Telhas solares fotovoltaicas são o futuro da energia solar

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Telhas solares fotovoltaicas são o futuro da energia solar

Mensagem por admin »

telhas-solares-vidro.jpg
telhas-solares-vidro.jpg (70.57 KiB) Visto 475 vezes
Os painéis solares fotovoltaicos em forma de telha, muitas vezes mencionados como telhas solares, são o futuro.

Este tipo de painéis solares é visto como uma alternativa estética aos painéis solares tradicionais, pois deixamos de ter uma estrutura montada no telhado da casa e passamos a ter uma estrutura integrada com as telhas do telhado.

Senão gosta dos painéis solares, e pretende beneficiar de poupanças na fatura de eletricidade, então esta é a solução que procura! No mercado das energias renováveis já existem vários tipos de painéis solares.

As telhas solares
Investir em painéis solares é considerado um investimento sustentável, conseguindo-se obter benefícios, para o ambiente e para a poupança na fatura de energia. Só que há muitas pessoas que não gostam de ver os painéis solares instalados em cima dos telhados, e por isso não fazem este investimento sustentável!

A solução veio de dentro dos fabricantes de painéis solares que se depararam com este ponto negativo. Assim criaram as telhas solares, que são painéis solares com forma de telha! Este tipo de painel solar é possível de integrar no telhado já existente, e garante a manutenção da estética da habitação!

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens do telhado solar Tesla.

Tipo de telhas solares
No mercado das energias renováveis existem 2 tipos de telhas solares. São modelos diferentes, com características diferentes, mas que se integram os dois no telhado já existente!

Recomendamos: Vantagens e desvantagens do Telhado Solar Tesla

Telhas solares em 4 telhas
A primeira variante das telhas solares é um painel solar com o tamanho de 4 telhas.

Este painel solar é colocado por baixo das telhas solares existentes. Combinam com a forma das telhas do telhado, de modo a que formem um conjunto suave com o resto do telhado.
telhas-solares-em-4-telhas.jpg
telhas-solares-em-4-telhas.jpg (47.59 KiB) Visto 476 vezes
Tem uma única desvantagem, devido à sobreposição dos painéis superiores, há uma pequena faixa de sombra onde a produção de energia não será maximizada. Tirando isso, são uma excelente alternativa aos painéis solares tradicionais!

Painel solar integrado na telha solar
A outra variante é a telha solar com o painel solar integrado.

É um tipo de painel solar mais compacto, com o formato em tudo idêntico às telhas tradicionais da casa. Com estas telhas solares com painel solar integrado, quase não se dá pela diferença no telhado.
painel-solar-integrado-com-telhas-solares.jpg
painel-solar-integrado-com-telhas-solares.jpg (52.14 KiB) Visto 476 vezes
Estas são facilmente integradas no telhado, especialmente em construções novas. As primeiras telhas solares saíram com a mesma cor dos painéis solares, ou seja, tons escuros. Daí que apenas se “integrem” idealmente em telhados escuros.

Mas há projetos e já começaram a ser lançadas telhas solares em outras tonalidades (nomeadamente o tom castanho tradicional das telhas).

Vantagens em usar das telhas solares
A grande vantagem em optarmos por telhas solares é a aparência estética. Como se “funde” com as demais telhas presentes no telhado, não efeito inestético (especialmente se o telhado for da cor das telhas).
Como as telhas solares são mais pequenas e leves, não há necessidade de alterações na construção do telhado.
Podem ser ligadas diretamente aos inversores normais, tal como os painéis solares.
Têm um prazo de vida útil de 20 a 30 anos.
Desvantagens das telhas solares
Por serem pequenas, são usadas mais telhas solares para cobrir a mesma área de um painel solar. Assim, é necessário recorrer a mais materiais de ligação.
Cada telha solar precisa do seu ligador ao inversor; o que faz com que o investimento seja mais elevado.
O custo de aquisição de uma telha solar é praticamente o dobro do custo de um painel solar. Sendo que esse custo apenas é ultrapassado pelo facto de se necessitarmos de substituir telhas no telhado, podemos fazer por este tipo de telhas e ter um telhado amigo do ambiente.

Fonte: https://www.portal-energia.com/telhas-s ... ar-147321/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”