Ited 3 e parte electrica - legalidade

Responder
lpsorcerer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 16 fev 2010, 22:40

Ited 3 e parte electrica - legalidade

Mensagem por lpsorcerer »

Boa noite pessoal queria que me esclarecessem algumas duvidas, vou fazer 1 escritório novo em que obriga a ited como é obvio, e tenho orçamento um instalador em que tem um tecnico registado na dege que vai passar os termos de responsabilidade, esse tecnico não tem actividade aberta está reformado, é legal fazer-se este procedimento? O tecnico instalador ou o tecnico da dege deve estar registado no impic ou não? Ou não é obrigatório? Sendo uma obra com ited 3 o tecnico registado na dege deve ter formação ited 3 ou não ?
Nesta instalação ited posso prescindir da instalação das antenas e da colocação do amplificador de sinal ?
A obra já tem projecto para ser executado.

Aguardo resposta amigos.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ited 3 e parte electrica - legalidade

Mensagem por Mário »

Boas
lpsorcerer Escreveu:Boa noite pessoal queria que me esclarecessem algumas duvidas, vou fazer 1 escritório novo em que obriga a ited como é obvio, e tenho orçamento um instalador em que tem um tecnico registado na dege que vai passar os termos de responsabilidade, esse tecnico não tem actividade aberta está reformado, é legal fazer-se este procedimento? O tecnico instalador ou o tecnico da dege deve estar registado no impic ou não? Ou não é obrigatório? Sendo uma obra com ited 3 o tecnico registado na dege deve ter formação ited 3 ou não ?
Nesta instalação ited posso prescindir da instalação das antenas e da colocação do amplificador de sinal ?
A obra já tem projecto para ser executado.
Aguardo resposta amigos.
Para executar obras é necessário Alvará (ou equivalente). Se a ACT souber vai actuar, e depois aparecem mais.
O técnico pode ser reformado, nada o impede de trabalhar (excepto se a reforma foi por invalidez). O instalador é que tem que ter os documentos legais. (não esquecer que o dono de obra é o 1º responsável, não podem começar a obra sem ter os documentos todos na mão).
Se a obra tem projecto têm que cumprir o projecto, não esquecer de avisar o projectista do inicio de obra.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lpsorcerer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 16 fev 2010, 22:40

Re: Ited 3 e parte electrica - legalidade

Mensagem por lpsorcerer »

Obrigado pela resposta Mário.
Sendo assim o tecnico que ira assinar os termos de responsabilidade até pode estar reformado e assinar na mesma é isso ?

O instalador é que tem de ter toda a documentação em dia em que pode fazer a mesma certo?

O que é necessário lhe pedir para apresentar?

obrigado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ited 3 e parte electrica - legalidade

Mensagem por Mário »

Boas
lpsorcerer Escreveu:Obrigado pela resposta Mário.
Sendo assim o tecnico que ira assinar os termos de responsabilidade até pode estar reformado e assinar na mesma é isso ? Sim, desde que a reforma não seja por invalidez.

e tenha seguro de acidentes de trabalho, inscrição na S.S. actualizada

O instalador é que tem de ter toda a documentação em dia em que pode fazer a mesma certo? Sim

O que é necessário lhe pedir para apresentar?

Antes de entrar em obra. (entrar em obra é todo o espaço existente, nem para deixar material sem os documentos mencionados)


Alvará ou certificado equivalente (impic)
Seguro de trabalho para cada um que vai entrar na obra
Seguro de responsabilidade empresarial
Certidão em como não há dividas à S.S.
Certidão em como não há dividas ao Estado
Documento da inspecção médica periódica em vigor (para cada trabalhador)
Higiene e segurança para o local e trabalhadores.

Não esquecer, de que quem vai assinar, tem que estar legal com os documentos acima (em dia)

obrigado
A Azul as respostas

Espero que não aconteça como este caso:

Um motorista vai entregar material de construção numa obra, não dá com a morada e vai a uma obra que está a decorrer e pergunta, sabe-me dizer onde fica esta morada, foi ilucidado de onde era a obra que queria, e sem sinal nenhum sente-se mal e desmaia.
Vem o INEM, vem a GNR,(porque veio a ambulância a uma obra), vem o ACT e pede os documentos da pessoa que foi para o hospital. Ele não é de cá, veio perguntar um local porque estava perdido. Mas estava dentro da obra. Obra embargada até finalizar inquérito, e atribuição de responsabilidade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Ited 3 e parte electrica - legalidade

Mensagem por migjac »

Boas,

Tenho uma questão teórica que é a seguinte:

Um projetista de ITED3 pode ele mesmo fazer a obra? Se o projetista de ited3 fizer uma remodelação em casa pode fazer o projeto e assinar os termos de execução?
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Ited 3 e parte electrica - legalidade

Mensagem por eng_jersilva »

migjac Escreveu:Boas,

Tenho uma questão teórica que é a seguinte:

Um projetista de ITED3 pode ele mesmo fazer a obra? Se o projetista de ited3 fizer uma remodelação em casa pode fazer o projeto e assinar os termos de execução?
Bom dia,

se for projectista e instalador habilitado não tem qualquer tipo de problema.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”