Nova tecnologia promete energia das ondas mais barata e mais fácil

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4666
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Nova tecnologia promete energia das ondas mais barata e mais fácil

Mensagem por admin »

Uma nova tecnologia de aproveitamento da energia das ondas que está a ser desenvolvida pela universidade de Edimburgo, na Escócia, poderá fornecer eletricidade a baixo custo a milhares de habitações, foi esta terça-feira divulgado.
naom_5a30ce5f492d4.jpg
O dispositivo é mais barato do que as tecnologias convencionais de aproveitamento da energia das ondas, tem menos partes móveis e é feito de materiais duráveis. Foi desenhado para ser incorporado nos sistemas existentes de energia oceânica.

Segundo um estudo publicado na revista científica 'Proceedings of the Royal Society A', experiências feitas num simulador oceânico mostraram que um dispositivo de tamanho real poderá gerar o equivalente a 500 KW, o suficiente para cerca de 100 residências.

Os engenheiros responsáveis pelo projeto dizem que a nova tecnologia pode ser usada em estruturas de baixo custo e ser facilmente mantidas no mar durante décadas,

O dispositivo, a que os engenheiros responsáveis da Universidade de Edimburgo, em pareceria com universidades italianas (Trento e Bolonha e Escola Superior de Sant'Ana, em Pisa), deram o nome de 'Gerador de Elastómero Dielétrico', usa membranas flexíveis de borracha.

Projetado para ser colocado sobre um tubo vertical no mar que enche parcialmente de água, a subida e descida da água com o movimento das ondas faz inflar de desinflar o dispositivo, que irá gerar energia, transportada depois por cabos submarinos.


O sistema, dizem os responsáveis, pode substituir projetos convencionais com turbinas de ar complexas e peças móveis caras.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/tech/1 ... mais-facil


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Nova tecnologia promete energia das ondas mais barata e mais fácil

Mensagem por lcmmonteiro »

Creio que este sistema, ou similar, já existiu em Portugal, qual a empresa foi financiada através do estado e despareceu no modo "fantasma"....
Responder

Voltar para “Notícias”