Potência Térmica

Responder
[email protected]
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 29 out 2015, 16:52

Potência Térmica

Mensagem por [email protected] »

Boa tarde,

Depois de ver algusntópicos deste forum, foi com muito prazer que me registei e espero não ser considerado um empecilho por não perceber nada de electricidade.

Eu sou Engenheiro Civil e estou a tratar da Regularização de uma Industria. Para a determinação do tipo de Industria é fundamental saber, para além da Potência Elétrica Contratada e Número de Trabalhadores, qual é a POTÊNCIA TÉRMICA da Industria.

Nessa industria existem apenas máquinas com motores eléctricos e uma lacagem.

Pelo que sei (que é quase nada) julgo que, relativamente às máquinas tenho de saber qual é a potência de todos os motores em cavalos elétricos e converter na unidade de referência para tal que é kJ/h.
Será que escrevi uma barbaridade?

E quanto à lacagem que julgo ter uma estufa (aquecimento) o que tenho de saber?

Será que com isto me podem ajudar?


Cumprimentos, e desculpem a minha ignorância


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Potência Térmica

Mensagem por jaimereis »

penso que existe muita confusão.....

a unidade(UI) de potencia é o W(Watt), o CV(Cavalo Vapor, ou em algumas maquinas HP.Horse Power) ou J/s, entre outras são também denominações para a potencia

a potencia electrica , nunca é a mesma da potencia termica.....portanto não há relação directa.....

para calcular a potencia térmica irradiada pelas maquinas que tem terá que ver as fichas de fabricante....ou medir.....
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
cduque
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 01 ago 2014, 10:27
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Potência Térmica

Mensagem por cduque »

Bom dia,

Realmente há muita confusão com este tema.
Potência é sempre potência, quer seja eléctrica ou mecânica ou térmica. A unidade do sistema internacional é Watt (W) que corresponde ao trabalho de 1 Joule (J) durante 1 segundo, ou seja 1 W = 1 J/s. Existem outros sistemas de unidades, tal como o métrico (usado em muitos países europeus até à entrada da União Europeia) ou o imperial (ainda usado nos Estados Unidos e Austrália, entre outros). No sistema métrico a unidade de potência térmica é a kcal/h e no sistema imperial a unidade de potência mecânica é o CV (ou HP).

Julgo que no caso que refere a potência térmica pedida é somente a referente a caldeiras ou sistemas de aquecimento (e arrefecimento) e pode (e deve) ser expressa em Watt (ou kW = 1000 W, ou MW = 1000000 W). Assim sendo talvez a lacagem seja a área onde uma potência térmica relevante seja utilizada.

Caso se fale em energia, embora a unidade do sistema internacional seja o Joule (J ou kJ), talvez por causa da conta da electricidade, usa-se mais outra unidade que é o kW.h (energia usada durante uma hora com uma potência de 1 kWatt).

Quanto a factores de conversão entre potência eléctrica, mecânica ou térmica, tudo depende do sistema de que se está a falar já que existem rendimentos diferentes para cada tipo de máquina. Por exemplo numa resistência eléctrica 1 W eléctrico transforma-se em 1 W térmico já que a totalidade da energia se dissipa em calor, mas ao contrário para transformar 1 W térmico em 1 W eléctrico já se perde uma grande quantidade de energia e o resultado em electricidade é muito menor que aquilo que lá pomos em calor, como se sabe das centrais térmicas...

Espero ter ajudado, se não tiver sido muito claro diga que tentarei esclarecer melhor.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Potência Térmica

Mensagem por dsrsantos »

Para os efeitos que refere, apenas interessa a potencia térmica da lacagem, que deverá vir expressa no equipamento, se esta tiver algum sistema de aquecimento (e, sem certeza, só se este não for eléctrico, já que a potencia eléctrica já é contemplada no outro ponto). O SIR faz a cnversao automatica das unidades, se preencher em kw ele preenche os kj
Responder

Voltar para “Discussão Energias”