Células solares que geram energia do sol e das gotas de chuva

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Células solares que geram energia do sol e das gotas de chuva

Mensagem por admin »

Para quem tem painéis solares, a chuva e os dias nublado são sinónimo de perda de dinheiro. Estuda-se já o combate a estas “incapacidades”.

Uma equipa de investigadores chineses poderão ter agora chegado a um resultado inovador ao desenvolver uma célula solar “híbrida”, isto é, esta célula não só gera energia quando está sol como também o faz quando recebe os pingos da chuva.
paineis_solares_hibridos.jpg
paineis_solares_hibridos.jpg (79.41 KiB) Visto 474 vezes
O projeto que quer solucionar um problema no que toca ao aproveitamento dos recursos naturais está prestes a saltar dos laboratórios académicos para o mundo do comércio. Este desenvolvimento inovador, com a chancela China Soochow University, quer ser o tal avanço que irá proporcionar maior estabilidade no campo da captação de eletricidade através de painéis solares.

A equipa precisou para este novo conceito, alterar a filosofia de utilização dos nanogeneradores eletrostáticos triboeléctricos (TENG), conseguindo desta forma que a energia mecânica das gotas de água fossem convertidas em eletricidade.
paineis_solares_hibridos01.jpg
paineis_solares_hibridos01.jpg (68.17 KiB) Visto 474 vezes
Embora tenha sido anteriormente tentado integrar as células TENG e solares, a verdade é que a proposta que vem do gigante país asiático excede toda a abordagem anterior. E, se até agora os sistemas criados para aproveitar a energia do sol e da chuva eram caracterizados por um processo de produção extremamente complicado e por um produto final de enormes dimensões, esta nova abordagem muda completamente o paradigma.

A célula híbrida projetada por estes especialistas destaca-se pela sua simplicidade e leveza. Um dos cientistas que participou do projeto, Zhen Wen, referiu à Phys.org, que um dos seus próximos projetos poderia ser a integração do dispositivo em vestuário:
O meu desejo é fazer roupas que possam gerar eletricidade a partir do sol e da chuva, para uso em dispositivos electrónicos portáteis.
Referiu o especialista.

O desejo também é uma tentativa contínua. Isto porque desde há algum tempo que esta equipa trabalha no tal projeto de colocar estes materiais em fibras, por isso eles referem o vestuário. Assim, o que estão agora a tentar fazer com as células fotovoltaicas é adicionar a célula solar de silício utilizada nos painéis tradicionais com a integração do TENG através de um eletrodo mútuo localizado no meio do dispositivo, que conduz a energia do nanogerador para a célula.
paineis_solares_hibridos02.jpg
paineis_solares_hibridos02.jpg (59.05 KiB) Visto 474 vezes
As vantagens da escolha são muitas, conforme detalhado no artigo publicado no ACS Nano. A redução das reflexões, a maior proteção da célula solar, especialmente no contacto com a água e a melhoria da captação de energia em relação às tentativas anteriores. Estes são alguns dos pontos fortes desta nova abordagem. No entanto, a simplicidade do seu design e a sua leveza destacam-se dadas as várias premissas comerciais num patamar mais à frente.

Apesar de estarmos já perante a melhor da tecnologia solar e TENG, este projeto e o que o envolve precisa de ser polido em termos de conceito, pese o facto de ser imensamente inovador. Isto porque há fatores ainda por limar. Por exemplo, o facto do consumidor não poder ainda aproveitar as duas possibilidades ao mesmo tempo:
Se ao mesmo tempo chovesse e estivesse soalheiro, o dia, teríamos que desistir de uma das funções do gerador híbrido.
Esta atual “incapacidade”, como referem os especialistas, tem como causa a “infrequência” desses fenómenos. Contudo, esse risco não ofusca o salto que esse projeto pode vir a dar num mercado tão ávido de soluções amigas do ambiente e amigas da carteira do consumidor.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/high-tech/celul ... -de-chuva/


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”