Domótica com PLC e instalação tradicional

Responder
Andrefs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 15 mai 2020, 08:24
Localização: Porto

Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por Andrefs »

Bom dia a todos,

Estou neste momento a fazer o projecto para uma nova moradia e estou a pensar incluir domótica na mesma.
Visto que sou da área de automação industrial, a primeira coisa que me veio à cabeça foi fazer a domótica através de um PLC (S7-1200). A maior questão será fazer de maneira a que no futuro consiga acrescentar mais funcionalidades, caso necessite. mas para isso ia deixar já linhas de reserva para todas as divisões.

No entanto, o que também tinha pensado, seria fazer a instalação tradicional em paralelo com a domótica com PLC. Desta forma colocava no quadro um seletor que deixava escolher se a parte elétrica era controlada pela instalação tradicional ou pelo PLC.
Já alguém fez algo do género?
Sugestões?

Obrigado.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por joao-pt »

Conheço quem tenha uma casa com domótica em que utilizou a série 1200 da Siemens. Optou dessa forma por ser da área, assim consegue mais facilmente alterar opções, adicionar funcionalidades, etc.

Qual seria o objetivo de um sistema paralelo?
Andrefs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 15 mai 2020, 08:24
Localização: Porto

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por Andrefs »

joao-pt Escreveu: 15 mai 2020, 12:43 Conheço quem tenha uma casa com domótica em que utilizou a série 1200 da Siemens. Optou dessa forma por ser da área, assim consegue mais facilmente alterar opções, adicionar funcionalidades, etc.

Qual seria o objetivo de um sistema paralelo?
O objectivo do sistema em paralelo seria para o caso de alguma avaria e não estivesse eu por casa para resolver ou não tivesse material naquela altura, conseguir ter tudo a funcionar na mesma.
Uma coisa é um interruptor avariar que não é problemático. Outra coisa é um plc ou uma carta avariar (que é pouco provável) e não ter disponível para troca.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por justme »

Boas,

o que quer fazer é um sistema semelhante ao que em automatismos se designa por controlo "manual/automático".

Esse tipo de instalação deverá apoiar-se no uso intensivo de relés não apenas para receber os controlos do automato mas tambem dos comandos alternativos.

Vá dizendo o que pensa fazer e como pensa fazer para permitir o debate e também a partilha.

Um abraço
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por joao-pt »

Esse sistema em paralelo compensa? Tendo em conta que será instalado e mantido por ti, se fosse por uma empresa compreendia facilmente a reserva. Vais adicionar complexidade e custos ao sistema e possivelmente nunca vais usar esse sistema paralelo. Depois de teres a automação a funcionar será que estás disposto a ficar sequer uma semana em modo manual? Tenho muitas dúvidas disso, vais querer chegar a casa e a temperatura estar ok em todas as divisões selecionadas, os estores estarem já fechados, etc. não vais estar com grande paciência de andar a fazer isso tudo manualmente se não tens esse hábito naquele momento.

Agora se estamos a falar de domótica apenas para ligar e desligar iluminação, se calhar o custo extra será relativamente baixo.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por justme »

Boas,

pelo que entendi essa função será apenas usada como recurso e, julgo eu, em alguns circuitos prioritários aquando de avaria no modo automático e enquanto não a repara...

Mas terá que "abrir mais o jogo" para podermos continuar a contribuir/debater...

Até já
Andrefs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 15 mai 2020, 08:24
Localização: Porto

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por Andrefs »

Bom dia a todos,

Pelo que li das vossas respostas e pelo que já pesquisei até agora, realmente o sistema paralelo de pouco me iria servir caso utilizasse mesmo um PLC. Sendo um PLC industrial, a probabilidade de algo avariar é muito pequena.

Pelo que pensei até agora, para o uso de um PLC (que neste caso seria um S7-1200 da Siemens), teria de usar bastantes relés.

A ideia seria diferenciar tomadas e luzes, para por exemplo desligar automáticamente todas as tomadas de certas divisões durante o dia de modo a haver poupança de consumos.

Teria de passar todos os cabos para todas as divisões, de maneira a ir a interruptores e voltar ao quadro para saber quando foi acionada cada interruptor e depois ir atuar as luzes.
Teria de deixar algumas linhas de reserva em cada divisão para no futuro puder acrescentar algo, caso necessário.

O que pretendo controlar, para já seria:
Luzes;
Tomadas;
Interruptores;
AC;
Temperatura Ambiente;
Estores elétricos;

No futuro, talvez acrescentar um google home para controlar por voz, mas já teria de acrescentar um arduino ou Raspberry ao PLC para fazer a interface.

Neste momento tenho esta ideia, porque acho que os outros sistemas de domótica se tornam caros e porque queria evitar sistemas que envolvem Wi-fi devido à fraca robustez.

Mas aceito outras sugestões também.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por joao-pt »

Sim, é natural teres um quadro só para relés.

Se a ideia é controlares tudo, o melhor é separares todas as tomadas e todos os pontos de iluminação, vai aumentar o custo mas ficas com controlo total.

É recomendável deixares reservas para alarmes, etc que não instales agora mas possas instalar mais tarde.

Tens domótica sem fios e que não usa Wi-Fi, se estás a construir casa, acho que faz todo o sentido usares sistemas com comunicação por cabo.

