Ajuda em um projeto escolar

Responder
abiliooliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 dez 2019, 21:43
Localização: chaves

Ajuda em um projeto escolar

Mensagem por abiliooliveira »

Boas malta sou novo aqui!!!
o programa que utilizo para programar é o Zelio aquilo é para trabalhar com o autómato da schneider muito básico.
o protejo consiste em uma ponte elevatória, vai ter dois sensores entrada do barco e saida, vai ter dois semáforo, vão estar verdes quando começar o programa, e a barreira vai estar levantada, quando o barco passar vai activar o sensor e vai fazer com que o semáforo fique vermelho e a barreira desça ( a barreira vai ter que ser temporizada porque o sensor fim de curso não consegue ativar por falta de peso) quando isso estiver esse processo estiver concluido a ponte vai subir, o barco ao passar por baixo e seguir caminho vai activar o segundo sensor e vai fazer o reverso.
É muito simples, mas como tive pouco tempo de aprendizagem ainda estou muito cru na matéria e gostaria de saber alguém que me possa ajudar nisto, agradecia imenso!!!

comprimentos a toda a comunidade!!!


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda em um projeto escolar

Mensagem por joao-pt »

Já tens o Grafcet? Em que ponto estás a ter dúvidas?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ajuda em um projeto escolar

Mensagem por nelmindo »

concordo que comeces pelo grafcet
abiliooliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 27 dez 2019, 21:43
Localização: chaves

Re: Ajuda em um projeto escolar

Mensagem por abiliooliveira »

o meu problema é todo ele nos nem demos o que é um grafcet, e depois a professora mandou fazer o projeto que é mais elaborado do que o que aprendemos na aula e basicamente eu tenho ideia como fazer mas nao consigo. a perposito o meu curso é profissional.
nao quero que isto pareça mal mas queria arranjar um profissional ou alguém entendido na matéria, que me diga como se faz ou o faça porque eu n tenho a capacidade de tal. mesmo que fosse preciso pagar pelo serviço como normalmente seria normal caso contratasse alguem.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ajuda em um projeto escolar

Mensagem por joao-pt »

Certamente que foram dadas pelo menos algumas bases de automação para fazeres o trabalho. A minha sugestão é que coloques aqui um rascunho de um esquema teu, pode ser uma fotografia de um esquema em papel, alguém te ajudará se forem necessárias alterações ou se tiveres dúvida em algum ponto.

Começa por perceber quais são as entradas, as saídas e os temporizadores.
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Ajuda em um projeto escolar

Mensagem por RicardoENTA »

Boas,

Primeiro, Zelio não é um autómato mas sim um relé programável.
Segundo, se contratares alguém para fazer o trabalho nunca vais aprender e é nesses momentos de aflição que se aprende mais, por isso senta o cu na cadeira e começa a estudar se queres ser alguém.
Terceiro, qual módulo vais usar e que linguagem ( Ladder ou FBD).
Quarto, como sugiraram faz um grafcet que é basicamente um fluxograma.
Quinto, o programa é simples, relaxa que não é o fim do mundo.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”