Cientistas transformaram grafeno em material supercondutor de eletricidade

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Cientistas transformaram grafeno em material supercondutor de eletricidade

Mensagem por admin »

Cientistas britânicos conseguiram transformar num material supercondutor de correntes elétricas o grafeno, variante do carbono utilizada na informática e telecomunicações e reconhecido pela sua extrema dureza.
o-que-e-grafeno-2.jpg
o-que-e-grafeno-2.jpg (35.46 KiB) Visto 344 vezes
Combinando o grafeno com uma substância composta pelos elementos químicos cério e praseodímio (PCCO), conseguiram obter a passagem de corrente elétrica sem resistência, o que poderá habilitar o novo material a ser usado em computadores quânticos de alta velocidade.

Num estudo publicado hoje na revista Nature Communications, os responsáveis pela experiência descrevem como a propriedade supercondutora foi ativada apenas quando os dois elementos se combinaram.

"Colocar o grafeno sobre um metal pode alterar dramaticamente as suas propriedades e fazer com que se comporte de um modo inesperado", afirmou Jason Robinson, investigador do Centro para o Grafeno de Cambridge, e co-autor do estudo, com Angelo di Bernardo.

O grafeno é formado por uma única camada de átomos e destaca-se pela dureza, transparência e flexibilidade, justificando o investimento de 500 milhões de dólares que a Comissão Europeia destinou à sua investigação até 2023.

Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/mundo/cienti ... de_n977090


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”