Equipamento 220V Monofásico em rede 220V bifásica

Responder
Hugolemos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 mai 2017, 20:24

Equipamento 220V Monofásico em rede 220V bifásica

Mensagem por Hugolemos »

Amigos boa tarde,

Estou comprando para minha empresa uma máquina de solda TIG 250A. Na descrição da máquina relata que a tensão de entrada da mesma deverá ser 220V monofásica. Minha rede da Cemig é 220V Bifásica. Posso conectar essa máquina na minha rede sem medo? Minhas tomadas são 220V (utilizo as duas fases da rede). Na minha ignorância o que importa é ter 220V entre os terminais, e não necessariamente ter uma fase 220V e um neutro. Entendo o que é uma rede monofásica, bifásica etc.. Fiquei incomodado com o fato da descrição da máquina enfatizar que os 220V são MONOFÁSICOS. Gentileza responder se posso conectar a máquina na tomada 220V bifásica. Obrigado


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Equipamento 220V Monofásico em rede 220V bifásica

Mensagem por nelmindo »

Hugolemos Escreveu: 22 mai 2017, 20:39 Amigos boa tarde,

Estou comprando para minha empresa uma máquina de solda TIG 250A. Na descrição da máquina relata que a tensão de entrada da mesma deverá ser 220V monofásica. Minha rede da Cemig é 220V Bifásica. Posso conectar essa máquina na minha rede sem medo? Minhas tomadas são 220V (utilizo as duas fases da rede). Na minha ignorância o que importa é ter 220V entre os terminais, e não necessariamente ter uma fase 220V e um neutro. Entendo o que é uma rede monofásica, bifásica etc.. Fiquei incomodado com o fato da descrição da máquina enfatizar que os 220V são MONOFÁSICOS. Gentileza responder se posso conectar a máquina na tomada 220V bifásica. Obrigado
Sim pode, mas recomendo que a ligação seja feita por um profissional. O Brasil tem um grave problema que poucos países tem (mesmo aqueles que têm tamanho semelhante): ter duas tensões distintas em monofásico, disponíveis para a população em geral, com a agravante de partilharem o mesmo tipo de ficha!!!
Hugolemos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 mai 2017, 20:24

Re: Equipamento 220V Monofásico em rede 220V bifásica

Mensagem por Hugolemos »

Valeu,
Muito obrigado. Vocês conseguem relatar algum motivo para enfatizarem o fato da máquina ser 220V monofásica?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Equipamento 220V Monofásico em rede 220V bifásica

Mensagem por jaimereis »

Hugolemos Escreveu: 23 mai 2017, 14:20 Valeu,
Muito obrigado. Vocês conseguem relatar algum motivo para enfatizarem o fato da máquina ser 220V monofásica?


boas...

tem a ver com o construtor....provavelmente tem essa referencia pois destina-se a ser vendida em vários países onde a rede é 220V, seja monofasico ou bifasico...isto é, medido com um voltimetro, tem que ter 220V entre fase e neutro , ou 220V entre fases...
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Conversa de Café”