Tubagem anelada permitida?

Responder
tekl
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 116
Registado: 15 nov 2007, 23:33

Tubagem anelada permitida?

Mensagem por tekl »

podem-se usar tubos anelados na rede individual (interior de uma moradia)?

cumps


Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por eng_jersilva »

desde que tenham parede interior lisa acho que nada o impede.. se bem que o mais usual sera o isogirs ou VD( desde o ati até as tomadas terminais)... mas o melhor mesmo será cumprir o que está no projecto.


abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
tekl
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 116
Registado: 15 nov 2007, 23:33

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por tekl »

tenho visto casos em que os electricistas usam tubo anelado (interior e exterior) em toda a instalação ITED.

Quando for fiscalizar uma obra não assino o livro nessas condições!
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por eng_jersilva »

pois mas nas ited é estritamente proibido o uso de anelado(interior) tanto dentro como fora das instalações.




abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Avatar do Utilizador
MIG666
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 02 ago 2008, 21:24
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por MIG666 »

eng_jersilva Escreveu:pois mas nas ited é estritamente proibido o uso de anelado(interior) tanto dentro como fora das instalações.

abraço joão silva
***
Pois era, ou é ainda...
Segundo o Manual Ited, 2ª Edição, que vem aí, lá para Janeiro ou Fevereiro (segundo o que foi dito no Seminário Anacom),

2.5.2.2 TUBOS
Os tubos classificam-se recorrendo a uma sequência numérica de 12 dígitos, conforme
diagrama da figura seguinte, tal como especificado na EN50086.
Os quatro primeiros dígitos desta classificação são obrigatórios para referenciar o tubo, e devem
constar da respectiva marcação, juntamente com a referência do fabricante.
Os tubos susceptíveis de aplicação nas ITED têm a seguintes características:
 Material isolante rígido, com paredes interiores lisas;
 Material isolante maleável, com paredes interiores lisas ou enrugadas;
 Metálico rígido, com paredes interiores lisas e paredes exteriores lisas ou corrugadas;
 Material isolante flexível ou maleável, tipo anelado, com paredes interiores enrugadas;
 Material isolante flexível, com paredes interiores lisas.

...
Em zonas ocas, nomeadamente paredes ou tectos, podem utilizar-se tubos de interior não
liso, vulgo anelado, desde que cumpram as EN50086-2-2 ou EN50086-2-4. Devem estar
devidamente estendidos e fixados, evitando obstruções de novos enfiamentos.


MIG666
mig666
nunoski
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 17 jun 2008, 01:31
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por nunoski »

Até parece que estes Senhores do manual ITED não sabem muito bem o que querem... textos poucos explícitos que só geram confusão...
diasarmando
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por diasarmando »

Eu vejo esta questão mais no sentido pratico, ou seja, o tubo anelado (interior e exterior do tubo) é pratico de aplicar mas é uma verdadeira porcaria no que toca a enfiar os cabos.

Nos projectos que elaboro, aviso que o uso do tubo tubo anelado sem a manga interior não é permitido na respectiva instalação.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por gemini »

diasarmando Escreveu:
Nos projectos que elaboro, aviso que o uso do tubo tubo anelado sem a manga interior não é permitido na respectiva instalação.

o que é a manga interior? é a guia para puxar os cabos?
Learning is the goal!!
diasarmando
Curioso
Curioso
Mensagens: 57
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por diasarmando »

gemini Escreveu:
diasarmando Escreveu:
Nos projectos que elaboro, aviso que o uso do tubo tubo anelado sem a manga interior não é permitido na respectiva instalação.
o que é a manga interior? é a guia para puxar os cabos?

Não é bem uma manga, é o próprio tubo que tem uma camisa plástica colada na parte interior, assim o "anelado" interior não prejudica a passagem de cabos. Este tubo é chamado de "tubo anelado de dupla parede".
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por gemini »

Ok, já sei o que é. Esclarecido
Learning is the goal!!
AMTavares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 jun 2009, 00:23

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por AMTavares »

diasarmando Escreveu:Eu vejo esta questão mais no sentido pratico, ou seja, o tubo anelado (interior e exterior do tubo) é pratico de aplicar mas é uma verdadeira porcaria no que toca a enfiar os cabos
Não sei qual a sua formação , mas parece-me que ainda não puxou muitos cabos , se virmos bem um tubo anelado interiormente qualquer pessoa vê que estando metade do tubo em contacto com o cabo tambem terá metade do atrito , se anteriormente havia tubo anelado que era uma verdadeira porcaria hoje existe muita variedade de tubo anelado de boa qualidade em com caracteristicas muito superiores ao vulgar VD dou como exemplo o tubo anelado da Legrand ( até é lubrificado interiormente ) e o tubo da PM , mas entre o tubo isogris e o vd prefiro sem duvidas o vd que é mais fácil de trabalhar , uma mola um bocado de calor e está a curva feita e não aplico anelado para não violar o regulamento.

