BTN - Caixa de Contagem no limite da propriedade - Transição Aluminio/Cobre

Responder
sonika
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 23 jul 2017, 22:08

BTN - Caixa de Contagem no limite da propriedade - Transição Aluminio/Cobre

Mensagem por sonika »

Boa Noite

Há já alguns anos que fazemos instalações eléctricas em Montes, onde normalmente a caixa de contagem, pode ficara até cerca de 100 mts afastada do quadro de entrada, usamos normalmente caixas de transição de cobre a aluminio.

Há cerca de uma semana a EDP distribuição recusou-se a ligar o Contador de Obras, por afirmar que teriamos que colocar um Interruptor diferencial, entre o contador e o quadro de obras que se encontra a +- 60 mts, usando a caixa de transição de cobre a aluminio. (disem que temos que colocar um diferencial no lugar da transição do cabo)

Gostaria de saber, se sabem algo de alguma alteração de legisção neste sentido.

Obrigado

Sónia Correia


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: BTN - Caixa de Contagem no limite da propriedade - Transição Aluminio/Cobre

Mensagem por ENERGY »

sonika Escreveu: 23 jul 2017, 22:21 Boa Noite

Há já alguns anos que fazemos instalações eléctricas em Montes, onde normalmente a caixa de contagem, pode ficara até cerca de 100 mts afastada do quadro de entrada, usamos normalmente caixas de transição de cobre a aluminio.

Há cerca de uma semana a EDP distribuição recusou-se a ligar o Contador de Obras, por afirmar que teriamos que colocar um Interruptor diferencial, entre o contador e o quadro de obras que se encontra a +- 60 mts, usando a caixa de transição de cobre a aluminio. (disem que temos que colocar um diferencial no lugar da transição do cabo)

Gostaria de saber, se sabem algo de alguma alteração de legisção neste sentido.

Obrigado

Sónia Correia
Boas
Dependendo da potencia, e como refere distancias de 60/100metros, não sei como vai ligar o cabo nesse dito interruptor diferencial.
Dependendo do tipo de obras, e do tipo de instalação, pode ser aconselhável instalar logo no inicio da instalação a proteção diferencial.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: BTN - Caixa de Contagem no limite da propriedade - Transição Aluminio/Cobre

Mensagem por Mário »

Boas
sonika Escreveu: 23 jul 2017, 22:21 Boa Noite
Há já alguns anos que fazemos instalações eléctricas em Montes, onde normalmente a caixa de contagem, pode ficara até cerca de 100 mts afastada do quadro de entrada, usamos normalmente caixas de transição de cobre a aluminio.
Há cerca de uma semana a EDP distribuição recusou-se a ligar o Contador de Obras, por afirmar que teriamos que colocar um Interruptor diferencial, entre o contador e o quadro de obras que se encontra a +- 60 mts, usando a caixa de transição de cobre a aluminio. (disem que temos que colocar um diferencial no lugar da transição do cabo)
Gostaria de saber, se sabem algo de alguma alteração de legisção neste sentido.
Obrigado
Sónia Correia
Se na saída do contador não houver diferencial, quem é que protege ( pessoas ) desde o contador até ao quadro de obra a 60 metros?.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: BTN - Caixa de Contagem no limite da propriedade - Transição Aluminio/Cobre

Mensagem por dsrsantos »

Eu antes de mais interrogo-me de qual é a competência da EDP (ou muito provavelmente de um empreiteiro ao serviço da EDP) para fazer esse tipo de exigências.

Percebo e concordo com a importância de ter protecção diferencial num cabo com esse comprimento, num estaleiro de obras, onde está sujeito a ser cortado por alguma máquina em trabalhos. Nesse caso, estaria na verdade a passar o quadro de entrada para junto do contador e daí, a alimentar um quadro parcial.

Não sei o que dizem as RTIEBT quanto à localização dos Quadros de Entrada em estaleiros, mas penso que a única obrigatoriedade poderia vir daí, caso fosse necessário o corte geral à entrada (se é que a entrada do estaleiro é junto ao contador...)

Como digo pode haver aí alguma obrigatoriedade para esse tipo de instalações que eu desconheça, mas no caso de uma instalação definitiva isso nunca seria assim...
Responder

Voltar para “Conversa de Café”