Certificação de instalação ITED feita por amador

Responder
razuvious
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 07 set 2021, 00:23
Localização: Portugal

Certificação de instalação ITED feita por amador

Mensagem por razuvious »

Boa noite,

Estou neste momento a construir a minha moradia e, com ajuda do meu pai que é reformado de eletricista decidi ser eu próprio a fazer a instalação de todo o projeto ITED. Não sou profissional de instalação mas sou da área e li o manual de ITED antes da instalação para ficar a par das regras com detalhe. Estou a seguir o projeto de ITED, embora com algumas alterações.

Alguém me sabe dizer se vou ter dificuldade em adquirir o certificado de ITED tendo em conta que não sou um instalador certificado? Como é que funciona o processo para obtenção do certificado? Confesso que só agora me apercebi que a certificação é mais exigente do que eu estava à espera. Tenho bastante confiança no trabalho feito por mim, mas tenho receio que embirrem com o facto de não ser um instalador profissional.

Cumprimentos


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Certificação de instalação ITED feita por amador

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa tarde.

Para a realização do projeto necessita de engenheiro já especialidade.

Para a execução da instalação necessita de um técnico inscrito na ANACOM.

No site da ANACOM encontra as respostas todas


Sou engenheiro e pretendo inscrever-me como técnico ITED, o que devo fazer?


Deverá entrar em contacto com a Ordem dos Engenheiros (OE) ou a Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) nos termos dos artigos 67.º e 74.º do Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio, e subsequentes alterações.


Como devo proceder para poder exercer a atividade de instalador ITED?


O técnico que pretenda exercer a atividade de instalador ITED tem de requerer o respetivo título profissional, preenchendo o pedido para a atribuição de título profissional de instalador ITED-ITUR. Deve ainda possuir as qualificações previstas na alínea b), do artigo 74.º, do Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio, e subsequentes alterações.

Cumprimentos
razuvious
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 07 set 2021, 00:23
Localização: Portugal

Re: Certificação de instalação ITED feita por amador

Mensagem por razuvious »

Boa noite,

Eu já tenho projeto. O que preciso de saber é como faço para obter certificado sendo que a instalação foi feita por mim, que não sou técnico certificado.

Cumprimentos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Certificação de instalação ITED feita por amador

Mensagem por luisilva78 »

razuvious Escreveu: 07 set 2021, 21:13 Boa noite,

Eu já tenho projeto. O que preciso de saber é como faço para obter certificado sendo que a instalação foi feita por mim, que não sou técnico certificado.

Cumprimentos
A instalação também tem que ser executada por um técnico inscrito na ANACOM, não há outra alternativa. Se a lei fosse cumprida, nunca teria uma ligação a um operador se a instalação não fosse executada por um técnico inscrito na ANACOM.

A primeira parte da resposta do lcmmonteiro é dada porque no seu perfil diz que é engenheiro. Se é engenheiro (inscrito numa das ordens) pode inscrever-se num curso de projectista e instalador de ITED, seguidamente increver-se na ANACOM e posteriormente "assinar" a execução da sua instalação.

A outra alternativa que estou a ver é encontrar alguém que assuma a responsabilidade pela sua instalação.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”