Se estás desorientado por onde começar e o que fazer, recomendo-te que visites uma casa com domótica, se ainda não o fizeste, e que contactes com empresas da área para ficares com uma ideia dos valores, se também ainda não o fizeste.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por justme »

Boas,

eu faria da seguinte forma:

-o quadro de automação ficaria junto ao quadro normal de eletricidade, o que teria a vantagem de controlar a partir daí os circuitos que servissem um só aparelho...

-cada divisão teria uma caixa para reles (ou outro interface necessário) por cada circuito que servisse essa divisão...

-a distribuição dos circuitos eletricos seria realizada de forma tradicional, servindo a caixa de relés também como caixa de distribuição para os equipamentos de cada divisão pertecentes ao mesmo circuito...

-os circuitos/equipamentos seriam comandados pela cablagem das saídas vinda do automato para essa caixa de relés...

-o automato receberia a informação dos circuitos a controlar através de informação fornecida por sensores, interruptores, botões de pressão, etc através da cablagem das entradas...

-o quadro de automação teria um conjunto de comutadores que fariam a seleção entre o funcionamento automático ou manual (de recurso) dos circuitos/aparelhos desejados...

Esta estrutura tem a vantagem de o comando(cablagem de saídas e cablagem de entradas )ser feito a fio mais fino e barato ao inves de se andar a passear os fios de potencia para frente e para trás...


Até já
luixmod
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 18 jul 2020, 21:24
Localização: Aveiro

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por luixmod »

justme Escreveu: 19 mai 2020, 22:58 Boas,

eu faria da seguinte forma:

-o quadro de automação ficaria junto ao quadro normal de eletricidade, o que teria a vantagem de controlar a partir daí os circuitos que servissem um só aparelho...

-cada divisão teria uma caixa para reles (ou outro interface necessário) por cada circuito que servisse essa divisão...

-a distribuição dos circuitos eletricos seria realizada de forma tradicional, servindo a caixa de relés também como caixa de distribuição para os equipamentos de cada divisão pertecentes ao mesmo circuito...

-os circuitos/equipamentos seriam comandados pela cablagem das saídas vinda do automato para essa caixa de relés...

-o automato receberia a informação dos circuitos a controlar através de informação fornecida por sensores, interruptores, botões de pressão, etc através da cablagem das entradas...

-o quadro de automação teria um conjunto de comutadores que fariam a seleção entre o funcionamento automático ou manual (de recurso) dos circuitos/aparelhos desejados...

Esta estrutura tem a vantagem de o comando(cablagem de saídas e cablagem de entradas )ser feito a fio mais fino e barato ao inves de se andar a passear os fios de potencia para frente e para trás...


Até já
boas, numa habitação nova é possível fazer isso sem levantar problemas? eu estava com uma ideia de aplicar um quadro ao lado do eléctrico para fazer só automação, usar 24v para sinais de portas e sensores de movimento, entre outros.. e depois fazer o comando por SSR ou relé no quadro electrico, o meu medo depois de passar cabos e preparar tudo é reprovarem a instalação... já li o RTIEBT e não encontro nada que me esclareça isto.
Andrefs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 15 mai 2020, 08:24
Localização: Porto

Re: Domótica com PLC e instalação tradicional

Mensagem por Andrefs »

Bom dia,

Tenho pensado sobre este projeto, embora ainda não tenha tomado nenhuma decisão e ainda me falte fazer mais uns testes, mas provavelmente o que irei fazer é o seguinte:

Dois quadros elétricos (1 principal e outro secundário mais pequeno)
O quadro elétrico principal irá levar todos os controlos normais, PLC de controlo com cartas de expansão de IO's, relés, etc.
O quadro secundário que estará numa outra zona da casa, terá uma ilha Weidmuller com cartas de IO's para fazer a interligação de sinais com o PLC por rede (o intuito deste quadro será passar menos cabo pela casa e no futuro ser mais fácil acrescentar coisas ao sistema se necessário).

Circuitos de controlo
Interruptores - Vão trabalhar todos a 24V para irem diretos ao PLC.
Tomadas, iluminação, estores elétricos e outros controlos - 220V. PLC dá ordem e passa por um relé.

Cablagem
Irei passar a cablagem necessária para os circuitos que pretendo neste momento e deixar mais algumas linhas de reserva já passadas para se precisar para o futuro.

Instalação Tradicional
Não irá ter. O PLC irá controlar tudo. Sendo este um equipamento industrial, a probabilidade de avariar é quase nula. Caso isso aconteça, é ter um de reserva e fazer substituição rápida.

Interfaces
Interruptores - Serão dos normais de uma instalação tradicional.
Consola - Irei criar uma app android para usar no telemóvel (dentro e fora de casa) e detro de casa terá um tablet com a mesma app android para fazer o controlo.
Alexa - Irei incluir a alexa com recurso a um Arduino industrial ou Raspberry pi industrial.
Controlo AC - Aqui ainda tenho as minhas dúvidas, mas provavelmente irei fazer a interligação do mesmo através de infravermelhos que penso que até os mais recentes têm (também com arduino industrial ou Raspberry pi industrial).


Assim de uma forma geral, tenho isto para já pensado. Ainda tenho mais algum tempo para pensar melhor e testar algumas coisas porque o projeto está em fase de aprovação e já se sabe como Portugal funciona nestes assuntos.

Aceito sugestões para melhorar, claro :)
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”