Edifício com dois ATE's qual a vossa opinião sobre este tema!!!

Responder
Multiline
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 03 mar 2010, 10:13
Enviou: 1 vez

Edifício com dois ATE's qual a vossa opinião sobre este tema!!!

Mensagem por Multiline »

Tratando-se de um lote com dois volumes de escritórios e uma cave comum, existe previsto uma entrada de telecomunicações constituída por uma CVM. A partir da CVM a entrada de telecomunicações segue pela zona comum da cave em calha compartimentada e divide-se para dois ATE`s (cada bloco respectivamente) a partir destes desenvolve-se a rede colectiva de cada bloco.

Questão pertinente.....

À leitura e interpretação do manual de ITED 3, um edifício escritórios só pode ter uma caixa CVM de entrada que liga a um ATE, mas o projecto prevê duas ligações desde a CVM até dois ATE diferentes.
Questiono se não vamos ter problemas caso este edifício tenha uma inspecção da ANACOM?

Qual a vossa opinião sobre este tema!!!

- Um edifício pode ter duas CVM’s?
- Um edifício pode ter dois ATE’s?
- Podemos ligar a uma CVM dois ATE’s do mesmo edifício?


Dias.Rje
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 05 set 2018, 09:32
Localização: Almada
Enviou: 1 vez

Re: Edifício com dois ATE's qual a vossa opinião sobre este tema!!!

Mensagem por Dias.Rje »

Bom dia,

Lendo o Manual ITED3, mais concretamente o ponto 3.2.1.1 só pode haver um ATE por edifício e que pode ser desdobrado em ATE insferior e ATE superior.

Terá de contactar o projectista para este se pronunciar e alterar o projecto encontrando uma solução para instalar um único ATE inferior podendo depois desdobrar em duas colunas montantes.

Respondendo diretamente às questões:
- Um edifício pode ter duas CVM’s? Não
- Um edifício pode ter dois ATE’s? Sim desde que seja um ATE inferior e um ATE superior
- Podemos ligar a uma CVM dois ATE’s do mesmo edifício? Não
Cumprimentos,
Ricardo Dias
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Edifício com dois ATE's qual a vossa opinião sobre este tema!!!

Mensagem por andrelima14 »

Se forem tratados como edifícios distintos, tenho dúvidas...
É uma situação particular, não sei como será interpretada.

Mas é uma óptima questão.

Da minha interpretação do regulamento só podemos ter uma CVM mas, não vejo nada que impeça ter 2 ATE's, nem o ponto referido em cima
Multiline
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 03 mar 2010, 10:13
Enviou: 1 vez

Re: Edifício com dois ATE's qual a vossa opinião sobre este tema!!!

Mensagem por Multiline »

Dias.Rje Escreveu: 09 abr 2019, 08:45 Bom dia,

Lendo o Manual ITED3, mais concretamente o ponto 3.2.1.1 só pode haver um ATE por edifício e que pode ser desdobrado em ATE insferior e ATE superior.

Terá de contactar o projectista para este se pronunciar e alterar o projecto encontrando uma solução para instalar um único ATE inferior podendo depois desdobrar em duas colunas montantes.

Respondendo diretamente às questões:
- Um edifício pode ter duas CVM’s? Não
- Um edifício pode ter dois ATE’s? Sim desde que seja um ATE inferior e um ATE superior
- Podemos ligar a uma CVM dois ATE’s do mesmo edifício? Não
Agora colocando a questão de outra forma. Se tiver um lote com um edifício com 4 entradas não tinha de prever um ATE por entrada?
Não tenho duvidas que sim!!

Então o porque não colocar um ATE por bloco de escritórios?
No vosso entendimento o que é um edifício?
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Edifício com dois ATE's qual a vossa opinião sobre este tema!!!

Mensagem por angel_of_diablo »

Multiline Escreveu: 08 abr 2019, 10:38 Tratando-se de um lote com dois volumes de escritórios e uma cave comum, existe previsto uma entrada de telecomunicações constituída por uma CVM. A partir da CVM a entrada de telecomunicações segue pela zona comum da cave em calha compartimentada e divide-se para dois ATE`s (cada bloco respectivamente) a partir destes desenvolve-se a rede colectiva de cada bloco.

Questão pertinente.....

À leitura e interpretação do manual de ITED 3, um edifício escritórios só pode ter uma caixa CVM de entrada que liga a um ATE, mas o projecto prevê duas ligações desde a CVM até dois ATE diferentes.
Questiono se não vamos ter problemas caso este edifício tenha uma inspecção da ANACOM?

Qual a vossa opinião sobre este tema!!!

