Projecto Máquina Misturadora

Responder
João Paulo Bola
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 23 out 2018, 11:21
Localização: Aveiro
Enviou: 1 vez

Projecto Máquina Misturadora

Mensagem por João Paulo Bola »

Bom dia! Estou de volta de um projecto para uma máquina misturadora industrial e deparei-me com um problema, (tendo em conta o pouco material disponível até então) pedindo então um "brainstorming" da comunidade.
Preciso utilizar 4 saídas no autómato para programar 4 velocidades diferentes no VEV, tendo em conta que não encontrei nenhum ponto em comum no circuito onde pudesse ligar a 4º saída necessária, quais serão as possíveis soluções?


ps: Qualquer dúvida para esclarecimento adicional disponham.


RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Projecto Máquina Misturadora

Mensagem por RicardoENTA »

João Paulo Bola Escreveu: 23 out 2018, 11:30 Bom dia! Estou de volta de um projecto para uma máquina misturadora industrial e deparei-me com um problema, (tendo em conta o pouco material disponível até então) pedindo então um "brainstorming" da comunidade.
Preciso utilizar 4 saídas no autómato para programar 4 velocidades diferentes no VEV, tendo em conta que não encontrei nenhum ponto em comum no circuito onde pudesse ligar a 4º saída necessária, quais serão as possíveis soluções?


ps: Qualquer dúvida para esclarecimento adicional disponham.
podes explicar melhor o que está a negrito, não percebi.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
João Paulo Bola
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 23 out 2018, 11:21
Localização: Aveiro
Enviou: 1 vez

Re: Projecto Máquina Misturadora

Mensagem por João Paulo Bola »

Necessito de 4 saídas para poder configurar 4 velocidades no variador. O problema é não ter mais saídas no autómato disponíveis onde possa ligar a 4º saída que falta ligar. Sei que poderia haver algum ponto em comum no circuito, ou seja, algo onde pudesse ligar esta saída que falta onde pudesse partilhar uma saída com uma lampada que trabalhasse em simultâneo por exemplo. Mas uma vez que esse ponto em comum não existe (uma vez verificado) , de que forma posso eu ir buscar mais uma saída?

ps: um pequeno reparo, preciso de configurar 3 velocidades e para isso vão ser necessárias 4 saídas disponíveis, mas existe 1 em falta. A ideia era arranjar um método em que sem alterar o projecto conseguisse arranjar essa saída extra que me falta.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Projecto Máquina Misturadora

Mensagem por nelmindo »

João Paulo Bola Escreveu: 23 out 2018, 14:41 Necessito de 4 saídas para poder configurar 4 velocidades no variador. O problema é não ter mais saídas no autómato disponíveis onde possa ligar a 4º saída que falta ligar. Sei que poderia haver algum ponto em comum no circuito, ou seja, algo onde pudesse ligar esta saída que falta onde pudesse partilhar uma saída com uma lampada que trabalhasse em simultâneo por exemplo. Mas uma vez que esse ponto em comum não existe (uma vez verificado) , de que forma posso eu ir buscar mais uma saída?

ps: um pequeno reparo, preciso de configurar 3 velocidades e para isso vão ser necessárias 4 saídas disponíveis, mas existe 1 em falta. A ideia era arranjar um método em que sem alterar o projecto conseguisse arranjar essa saída extra que me falta.
Não precisas. Os variadores normalmente tem a função multivelocidade, podendo obter 8 velocidades perfeitamente parametrizáveis, apenas com 3 entradas do variador:
000 velocidade #1
001 velocidade #2
010 velocidade #3
011 velocidade #4
...

Ou seja, com 2 entradas, consegues 4 velocidades.
João Paulo Bola
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 23 out 2018, 11:21
Localização: Aveiro
Enviou: 1 vez

Re: Projecto Máquina Misturadora

Mensagem por João Paulo Bola »

Mas para o S1 e S2 só temos 1 entrada disponivel no autómato,creio que só vaicobrir o (F) Foward e o (R) Reverse.
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Projecto Máquina Misturadora

Mensagem por RicardoENTA »

a ideia do nelmindo é a melhor ideia. mas também podes fazer por portas lógicas. podes quebrar a cabeça, mas dá
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”