Descoberta portuguesa promete revolucionar energia solar

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Descoberta portuguesa promete revolucionar energia solar

Mensagem por admin »

Equipa de Elvira Fortunato na Universidade Nova inventa painéis solares portáteis, flexíveis e baratos que permitem aproveitar duas vezes mais energia do que os atuais
mw-1280.jpg
Sirazu Haque, Elvira Fortunato, Rodrigo Martins, Manuel Mendes e Hugo Águas, da equipa da UNL, mostram a invenção
ANA BAIÃO


E uma descoberta baseada numa ideia totalmente disruptiva e pode mudar dentro de um a dois anos o uso de energia solar fotovoltaica, tornando-a acessível a toda a gente. Uma equipa de investigadores do CENIMAT-i3N, centro de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL), desenvolveu em conjunto com a Universidade de York, no Reino Unido, painéis fotovoltaicos mais leves e flexíveis em filmes finos, que podem ser aplicados em qualquer dispositivo eletrónico, como um telemóvel, tablet ou computador portátil. E também no tejadilho de um automóvel, num chapéu de sol na praia, numa mochila, em peças de vestuário ou outras superfícies expostas ao sol.

O artigo científico sobre a descoberta foi publicado no “Journal Optica” da Sociedade Americana de Ótica (OSA) e já tem cerca de um milhão de visualizações e comentários. “É um conceito revolucionário para desenhar e arquitetar as células solares fotovoltaicas do futuro, com um rendimento 125% superior ao das atuais”, afirma Rodrigo Martins, professor catedrático da UNL e líder da equipa que concebeu os painéis. “Fizemos ciência porque gerámos uma nova interpretação física dos fenómenos de geração de cargas elétricas de uma célula solar”, diz o investigador, que preside à Academia Europeia das Ciências.

Fica aqui um parte da notícia e deixo os parabéns a toda a equipa de investigação
(Se desejar ler a noticia completa terá que ser assinante do expresso )



Fonte: https://expresso.pt/sociedade/2020-11-2 ... rgia-solar


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”