Japão cria sistema capaz de transformar emissões de carbono em energia

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Japão cria sistema capaz de transformar emissões de carbono em energia

Mensagem por admin »

Uma equipa de investigadores da Universidade de Nagoya, no Japão, criou um sistema capaz de transformar parte das emissões de carbono, emitidas pelas fábricas, em energia.

Este é assim mais um desenvolvimento importante no caminho que devemos construir para a sustentabilidade ecológica do nosso planeta.
emissao-co2-fabricas-720x405.jpg
emissao-co2-fabricas-720x405.jpg (48.94 KiB) Visto 616 vezes
Cada vez é mais importante olharmos todos para o nosso planeta e cuidar dele como deve ser. Há que mudar comportamentos nocivos e adotar rotinas ecológicas e mais amigas do ambiente.

Felizmente há já várias empresas a ter diretrizes para tornar a sua atividade mais sustentável, e vários produtos também são ecológicos, como por exemplo os carros elétricos.

Universidade do Japão cria sistema que transforma emissões de carbono em energia
Uma equipa de investigadores da Universidade de Nagoya, no Japão, desenvolveu um sistema que é capaz de capturar uma parte das emissões de dióxido de carbono que são produzidas pelas fábricas em energia.

Este sistema de reciclagem recorre a um processo de tecnologia de baixa temperatura, o qual permite que o carbono seja revertido em moléculas combustíveis.

Segundo um estudo publicado na revista ACS Sustainable Chemical Engineering, através deste sistema as fábricas seriam capazes de reduzir as suas emissões de dióxido de carbono, que são extremamente nocivas ao meio ambiente. E por sua vez poderiam gerar energia.
emissao-co2-fabricas-japao-720x666.jpg
emissao-co2-fabricas-japao-720x666.jpg (55.15 KiB) Visto 616 vezes
Normalmente os sistemas de captura de carbono utilizam muita energia, o que os torna pouco sustentáveis ao nível ambiental e também económico.

No entanto, a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão garante que este novo sistema, agora desenvolvido, funciona com temperaturas baixas. Ou seja, nestas condições, esta tecnologia torna-se exequível e ainda traz muitos benefícios.

Através da baixa temperatura, as emissões de CO2 podem ser misturadas com nitrogénio para assim formar moléculas combustíveis, como por exemplo metano ou gasolina. A análise aos prós e contras indicam que a geração de energia através deste sistema é compensatória.

O ideal seria mesmo a redução das emissões de gases e agentes nocivos ao meio ambiente. Mas na impossibilidade ou dificuldade dessa concretização, certamente que estes avanços já dão um importante contributo ao nosso planeta Terra.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/ciencia/japao-c ... m-energia/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”