[Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

CF,Lda Escreveu: 25 jul 2017, 20:34 Vivam.
Colega Virtual,
o que é o Q2/Q3? Bloco térmico...disjuntor-motor ..
E o 04-07 S1? Uma terceira cam do interruptor? Liga com...?
Cps
A. Castro
CF bom reparo. ;)
erro meu por falta de atençao. Má escolha do simbolo na biblioteca do DS Eletrical, ainda estou a aprender a ligar com o software e as bibliotecas ainda estao um bocado incompletas. Preciso de mais simbolos que terei eventualmente que os desenhar.

Em relaçao ao S1 04-07 nao falaria em terceira cam mas antes num bloco auxiliar de contactos NA.
Só conheço bem o material da schneider e no catalogo deles nao lhe chamam cam mas sim contactos auxiliares para acrescentar nas botoneiras de quadro. No caso e após uma consulta rapida ao guia de escolha de interruptores no site http://tools.schneider-electric.com.br/modulos/botoes/ surgiu este Imagem com as especificaçoes que sao necessarias aqui. Neste caso concreto é da Linha Harmony referencia 9001SKS502BH7

Entretanto refiz o desenho com o simbolo correcto para o RT mas tanto na biblioteca do software como nas pesquisas que fiz na net so me aparece um RT de 3 fases mas com as ligaçoes desenhadas á moda do tal "enrolamento" que eu ja falei mais acima. (deve ser coincidencia este tipo de ligaçao estar agora a surgir-me constantemente. ;) )

Nas pesquisas que fiz na net aparece sempre assim em todos os manuais que vi para motores monofasicos, embora todos refiram que o neutro nao deve ser cortado por fusiveis ou disjuntores. Se puderes esclareceres este ponto fico agradecido. ;)
A minha area principal é mais automaçao e comando lógico e nao eletricidade pura e dura.
Citando alguem desta comunidade: Se quisermos todos juntos havemos de aprender algo.

E ja agora uma coisa que me chamou a atençao e que se calhar tambem ninguem reparou ou nem pensou no caso.
Motores para bombas de agua nao costumam ser sempre trifasicos? se calhar posso estar enganado...
Anexos
Desenho corrigido do Controlo de 2 motores
Desenho corrigido do Controlo de 2 motores
Controlo de 2 motores monofasicos.jpg (87.04 KiB) Visto 1393 vezes


Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por ohmico »

CF,Lda Escreveu: 25 jul 2017, 20:27 Vivam.
Colega Ohmico, eu não apresentei nenhum esquema; apenas sugeri algumas alterações ao esquema inicial.
Cps
A. Castro
ohmico Escreveu: 24 jul 2017, 22:10 Boas,

Acho interessante ninguém ter posto em causa o tipo de ligação apresentada nos contactores.
Quanto à numeração repetida nos contactos das botoneiras, não há repetição pois são botoneiras diferentes a avaliar pela referência.
Com respeito ao esquema proposto pelo CF não se consegue ver.

Ohmico
Boas,

tem razão, foi confusão minha.

Ohmico
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Começando pelo fim as bombas de água não são todas trifásicas; também as há monofásicas.
Essa 3a cam ou bloco de contacto do comutador deveria ser unido aos outros dois contactos, há semelhança do que fez com os contactos dos contactores;
Outra observação: Q1 deveria desaparecer e dar lugar a três disjuntores, a saber, um por cada motor ( desta forma se um dos motores entrar em curto-circuito, o outro manter-se-á em serviço) e outro para comandos.
Cps
A. Castro
LVirtual Escreveu: 26 jul 2017, 09:59
CF,Lda Escreveu: 25 jul 2017, 20:34 Vivam.
Colega Virtual,
o que é o Q2/Q3? Bloco térmico...disjuntor-motor ..
E o 04-07 S1? Uma terceira cam do interruptor? Liga com...?
Cps
A. Castro
CF bom reparo. ;)
erro meu por falta de atençao. Má escolha do simbolo na biblioteca do DS Eletrical, ainda estou a aprender a ligar com o software e as bibliotecas ainda estao um bocado incompletas. Preciso de mais simbolos que terei eventualmente que os desenhar.