- Um edifício pode ter duas CVM’s?
- Um edifício pode ter dois ATE’s?
- Podemos ligar a uma CVM dois ATE’s do mesmo edifício?
Olá "Multiline".
Já realizei um projeto como o que descreve acima, no entanto em vez de escritórios tinha apartamentos e ao nível do R/Ch tinha espaços comerciais.
No meu entendimento, como as torres do meu projeto estão ligadas pela cave e não existe qualquer ligação entre elas acima da cave, o que fiz no projeto foi:

Em cada torre levou
1) 2 ATE's (1 Inferior + 1 Superior);
2) 1 coluna montante;
3) PAT+Antenas para cada torre e somente PAT para cada espaço comercial.

Ao nível do exterior
Como o lote dispõe somente de um edifício - independentemente como ele é constituído, levou na entrada uma única CVM e a partir desta realizei uma rede exterior com tubagem e CV's (câmaras de visita) a fim de ligar todas as entradas (blocos de apartamentos + espaços comerciais) ao mesmo ponto de entrada - a CVM.

Não concordo em ter 1 ATE para as duas torres, pois se as mesmas não comunicam internamente (acima da cave), então não devem partilhar as suas infraestruturas. O mesmo acontece com a eletricidade.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Multiline
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 03 mar 2010, 10:13
Enviou: 1 vez

Re: Edifício com dois ATE's qual a vossa opinião sobre este tema!!!

Mensagem por Multiline »

Multiline Escreveu: 09 abr 2019, 16:06 Olá "Multiline".
Já realizei um projeto como o que descreve acima, no entanto em vez de escritórios tinha apartamentos e ao nível do R/Ch tinha espaços comerciais.
No meu entendimento, como as torres do meu projeto estão ligadas pela cave e não existe qualquer ligação entre elas acima da cave, o que fiz no projeto foi:

Em cada torre levou
1) 2 ATE's (1 Inferior + 1 Superior);
2) 1 coluna montante;
3) PAT+Antenas para cada torre e somente PAT para cada espaço comercial.

Ao nível do exterior
Como o lote dispõe somente de um edifício - independentemente como ele é constituído, levou na entrada uma única CVM e a partir desta realizei uma rede exterior com tubagem e CV's (câmaras de visita) a fim de ligar todas as entradas (blocos de apartamentos + espaços comerciais) ao mesmo ponto de entrada - a CVM.

Não concordo em ter 1 ATE para as duas torres, pois se as mesmas não comunicam internamente (acima da cave), então não devem partilhar as suas infraestruturas. O mesmo acontece com a eletricidade.
Viva,
Vai de encontro a minha opinião sobre o assunto, mas o que está basicamente em causa não é existir um ATE por bloco de escritórios, é ter apenas uma CVM com tubagem dimensionada para o total de fracção dos blocos de escritórios e ser apenas uma CVM e não duas CVM (Uma por cada ATE).

Cumprimentos
Anexos
Sem Título.png
Sem Título.png (29.56 KiB) Visto 1164 vezes
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Edifício com dois ATE's qual a vossa opinião sobre este tema!!!

Mensagem por andrelima14 »

Na minha opinião só deverá existir uma CVM dimensionada de forma a dar resposta a todo o edifício, até porque o regulamento só permite uma CVM por edifício.
Dias.Rje
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 05 set 2018, 09:32
Localização: Almada
Enviou: 1 vez

Re: Edifício com dois ATE's qual a vossa opinião sobre este tema!!!

Mensagem por Dias.Rje »

Multiline Escreveu: 09 abr 2019, 14:13
Dias.Rje Escreveu: 09 abr 2019, 08:45 Bom dia,

Lendo o Manual ITED3, mais concretamente o ponto 3.2.1.1 só pode haver um ATE por edifício e que pode ser desdobrado em ATE insferior e ATE superior.

Terá de contactar o projectista para este se pronunciar e alterar o projecto encontrando uma solução para instalar um único ATE inferior podendo depois desdobrar em duas colunas montantes.

Respondendo diretamente às questões:
- Um edifício pode ter duas CVM’s? Não
- Um edifício pode ter dois ATE’s? Sim desde que seja um ATE inferior e um ATE superior
- Podemos ligar a uma CVM dois ATE’s do mesmo edifício? Não
Agora colocando a questão de outra forma. Se tiver um lote com um edifício com 4 entradas não tinha de prever um ATE por entrada?
Não tenho duvidas que sim!!

Então o porque não colocar um ATE por bloco de escritórios?
No vosso entendimento o que é um edifício?
Viva,

Nesse caso, e no meu entender, se tiver 4 entradas distintas sem zona comum sim, deveria ser 4 CVM's e 4 ATE's.

De qualquer modo porque não colocar a questão à ANACOM? Assim fica seguro com uma resposta deles.
Cumprimentos,
Ricardo Dias
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”