis de tensão que suporta. Bem como o tipo de borracha é importante. Estou certo nisto?

Podes dar algum exemplo do fato "Errado, o fato para manobras em celas de MT tem capuz."?

Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: sapato antiestático

Mensagem por joao-pt »

Esse é um tapete anti fadiga, não é pensado para ser um tapete isolante, o que não quer dizer que não seja isolante.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: sapato antiestático

Mensagem por Mário »

Boas
edeluz Escreveu: 23 nov 2017, 01:57
Podes dar algum exemplo do fato "Errado, o fato para manobras em celas de MT tem capuz."?
Obrigado


Dos melhores, piores há muitos.

Procura



Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Conversa de Café”