Equipamentos de Ensaio

Responder
TCruz8PT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 24 abr 2019, 23:43
Localização: Vila do Porto

Equipamentos de Ensaio

Mensagem por TCruz8PT »

Boa noite,

Estou a meio de uma formação de habilitante de ITED e como consequência a malta para terminar o seu trabalho, tem que passar um termos de responsabilidade mas isso implica ter ou contratar alguém com esses equipamentos para se certificar a instalação.
Visto isso cria para já saber de quanto em quanto tempo os equipamentos tem que ser calibrados? já agora onde isso está escrito pois ainda não consegui encontrar.
E conseguem me ajudar que equipamentos se poderá comprar mas que sejam baratinhos e que façam o trabalhinho?

Obrigada!!


dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Equipamentos de Ensaio

Mensagem por dsrsantos »

Estou a achar tudo isso muito estranho:
- Que eu saiba, numa formação, é a entidade formadora que tem de fornecer os materiais e equipamentos necessários;
- O termo só poderá ser "emitido" para efeitos académicos, já que um termo "a sério" só pode ser subscrito depois de terminar a formação com aproveitamento e se inscrever na ANACOM;
- Não há instrumentos baratinhos para esse fim...
betasergio
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 19 dez 2011, 10:42
Localização: SETUBAL
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Equipamentos de Ensaio

Mensagem por betasergio »

Bom dia amigo
Concordo com tudo que o amigo drsantos disse,
seria ótimo tu mencionares aqui a entidade para que todos nos tivéssemos conhecimento nesse caso dos procedimentos dessa entidade formadora, e com isto não estou a por em causa nada.
Apenas estranho a dita entidade não vos facultar os devidos equipamentos.
Mais e como disse e muito bem o colega drsantos primeiro terás que estar inscrito na ANACOM depois sim passas o termo

Ou será que me esta escapar algo???????
TCruz8PT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 24 abr 2019, 23:43
Localização: Vila do Porto

Re: Equipamentos de Ensaio

Mensagem por TCruz8PT »

Peço desculpa pelo mal entendido, não me expressei bem.
o que na realidade quero saber é isso:
"Quero saber de quanto em quanto tempo os equipamentos tem que ser calibrados? já agora onde isso está escrito pois ainda não consegui encontrar.
E conseguem me ajudar que equipamentos se poderá comprar mas que sejam baratinhos e que façam o trabalhinho?"
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Equipamentos de Ensaio

Mensagem por joao-pt »

O equipamento deverá ter a etiqueta a indicar quando foi realizada a última calibração e a data da próxima calibração ou apenas a data da próxima calibração. No geral deve ser calibrado a cada ano. Cabe também depois a quem usa o equipamento perceber se o mesmo precisa de calibração antes da data indicada na etiqueta.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Equipamentos de Ensaio

Mensagem por edeluz »

Onde estás a fazer a formação?

Cumps
TCruz8PT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 24 abr 2019, 23:43
Localização: Vila do Porto

Re: Equipamentos de Ensaio

Mensagem por TCruz8PT »

Já ouvi dizer que a ANACOM só pede que seja de 3 em 3 anos a calibração.
E tirei a formação nos Açores.
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Equipamentos de Ensaio

Mensagem por alfaxander »

dsrsantos Escreveu: 25 abr 2019, 11:11 Estou a achar tudo isso muito estranho:
- Que eu saiba, numa formação, é a entidade formadora que tem de fornecer os materiais e equipamentos necessários;
- O termo só poderá ser "emitido" para efeitos académicos, já que um termo "a sério" só pode ser subscrito depois de terminar a formação com aproveitamento e se inscrever na ANACOM;
- Não há instrumentos baratinhos para esse fim...
X2
:E Até Já :V
morim
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: Equipamentos de Ensaio

Mensagem por morim »

TCruz8PT Escreveu: 03 mai 2019, 22:46 Já ouvi dizer que a ANACOM só pede que seja de 3 em 3 anos a calibração.
E tirei a formação nos Açores.
A ANACOM recomenda que as entidades Formadoras efectuem a certificação dos seus equipamentos para formação, com a periocidade de 3 em 3 anos.
Quando se trata de uma empresa ou pessoa individualmente que deseja efectuar a certificação ou ser certificador, deverá efectuar a mesma certificação anualmente do(s) equipamento(s).
Deverá ter esse documento de certificação do equipamento sempre presente, pois quem lhe pedirá a certificação, também irá exigir o respectivo certificado de calibração do equipamento ou equipamentos, dependendo da tecnologia.

Convem perguntar qual a definição de baratinho...pois um certificador de pares de cobre (seja Fluke ou Lantek) anda a rondar o 6,5K€.....e ainda faltam as outras tecnologias...
Na pratica, a teoria é outra!
Vhsa
Curioso
Curioso
Mensagens: 30
Registado: 23 jan 2020, 19:26
Localização: Viana Do Castelo
Enviou: 1 vez

Re: Equipamentos de Ensaio

Mensagem por Vhsa »

Uma questão ha alguma entidade que faça os ensaios?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”