Tomadas em quartos

Responder
carteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Tomadas em quartos

Mensagem por carteiro »

Boas Pessoal.

O manual ited 3 diz que nos quartos temos de ter pelo menos uma tomada mista pc+coaxial ou em alternativa 2 tomadas das mesmas tecnologias desde que a menos de 30cm uma da outra.

Agora o exemplo, um quarto que tem uma cama, uma zona de mesas de cabeçeira e no fundo da cama e laterais não dá para colocar qualquer tipo de mesa. Coloco por exemplo uma tomada de par de cobre numa das cabeçeiras para colocar um telefone por exemplo e depois onde coloco a tomada mista?

Se pudesse colocar por exemplo a coaxial na parte superior da parede ou a meio da parede, para a tv, o problema é que a tomada de par de cobre tem de andar colada à coaxial. Será que estou a interpretar mal o que diz o manual.

Obrigado

Carteiro


Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Tomadas em quartos

Mensagem por angel_of_diablo »

carteiro Escreveu:Boas Pessoal.

O manual ited 3 diz que nos quartos temos de ter pelo menos uma tomada mista pc+coaxial ou em alternativa 2 tomadas das mesmas tecnologias desde que a menos de 30cm uma da outra.

Agora o exemplo, um quarto que tem uma cama, uma zona de mesas de cabeçeira e no fundo da cama e laterais não dá para colocar qualquer tipo de mesa. Coloco por exemplo uma tomada de par de cobre numa das cabeçeiras para colocar um telefone por exemplo e depois onde coloco a tomada mista?

Se pudesse colocar por exemplo a coaxial na parte superior da parede ou a meio da parede, para a tv, o problema é que a tomada de par de cobre tem de andar colada à coaxial. Será que estou a interpretar mal o que diz o manual.

Obrigado

Carteiro
Caro "carteiro".

Teres uma tomada mista ou 1PC+1CC distanciadas no máximo de 20 cm (30 cm não está correto) é o mínimo. Nada te impede de pores mais tomadas.
Quando fala de quartos está a referir-se a uma moradia ou a outro tipo de edifícios?
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
carteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Re: Tomadas em quartos

Mensagem por carteiro »

Sim ... é provavel que seja 20cm, era o que tinha em mente.

Então podemos ter 2 tomadas distanciadas uma da outra, uma de par de cobre e outra de coaxial. É que segundo o meu entendimento temos de ter sempre as tomadas a 20cm uma da outra, então porque razão eles dizem que se estiverem separadas tem de estar próximas. Não estou a entender a razão.

O problema é ter sempre a mista. No exemplo que dei não é exequivel.
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Tomadas em quartos

Mensagem por angel_of_diablo »

carteiro Escreveu:Sim ... é provavel que seja 20cm, era o que tinha em mente.

Então podemos ter 2 tomadas distanciadas uma da outra, uma de par de cobre e outra de coaxial. É que segundo o meu entendimento temos de ter sempre as tomadas a 20cm uma da outra, então porque razão eles dizem que se estiverem separadas tem de estar próximas. Não estou a entender a razão.

O problema é ter sempre a mista. No exemplo que dei não é exequivel.
Olá "carteiro".
Penso que não percebeu onde eu queria chegar.
Nos quartos tem de ter, como mínimo, uma tomada mista ou uma PC+CC distanciadas no máximo de 20 cm. Além do mínimo, pode colocar quantas mais quiser, sejam elas PC ou CC. Eu por acaso concordo com os 20 cm por uma simples razão; hoje podemos ter recursos financeiros para ter um serviço pago de televisão (MEO por exemplo) que as TV são ligadas por RJ45.
Mas suponhamos que cancelamos o serviço! Se não tivesse uma tomada coaxial perto da RJ45 tinha de passar um chicote coaxial até à tomada coaxial mais próxima. Na minha opinião, os 20 cm é para resolver esta solução.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
carteiro
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Re: Tomadas em quartos

Mensagem por carteiro »

Eu vou tentar ser mais explicito, porque a questão que coloco não é essa :)

O exemplo que dei no inicio do post:

Um quarto com espaço para cama, mesas de cabeceira e mais nada. Não tenho espaço para colocar ao fundo da cama por exemplo um móvel.

