As Origens do Aterramento Elétrico

Responder
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

As Origens do Aterramento Elétrico

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite.

Estava a navegar por alguns sites que habitualmente consulto e, por mero acaso, encontrei um artigo que considero ser útil na interpretação do tema que muitos chamam de "Terra". Qual creio ser interessante para muitos "curiosos" e até mesmo alguns profissionais.


As Origens do Aterramento Elétrico

O termo aterramento se refere à terra propriamente dita ou a uma grande massa que se utiliza em seu lugar. Quando falamos que algo está "aterrado", queremos dizer então que, pelo menos, um de seus elementos está propositalmente ligado à terra.

Em geral, os sistemas elétricos não precisam estar ligados à terra para funcionarem e, de fato, nem todos os sistemas elétricos são aterrados. Mas, nos sistemas elétricos, quando designamos as tensões, geralmente, elas são referidas à terra. Dessa forma, a terra representa um ponto de referência (ou um ponto de potencial zero) ao qual todas as outras tensões são referidas. De fato, como um equipamento computadorizado se
comunica com outros equipamentos, uma tensão de referência "zero" é crítica para a sua operação apropriada; a terra, portanto, é uma boa escolha como ponto de referência zero, uma vez que ela nos circunda em todos os lugares. Quando alguém está de pé em contato com a terra, seu corpo está aproximadamente no potencial da terra. Se a estrutura metálica de uma edificação está aterrada, então todos os seus componentes metálicos estão aproximadamente no potencial de terra.

Objetivos

A principal finalidade de um aterramento elétrico está em assegurar que este sistema não cause danos aos usuários e ao patrimônio. Pensa cá comigo, em um sistema não aterrado, digamos que um fio fase (aquele que dá choque, Deus me livre!!!) encoste em uma superfície condutora, nada vai acontecer: disjuntores não desarmam, máquinas não param de funcionar e sim, acontece, pessoas são eletrocutadas!!!!

Segurança pessoal

A conexão dos equipamentos elétricos ao sistema de aterramento deve permitir que, caso ocorra uma falha na isolação dos equipamentos, a corrente de falta passe através do condutor de aterramento ao invés de percorrer o corpo de uma pessoa que eventualmente esteja tocando o equipamento.

Desligamento automático

O sistema de aterramento deve oferecer um percurso de fácil caminho de retorno para a terra da corrente de fuga, permitindo, assim, que haja a operação automática, rápida e segura do sistema de proteção.

Controle de tensões

O aterramento permite um controle das tensões desenvolvidas no solo (passo, toque e transferida) quando um curto-circuito fase-terra retorna pela terra para a fonte próxima ou quando da ocorrência de uma descarga atmosférica no local.

Transitórios

O sistema de aterramento estabiliza a tensão durante transitórios no sistema elétrico provocados por faltas para a terra, chaveamentos, etc, de tal forma que não apareçam sobretensões perigosas durante esses períodos que possam provocar a ruptura da isolação dos equipamentos elétricos.

Cargas estáticas
O aterramento deve escoar cargas estáticas acumuladas em estruturas, suportes e carcaças dos equipamentos em geral, advindos de várias causas entre elas cargas de capacitores e transformadores (com núcleo de ferro magnetizado, induz tensão em seus terminais).


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: As Origens do Aterramento Elétrico

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro Icmmonteiro

Gostei do seu tópico sobre o tema aflorado.
Todavia são dois os facto mais importantes de uma ligação à terra.

1- Segurança para pessoas e bens. Convirá não esquecer os efeitos negativos que a electricidade produz ao percorrer o corpo humano.
2- Uma corrente de defeito resultante de um aquecimento excessivo causado por sobreaquecimento ou curto-circuito, deixa sempre marcas severas nos isolamentos dos condutores.

Este tema certamente irá dar pano para mangas, uma vez que o meu caro, apenas descreve alguns passos que não sendo os mais importantes serão certamente um bom princípio para tema de debate.

CP
JAG
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: As Origens do Aterramento Elétrico

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa tarde.

O intuito foi apenas gerar um debate sobre um tema que, na minha opinião, é de extrema importância e muito ignorado por imensos "técnicos" eletricistas no mundo atual principalmente nas remodelações.