A Legrand já fez demonstrações para medir a força a traccionar um cabo em VD , ISOGRIS e VD e onde foi preciso menos força foi no anelado deles é claro.

O problema maior do manual ITED é que quem o fez nunca aplicou sequer um parafuso em obra , não passam de teóricos , venham para o pé de mim que eu dou-lhes a prática, heheheheh!!!
joao2004
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 17 set 2008, 15:26
Localização: norte

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por joao2004 »

AMTavares Escreveu:
diasarmando Escreveu:Eu vejo esta questão mais no sentido pratico, ou seja, o tubo anelado (interior e exterior do tubo) é pratico de aplicar mas é uma verdadeira porcaria no que toca a enfiar os cabos
Não sei qual a sua formação , mas parece-me que ainda não puxou muitos cabos , se virmos bem um tubo anelado interiormente qualquer pessoa vê que estando metade do tubo em contacto com o cabo tambem terá metade do atrito , se anteriormente havia tubo anelado que era uma verdadeira porcaria hoje existe muita variedade de tubo anelado de boa qualidade em com caracteristicas muito superiores ao vulgar VD dou como exemplo o tubo anelado da Legrand ( até é lubrificado interiormente ) e o tubo da PM , mas entre o tubo isogris e o vd prefiro sem duvidas o vd que é mais fácil de trabalhar , uma mola um bocado de calor e está a curva feita e não aplico anelado para não violar o regulamento.

A Legrand já fez demonstrações para medir a força a traccionar um cabo em VD , ISOGRIS e VD e onde foi preciso menos força foi no anelado deles é claro.

O problema maior do manual ITED é que quem o fez nunca aplicou sequer um parafuso em obra , não passam de teóricos , venham para o pé de mim que eu dou-lhes a prática, heheheheh!!!
Concordo... O problema do anelado é ser mal aplicado, se for bem aplicado (diametros correctos, curvaturas,...) não tem qualquer problema, antes pelo contrário...
Rui Carvalho Ruca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 15 ago 2020, 10:22
Localização: Tomar

Re: Tubagem anelada permitida?

Mensagem por Rui Carvalho Ruca »

MIG666 Escreveu: 29 out 2009, 00:49
eng_jersilva Escreveu:pois mas nas ited é estritamente proibido o uso de anelado(interior) tanto dentro como fora das instalações.

abraço joão silva
***
Pois era, ou é ainda...
Segundo o Manual Ited, 2ª Edição, que vem aí, lá para Janeiro ou Fevereiro (segundo o que foi dito no Seminário Anacom),

2.5.2.2 TUBOS
Os tubos classificam-se recorrendo a uma sequência numérica de 12 dígitos, conforme
diagrama da figura seguinte, tal como especificado na EN50086.
Os quatro primeiros dígitos desta classificação são obrigatórios para referenciar o tubo, e devem
constar da respectiva marcação, juntamente com a referência do fabricante.
Os tubos susceptíveis de aplicação nas ITED têm a seguintes características:
 Material isolante rígido, com paredes interiores lisas;
 Material isolante maleável, com paredes interiores lisas ou enrugadas;
 Metálico rígido, com paredes interiores lisas e paredes exteriores lisas ou corrugadas;
 Material isolante flexível ou maleável, tipo anelado, com paredes interiores enrugadas;
 Material isolante flexível, com paredes interiores lisas.

...
Em zonas ocas, nomeadamente paredes ou tectos, podem utilizar-se tubos de interior não
liso, vulgo anelado, desde que cumpram as EN50086-2-2 ou EN50086-2-4. Devem estar
devidamente estendidos e fixados, evitando obstruções de novos enfiamentos.


MIG666
MANUAL ITED
Prescrições e Especificações Técnicas
das Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios
4.ª edição - 2020
3.3.1.1 TUBOS
Os tubos para aplicação nas ITED apresentam as designações e caraterísticas indicadas na
tabela 3.30.
ABREVIATURA CARATERÍSTICAS
VD Material isolante rígido, com paredes interiores lisas
ML Material isolante maleável, com paredes interiores lisas (ERM/ERFE/Isogris)
FL Material isolante flexível, corrugado, com parede interior em manga lisa
FA Material isolante flexível, anelado, com paredes interna e externa enrugada
M Metálico rígido, com paredes interiores lisas
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”