Egito inaugurou a maior central solar do mundo

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4666
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Egito inaugurou a maior central solar do mundo

Mensagem por admin »

O Egito decidiu aumentar a sua capacidade de geração de energia, de modo a explorar o seu potencial de energia renovável.

Com a central solar de Benban, as emissões de carbono do país vão reduzir cerca de 2 milhões de toneladas.
egipto_solae01-600x377.jpg
egipto_solae01-600x377.jpg (41.98 KiB) Visto 602 vezes
O parque solar está localizado em Benban, na região leste do deserto do Saara. O seu nome foi escolhido, tendo em conta uma cidade localizada nas proximidades do rio Nilo, estabelecido perto da central.

O projeto assinou um contrato de 25 anos com a empresa estatal Companhia de Transmissão de Eletricidade do Egito (EETE), a uma taxa efetiva de 7,8 dólares por MWh.

Esta central começou a operar parcialmente em dezembro de 2017 e estima-se que vai gerar 90% da energia produzida, atualmente, na reserva de Assuã. Desta forma, o Egito vai produzir 20% de energia limpa, até 2022 e espera evitar dois milhões de toneladas de emissões de gases de efeito de estufa, por ano.


Benban é composto por 41 parcelas separadas, mas contínuas. Essas conectar-se-ão à rede de alta tensão do Egito, através de quatro novas subestações. Essas, por sua vez, vão ser ligadas a uma linha existente de 220Kv. O objetivo do Benban Solar Park passa por atingir 1,6 a 2.0 GW de energia solar, até meados de 2019.

Uma das razões pelas quais a área em questão foi escolhida centra-se nas questões climáticas inerentes. A temperatura registar níveis superiores a 50 ºC torna o espaço num dos melhores do mundo. Ainda assim, é necessário instalar componentes com proteção mecânica contra poeiras e os turnos de trabalho têm de ser divididos e realizados nas horas mais frias do dia.
egipto_solae02-600x450.jpg
egipto_solae02-600x450.jpg (48.47 KiB) Visto 602 vezes
Para financiar o parque, a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA), membro do grupo Banco Mundial, oferece um seguro de “risco político”, num valor de 210 milhões de dólares, para credores privados e investidores envolvidos. Para além disso, o International Finance Corporation e um consórcio de nove bancos internacionais vão fornecer um pacote de dívida de 653 milhões de dólares, para financiar a construção de 13 centrais de energia solar. Essas vão juntar-se a outras 19 plantas, de modo a formar o Benban Solar Park.

Todos estes valores representam o maior pacote de financiamento do setor privado para uma instalação solar fotovoltaica, no Oriente Médio e no norte de África. A construção das centrais vai custar um total de 823 milhões de dólares e vai gerar, à partida, 4 mil empregos diretos.

Fonte: https://kids.pplware.sapo.pt/curiosidad ... -do-mundo/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Egito inaugurou a maior central solar do mundo

Mensagem por Quintas »

Que notícia confusa!

Aparecem imagens de duas tecnologias diferentes: solar fotovoltaica e solar térmica concentrada para produzir vapor e gerar eletricidade numa turbina. É possível que o parque incorpore as duas tecnologias. Mas:

"Uma das razões pelas quais a área em questão foi escolhida centra-se nas questões climáticas inerentes. A temperatura registar níveis superiores a 50 ºC torna o espaço num dos melhores do mundo."
Temperaturas elevadas são boas para a segunda tecnologia acima mencionada, não para a primeira. Quando muito, temperaturas elevadas estão associadas a elevada exposição solar e, isso sim, será bom para a primeira tecnologia, mas só a temperatura elevada é prejudicial à produção de energia solar fotovoltaica.

"Esta central começou a operar parcialmente em dezembro de 2017 e estima-se que vai gerar 90% da energia produzida, atualmente, na reserva de Assuã."
Não sei o que é a reserva de Assuã (reserva natural?), mas deduzo que se refira aos empreendimentos hidroelétricos de Assuão (português europeu)?
Responder

Voltar para “Notícias”