Painéis solares fotovoltaicos flutuantes em testes à prova de furacões

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Painéis solares fotovoltaicos flutuantes em testes à prova de furacões

Mensagem por admin »

paineis-solares-resistentes-furacoes-696x355.jpg
paineis-solares-resistentes-furacoes-696x355.jpg (55.78 KiB) Visto 461 vezes
Nas Filipinas estão a testar novo método de painéis solares fotovoltaicos flutuantes que são à prova de furacões!

SunAsia Energy está a desenvolver o primeiro e maior local de testes de energia solar flutuante fotovoltaica do país, no terceiro maior lago do sudeste asiático.

O objetivo passa por demonstrar como a tecnologia combinada com um novo método de interligação pode resistir a furacões numa região que é assolada por este tipo de fenómenos, cerca de 20 vezes por ano.

Fase de testes da energia fotovoltaica flutuante
O investidor filipino de energia renovável, SunAsia Energy é o responsável pelo projeto de testes. Terminou recentemente a primeira fase de testes, com um sistema fotovoltaico flutuante de 20,5kW pertencente à filial NorteSol Energy.

O sistema usa painéis solares chineses, Trina Solar, sendo que metade usa painéis com frame em alumínio e outra metade sem frame. Na segunda fase serão testados painéis solares de outros fabricantes e modelos.

O projeto localiza-se no lago Laguna, a 55km a sul da cidade Makati, que faz parte da enorme metrópole Manila, na Ilha de Luzón!

Em dezembro de 2018, a NorteSol Energy, assinou um acordo com a Autoridade de Desenvolvimento do Lago Laguna para fazer os testes piloto dos painéis solares fotovoltaicos flutuantes no lago e estudar a sua viabilidade técnica e operacional, especialmente durante a temporada de furacões (entre junho e setembro).



Karlo Abril, responsável pelos projetos da SunAsia Energy defendeu a escolha deste lago para os testes “O lago Laguna é um lugar desafiante para a energia solar fotovoltaica flutuante devido às suas águas, ventos e ondas. Sabemos que por ano há cerca de 20 fenómenos de furacões”.

E estes testes servem também para melhorar os métodos aplicados nas regiões do Japão e Taiwan. Em que os painéis fotovoltaicos são aparafusados na superfície da água para assegurar a estabilidade das ondas e ventos fortes e especialmente durante a temporada dos furacões.

No projeto filipino, a SunAsia Energy introduziu um método de empilhamento com parafusos, como solução para a ancoragem aquando a previsão de tempestades severas.

Também a francesa Ciel et Terre se ofereceu para ajudar a melhorar os processos de instalação de energia solar fotovoltaica flutuante no lago Laguna.

O que será testado nos painéis solares fotovoltaicos flutuantes?
Durante os testes serão analisados vários aspetos, o que inclui os painéis solares da Trina Solar, onde irá ser analisado o efeito do alumínio dos módulos solares, entre outros materiais, sobre a superfície da água.

A SunAsia irá recorrer a sensores avançados para registar os movimentos climatéricos, rastrear a velocidade do vento, marcar as flutuações das ondas e monitorizar alterações na qualidade das águas.

Fonte: https://www.portal-energia.com/paineis- ... es-147004/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”