Localização ATI

Responder
jjaa
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Localização: São João da Madeira
Enviou: 6 vezes

Localização ATI

Mensagem por jjaa »

Boas,

Estou a construir casa e, como quero um bastidor com 1,2m de altura como ATI (quero Cat.6A e as fichas não cabem nos ATI tradicionais).

O problema é que o único local onde este cabe é nos arrumos, cujo acesso é através da garagem, nas traseiras da casa, debaixo das escadas, com cerca de 1,7m de altura (marcado as verde na imagem em anexo).

É permitido? Se não, quais poderiam ser as alternativas?

Obrigado.

ATI.jpg
ATI.jpg (51.47 KiB) Visto 2178 vezes


Cumpts,
Júlio Alves
____________
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Localização ATI

Mensagem por ENERGY »

jjaa Escreveu: 19 set 2019, 16:20 Boas,

Estou a construir casa e, como quero um bastidor com 1,2m de altura como ATI (quero Cat.6A e as fichas não cabem nos ATI tradicionais).

O problema é que o único local onde este cabe é nos arrumos, cujo acesso é através da garagem, nas traseiras da casa, debaixo das escadas, com cerca de 1,7m de altura (marcado as verde na imagem em anexo).

É permitido? Se não, quais poderiam ser as alternativas?

Obrigado.


ATI.jpg
Boas
Espero que não me leve a mal, mas uma casa com essas assoalhadas, tem mesmo necessidade de um bastidor com 1.20mts ??? parece que vai fazer uma arrecadação dentro desse bastidor.
Cpts.
Energy
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Localização ATI

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Não há problema de colocar numa arrecadação ou zona técnica (inclusive para segurança de dados).
Para colocar um bastidor é porque já deve ter uma ideia do que vai utilizar, e sempre que possível é a melhor opção.


Cumps!
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Localização ATI

Mensagem por migjac »

Eu penso que é obrigatório colocar junto da entrada da casa.
Relativamente ao Q.E para colocar fora do hall de entrada é obrigatório instalar uma betoneira de corte geral.
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Localização ATI

Mensagem por Varejo »

Boas,

4.1.3.2.9 DIMENSIONAMENTO DO ATI
O ATI é de instalação obrigatória em todos os fogos. No caso de um fogo não residencial prevê-se a possibilidade da existência de 1 único PD, que acumula as funções de ATI e de ATE, normalmente um armário com funções de bastidor.
O projetista deve considerar as caraterísticas técnicas definidas no capítulo dos dispositivos e materiais, bem como os requisitos funcionais e de espaço, na escolha da solução mais adequada para o ATI.
O requisito de espaço, exigido para a instalação de equipamentos ativos, pode fazer parte do corpo do ATI ou ser autónomo, caso em que deve ser devidamente referenciado no projeto. A interligação entre os dois deve ser garantida, pelo menos, com dois tubos de 40mm de diâmetro, ou o equivalente em calha.
O local escolhido para a instalação do ATI(bastidor) deve ter adequadas condições de ventilação e acessibilidade.
Sempre que possível deve ser considerada a possibilidade de instalação do ATI num ponto central do fogo, com as TT a distâncias equivalentes.


Não é obrigatório estar na entrada, se for um bastidor, muito menos.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Localização ATI

Mensagem por Pedro Barradas »

migjac Escreveu: 20 set 2019, 14:39 Eu penso que é obrigatório colocar junto da entrada da casa.
Relativamente ao Q.E para colocar fora do hall de entrada é obrigatório instalar uma betoneira de corte geral.
BEtoneira, é uma maquina para misturar betão...
BOtoneira, é que designa um botão ;)

Só para clarificar, é que vejo muito projecto SCIE e electrico com erros destes.... Epá sinceramente, em documentos elaborados por técnicos, não há necessidade ;)
Quem cria renasce todos os dias...
jjaa
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Localização: São João da Madeira
Enviou: 6 vezes

Re: Localização ATI

Mensagem por jjaa »

Boas,

Obrigado a todos pelos comentários.
Efectivamente, a minha interpretação é que era possível, mas após algumas respostas do electricista e do projectista, fiquei com dúvidas.
ENERGY Escreveu: 19 set 2019, 22:41 Boas
Espero que não me leve a mal, mas uma casa com essas assoalhadas, tem mesmo necessidade de um bastidor com 1.20mts ??? parece que vai fazer uma arrecadação dentro desse bastidor.
Não levo a mal de todo. A casa é um pouco maior. A planta enviada é do piso 0 e serviu apenas para indicação do local do ATI.

A necessidade de um bastidor tem a ver com 3 factores:
  • A não utilização de redes sem fios (com excepção do router da operadora), logo tenho uma rede estruturada Cat. 6A (cujas fichas habitualmente não cabem num ATI convencional);
  • O facto de a casa ter domótica e pretender (assim que o orçamento permitir) utilizar um servidor para algumas funções, incluindo datalogger, VPN e firewall;
  • Não sei o dia de amanhã, pelo que esta solução é a mais versátil, mas acima de todo, não é necessário dar cabo dos dedos e dos cabos para fazer uma alteração.
Abraços.
Cumpts,
Júlio Alves
____________
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Localização ATI

Mensagem por ENERGY »

jjaa Escreveu: 24 set 2019, 14:57 Boas,

Obrigado a todos pelos comentários.
Efectivamente, a minha interpretação é que era possível, mas após algumas respostas do electricista e do projectista, fiquei com dúvidas.
ENERGY Escreveu: 19 set 2019, 22:41 Boas
Espero que não me leve a mal, mas uma casa com essas assoalhadas, tem mesmo necessidade de um bastidor com 1.20mts ??? parece que vai fazer uma arrecadação dentro desse bastidor.
Não levo a mal de todo. A casa é um pouco maior. A planta enviada é do piso 0 e serviu apenas para indicação do local do ATI.

A necessidade de um bastidor tem a ver com 3 factores:
  • A não utilização de redes sem fios (com excepção do router da operadora), logo tenho uma rede estruturada Cat. 6A (cujas fichas habitualmente não cabem num ATI convencional);
  • O facto de a casa ter domótica e pretender (assim que o orçamento permitir) utilizar um servidor para algumas funções, incluindo datalogger, VPN e firewall;
  • Não sei o dia de amanhã, pelo que esta solução é a mais versátil, mas acima de todo, não é necessário dar cabo dos dedos e dos cabos para fazer uma alteração.
Abraços.
Boas
Logo vi que havia mais algo que não estava descrito no seu tópico, daí a minha observação.
Penso que todos deveriam pensar no futuro e deixar as instalações já pensando em diversas soluções futuras.
Cpts.
Energy
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Localização ATI

Mensagem por CAOR »

Faça uma divisão tipo dispensa minimo 2x2 para uma zona técnica!
Onde pode agregar os sistemas! ITED mais Sistema vidio vigilância mais Intrusão, etc
Ai pode com espaço ligar e desligar alterar etc.
Digo eu!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Localização ATI

Mensagem por Mário »

Boas

Pensa se vais ter necessidade de arrefecer o espaço.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”