Contudo, a sua principal função é criar uma linha segura de "escape" a toda a energia dispensável, seja por razões de segurança, efeitos de melhorias ou até mesmo no aumento de vida útil de equipamentos eletronicos.

Existem vários tipos de aterramento (quais poderão ser abordados sob pedido) dependendo do tipo de instalação.

Caso considerem importante analisar um pouco mais este tema ou até mesmo partilharem as dúvidas, sintam-se à vontade para adicionar elementos a este tópico.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: As Origens do Aterramento Elétrico

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro amigo Icmmonteiro.

Como lhe referi no email precedente, deixei claro que uma boa ligação à terra assim como todo o circuito de terra protecção de uma instalação: quer seja da rede Distribuição, instalação Industrial ou instalação residencial, requer alguma sabedoria na sua implementação.
Daí que lhe tenha deixado, não só os meus parabéns pelo facto de ter ressuscitado este tema elevada importância.

Já agora permita-me fazer uma pequena ressalva, pois o amigo utiliza a palavra "aterramento", a qual tem origem nos profissionais do Brasil. Em Portugal utilizamos "ligação à terra".

Os meus melhores cumprimentos. Disponha sempre caso entenda que lhe possa ser útil.

CP JAG
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: As Origens do Aterramento Elétrico

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa tarde Faiante.

Acredito que com a introdução das novas regras nas misturas das duas nações possa por vezes originar confusão mas, não tenho por hábito usar expressões brasileiras até porque nem as conheço.


Aterramento pode referir-se a:

Aterramento (Wicca) — ato de dissipar o excesso de energia gerada durante um ritual e/ou prática mágica
Aterramento marítimo — processo de colocação de terras ou areias onde antes havia mar ou água
Terra (eletricidade) — conceito usado nos campos da eletricidade e da eletrônica como ponto de referência para um potencial elétrico nulo


Mas compreendo a sua interpretação pois em Portugal adoptamos outros nomes identificativos principalmente adoptados pela giria na construção civil. E eu não sou diferente e admito que muitos termos técnicos são substituidos pelo calão da "obra" que por vezes torna o processo de identificação e comunicação mais simples, objectivo e conclusivo.

Tal como referi anteriormente terei todo o gosto em abordar os vários temas, partilhar o conhecimento que possuo e, principalmente aprender com os mais experientes, seja na área da electricidade como em qualquer área da construção civil, pois sou eletricista à largos anos mas os bastantes anos na construção civil permitiram-me chegar até encarregado e continuo em constante aprendizagem e sempre pronto a ajudar o próximo.

E foi neste sentido que criei este tópico bem como um outro por forma a "agitar" um pouco o fórum, pois como sou uma pessoa que adora desafios, gostaria de sentir mais entusiasmo neste fórum...
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: As Origens do Aterramento Elétrico

Mensagem por Faiante »

Boas Meu caro.

Gostei muito da sua explanação de ideias sobre a questão profissional, tanto de electricidade como de Construção Civil. Aliás é uma área de que muito gosto e aprecio, direi mesmo que neste momento é o meu hobby.

Como lhe deixei dito anteriormente, também entendo que este fórum precisa de passar mais informação técnico-prática sobre diversos temas referentes à electricidade

CP
JAG
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: As Origens do Aterramento Elétrico

Mensagem por lcmmonteiro »

Boas noites...

Penso que é uma questão de se começar a criar tópicos com tais assuntos, sejam de dúvidas ou até mesmo com ideias que possam funcionar como ajudas para os restantes e, posteriormente, solicitar aos administradores do fórum a criação de áreas dedicadas a tais temas..



Se tiver alguma questão e/ou dúvida pode aproveitar o momento para se dar inicio a novos debates ;)

Terei todo o gosto em ajudar na medida que me for possível.
Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Re: As Origens do Aterramento Elétrico

Mensagem por L.Sousa »

Em Portugal qual é o tipo de ligação à terra comum? O TT, TN, etc?
Obrigado
L.Sousa
Quadrista
Curioso
Curioso
Mensagens: 86
Registado: 05 mar 2015, 12:04
Localização: Baguim do Monte
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: As Origens do Aterramento Elétrico

Mensagem por Quadrista »

Boas

Posso dizer-te que em 90% dos quadros que executamos o sistema de instalação foi o TT.

Cpts
Responder

Voltar para “Tutoriais”