O manual ited diz que no minimo tenho a tal tomada mista ou as duas separadas 20cm.

Antigamente (ited 2) costumava deixar uma PC na cabeceira e uma PC ao fundo da cama para se ter um ponto de rede ou até tv por par de cobre. Colocava ainda mais uma tomada de tv também nessa zona ou na parece em cima para se colocar a TV em altura na parede.

A minha pergunta é se agora com o ited 3 posso continuar a fazer o mesmo? É que a questão de mencionar que temos de ter no minimo a referida mista como obrigatório, faz com que no exemplo de quarto que mencionei, não seja nada prático, porque coloco a mista, onde?

Provavelmente, já estou a ver que fiz uma interpretação errada da questão e podemos continuar a fazer o que fazia. Mas a interpretação que faço é que não posso por exemplo ter uma tomada PC + uma de CC distanciadas e logo optar por colocar uma tomada mista na parede em altura. Já não dá é para ligar um telefone, apenas para o tal acesso MEO a uma box.

Obriggado
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Tomadas em quartos

Mensagem por angel_of_diablo »

carteiro Escreveu:Eu vou tentar ser mais explicito, porque a questão que coloco não é essa :)

O exemplo que dei no inicio do post:

Um quarto com espaço para cama, mesas de cabeceira e mais nada. Não tenho espaço para colocar ao fundo da cama por exemplo um móvel.

O manual ited diz que no minimo tenho a tal tomada mista ou as duas separadas 20cm.

Antigamente (ited 2) costumava deixar uma PC na cabeceira e uma PC ao fundo da cama para se ter um ponto de rede ou até tv por par de cobre. Colocava ainda mais uma tomada de tv também nessa zona ou na parece em cima para se colocar a TV em altura na parede.

A minha pergunta é se agora com o ited 3 posso continuar a fazer o mesmo? É que a questão de mencionar que temos de ter no minimo a referida mista como obrigatório, faz com que no exemplo de quarto que mencionei, não seja nada prático, porque coloco a mista, onde?

Provavelmente, já estou a ver que fiz uma interpretação errada da questão e podemos continuar a fazer o que fazia. Mas a interpretação que faço é que não posso por exemplo ter uma tomada PC + uma de CC distanciadas e logo optar por colocar uma tomada mista na parede em altura. Já não dá é para ligar um telefone, apenas para o tal acesso MEO a uma box.

Obriggado
Na minha opinião deves colocar a mista na parede (2,2 m ou a 1,1 m) à frente da cama ou numa das paredes laterais à cama, mas de preferência ao fundo da cama. Esta tomada mista tanto pode ser para ligar uma box por RJ45, ligar a TV diretamente à coaxial ou RJ45 para internet na TV (que é o que se vê muito agora nas TV's) e TV por coaxial. Além disso, e como referi, podes colocar uma TT RJ45 na cabeceira da cama para um telefone (só se for em quarto de hotel, em moradias (ITED 2) usava-a para um PC fixo no quarto.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Tomadas em quartos

Mensagem por gemini »

concordo em tudo o que disse o angelofdiabo!

no exemplo que dás, percebe-se que o dono de obra tem um quarto onde 3 paredes são em vidro de cima a baixo, e a única em alvenaria é a da cabeceira da cama.

a solução para este teu problema poderá passar por colocar a tomada mista integrada no tecto (falso ou não), onde depois o dono deobra coloca um suporte vertical de TV e pronto, problema resolvido.

Mas estas questões resolvem-se falando sempre com o dono de obra!!
Learning is the goal!!
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Tomadas em quartos

Mensagem por projclvm »

Também pode optar por colocar uma de piso.
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Tomadas em quartos

Mensagem por alucas »

Boas, simples, veja-se no manual ited3ª pág. 159 exemplo 5.13.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”