[Problema] Canais na frequência 642.00

Responder
blackibiza
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 set 2016, 11:58
Enviou: 1 vez

[Problema] Canais na frequência 642.00

Mensagem por blackibiza »

Olá,
Estou com um problema no meu ITED.
Inicialmente deixaram-me um Repartidor da FRACARRO de 16 saidas.

Contudo, como para já estou apenas a usar uma tv na casa e ao ligar a Tv a esse circuito perdia muita qualidade de sinal, resolvi colocar no ATI um repartidor da televes com apenas duas saidas.

Neste momento o meu diagrama está em cascata com o seguinte esquema: ONT -> Repartidor1 -> Repartidor2.

A qualidade subiu muito, como poderão ver na imagem abaixo. Contudo, não estou a apanhar a frequência 642 no repartidor2.
Já testei no repartidor1 e aí tudo funciona muito bem.

Ora os canais digitais da Vodafone nesta frequência não funcionam, isto é, a TV não detecta de todo!!
São eles:
SIC Noticias
RTP3
TVI 24
SIC M
SPORT TV+
GLOBO
SIC CARAS
SIC R

Alguém sabe indicar a razão? Será alguma interferência com que tipo de cabo ou electrodoméstico?
Que tipo de testes posso fazer?

Já agora, todas as restantes frequencias funcionam muito com, com o sinal a 100%.

São elas:
-634
-642 <-- não funciona
-650
-658
-666
-674


Imagem do Repartidor2:
Imagem

Qualidade do sinal nas frequências em que funciona:
Imagem

Na frequência 642 não apanha zero!:
Imagem

Alguma pista?
Estou a zero neste momento. Com a qualidade "boa" nas outras frequências e um corte nesta frequência que nem fica nas extremidades, o que poderá ser? Alguma interferência com um frigorifico? Cabo de alimentação?
Última edição por blackibiza em 28 jun 2018, 15:18, editado 1 vez no total.


morim
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes
Contacto:

Re: [Problema] Canais na frequência 642.00

Mensagem por morim »

Pelas imagens não consigo perceber o porque dessa "falha"....e apenas numa frequência especifica....

Pode descartar a parte das interferências eléctricas, pois não estamos a falar de transmissão em Powerline.....e não afectaria um canal apenas.....

Tenho uma questão relativamente à instalação...apenas tem sinal de operador (ONT ou nessa instalação está contemplada/imbutida o sinal de TDT??
Se for o 1º caso, é uma questão a expor ao operador para verificarem através de tecnicos especializados
Se for o 2º caso, visto que o canal 42 é um dos canais "experimentais" ou alternativos ao canal 56, para diversas zonas do pais (não sei se será o caso), e poderá estar a "colidir" ou a sobrepor-se ao sinal e acabam por não ser visíveis, pois provocam erros....(mas nas imagens não identifico erros Post Viterbi em ambos os casos....)

No entanto verifiquei na imagem que apenas usa uma das saidas do repartidor televés...
Porque não retirar o repartidor e substitui-lo por uma união, a ver se o problema persiste?

São apenas hipoteses....
Abc
Na pratica, a teoria é outra!
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Problema] Canais na frequência 642.00

Mensagem por LVirtual »

os dois repartidores sao iguais?
eventualmente um deles pode estar a cortar essas frequencias em falta.
os repartidores sao filtros de frequencias com alguma apmplificaçao do sinal por isso é que melhorou bastante.
nem todos os operadores transmitem nas mesmas frequencias.

experimentou com outra tv ou com a detecção manual de canais a ver o que acontece?
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: [Problema] Canais na frequência 642.00

Mensagem por ENERGY »

morim Escreveu: 01 ago 2017, 09:48 Pelas imagens não consigo perceber o porque dessa "falha"....e apenas numa frequência especifica....

Pode descartar a parte das interferências eléctricas, pois não estamos a falar de transmissão em Powerline.....e não afectaria um canal apenas.....

Tenho uma questão relativamente à instalação...apenas tem sinal de operador (ONT ou nessa instalação está contemplada/imbutida o sinal de TDT??
Se for o 1º caso, é uma questão a expor ao operador para verificarem através de tecnicos especializados
Se for o 2º caso, visto que o canal 42 é um dos canais "experimentais" ou alternativos ao canal 56, para diversas zonas do pais (não sei se será o caso), e poderá estar a "colidir" ou a sobrepor-se ao sinal e acabam por não ser visíveis, pois provocam erros....(mas nas imagens não identifico erros Post Viterbi em ambos os casos....)

No entanto verifiquei na imagem que apenas usa uma das saidas do repartidor televés...
Porque não retirar o repartidor e substitui-lo por uma união, a ver se o problema persiste?

São apenas hipoteses....
Abc
Boas
Partilho da opinião da instalação da união direta de cabos, ou então no repartidor deveria ter sido colocada na saída não utilizada, uma resistência de final de linha.
Se não resolver, deve solicitar assistência técnica do prestador de serviços, e reclamar do serviço prestado, que eles por norma encontram a solução para o eventual problema.
Cpts.
Energy
blackibiza
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 set 2016, 11:58
Enviou: 1 vez

Re: [Problema] Canais na frequência 642.00

Mensagem por blackibiza »

morim Escreveu: 01 ago 2017, 09:48 Pelas imagens não consigo perceber o porque dessa "falha"....e apenas numa frequência especifica....

Pode descartar a parte das interferências eléctricas, pois não estamos a falar de transmissão em Powerline.....e não afectaria um canal apenas.....

Tenho uma questão relativamente à instalação...apenas tem sinal de operador (ONT ou nessa instalação está contemplada/imbutida o sinal de TDT??
Se for o 1º caso, é uma questão a expor ao operador para verificarem através de tecnicos especializados
Se for o 2º caso, visto que o canal 42 é um dos canais "experimentais" ou alternativos ao canal 56, para diversas zonas do pais (não sei se será o caso), e poderá estar a "colidir" ou a sobrepor-se ao sinal e acabam por não ser visíveis, pois provocam erros....(mas nas imagens não identifico erros Post Viterbi em ambos os casos....)
Boa tarde,

Volto a este tema porque aparentemente, sem estar a contar, descobri a causa qd desliguei esta manhã o cabo RF do ONT.
O cabo ficará desligado até o próximo agendamento da Vodafone para trocar de modem.

Desde esses testes iniciais que permaneci com o sinal +/- instável, que apesar da dificuldade ainda dava para ver os canais.
Passei a usar só e apenas o repartidor da imagem, ligado a duas tv's. Não conseguia ter mais tvs nesta rede.

Caro @morim, penso que acertou com a segunda hipótese.

Ora bem, convém mencionar que a minha casa tenho vista para os estúdios da RTP em Vila Nova de Gaia.
O cabo que vem do ONT até esta Tv tem +/- 50Metros.

Agora a causa:
- Com o cabo desligado do ONT, a minha Tv apanha os canais do TDT (confesso que não me ocorreu em fazer este teste pois nunca pensei que o TDT funcionaria sem antena).

Valores da minha Tv, com o cabo desligado do ONT:
Imagem

Isto está a demonstrar que é conflito dos canais do TDT (642Mhz) com os emitidos pela Vodafone (tb na faixa 642Mhz).
O que posso fazer para evitar isto??

Existe algum tipo de solução?
Falar com a operadora para não enviar nesta faixa?

Obrigado pela ajuda
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”