Em relaçao ao S1 04-07 nao falaria em terceira cam mas antes num bloco auxiliar de contactos NA.
Só conheço bem o material da schneider e no catalogo deles nao lhe chamam cam mas sim contactos auxiliares para acrescentar nas botoneiras de quadro. No caso e após uma consulta rapida ao guia de escolha de interruptores no site http://tools.schneider-electric.com.br/modulos/botoes/ surgiu este Imagem com as especificaçoes que sao necessarias aqui. Neste caso concreto é da Linha Harmony referencia 9001SKS502BH7

Entretanto refiz o desenho com o simbolo correcto para o RT mas tanto na biblioteca do software como nas pesquisas que fiz na net so me aparece um RT de 3 fases mas com as ligaçoes desenhadas á moda do tal "enrolamento" que eu ja falei mais acima. (deve ser coincidencia este tipo de ligaçao estar agora a surgir-me constantemente. ;) )

Nas pesquisas que fiz na net aparece sempre assim em todos os manuais que vi para motores monofasicos, embora todos refiram que o neutro nao deve ser cortado por fusiveis ou disjuntores. Se puderes esclareceres este ponto fico agradecido. ;)
A minha area principal é mais automaçao e comando lógico e nao eletricidade pura e dura.
Citando alguem desta comunidade: Se quisermos todos juntos havemos de aprender algo.

E ja agora uma coisa que me chamou a atençao e que se calhar tambem ninguem reparou ou nem pensou no caso.
Motores para bombas de agua nao costumam ser sempre trifasicos? se calhar posso estar enganado...
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por Mestreclima »

LVirtual Escreveu: 25 jul 2017, 12:34 Nao querendo fazer double-post, por isso se quem de direito achar por bem pode juntar os dois ultimos posts.

Nos entretantos andei aqui a desenhar o esquema correctivo ao primeiro desenho colocado pelo Autor do Topico,
tambem para treinar os desenhos no Design Spark Electrical que ainda nao me adaptei bem ao "bicho".

Se detectarem incorreçoes nos simbolos ou no desenho propriamente dito, agradeço que me digam dentro do "espirito das boas praticas". ;)

Comando de 2 Bombas Hidraulicas.pdf

Nota: o contacto NA S1 04-7 é um contacto auxiliar a acrescentar no Interruptor de 2 Posiçoes com passagem por Zero S1.
Estes interruptores, pelo menos os da Schneider permitem o acrescento de pelo menos 2 contactos auxiliares no mesmo bloco do botao principal.
Nota2: Penso que o resto dos dispositivos estao bastante claros para compreensao. É tudo simbologia default da Design Spark bem como a numeração dos contactos, por isso estejam á vontade para me ajudarem a corrigir as bibliotecas de simbolos do software. ;)
Boas, podes começar de novo e explicar qual o objectivo de ter uma boia ou as duas.
2º motor/ boia será para apoio?
Boia 1 Normal e boia 2 de segurança?.

Para mim não faz sentido o contacto auxiliar S1 04-7. Mas porque não sei o real desempenho do projecto.
Cump.

Rochinha
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por Mário »

Boas

Parece trabalho de escola.

Utiliza-se em bombas do tipo,

Uma bomba com um nível, outra com nível superior.

Arranca a bomba 1, o nível sobe, arranca a bomba 2.

Quem fez a pergunta ainda nada disse.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

CF,Lda Escreveu: 26 jul 2017, 21:12 Vivam.
Começando pelo fim as bombas de água não são todas trifásicas; também as há monofásicas.
Essa 3a cam ou bloco de contacto do comutador deveria ser unido aos outros dois contactos, há semelhança do que fez com os contactos dos contactores;
Outra observação: Q1 deveria desaparecer e dar lugar a três disjuntores, a saber, um por cada motor ( desta forma se um dos motores entrar em curto-circuito, o outro manter-se-á em serviço) e outro para comandos.
Cps
A. Castro
Antes de mais, obrigado pelas dicas. ;)

Quanto à união do bloco auxiliar com o comutador de 3 posiçoes, no software de desenho nao é possivel fazer isso sem criar um novo simbolo.
O botao cuja imagem apresentei, por acaso ja vem com o contacto auxiliar incorporado no corpo, mas outros que eu usava antes nao vinham.
As botoneiras e comutadores da Telemec eram todos separaveis em blocos para se poder usar as configuraçoes que fossem necessarias.
Provavelmente a Schneider quando comprou a telemequanic acabou com as linhas deles aos poucos. ja nao compro material destes ha meia duzia de anos, por isso nao conheço a actualidade do grupo schneider em novas linhas de produtos.
com o tempo e se o uso o justificar adicionarei estes novos simbolos á minha biblioteca.

Tambem concordo em relaçao aos disjuntores, mas eu tenho estado a basear-me no desenho original, e tambem concordando com o Mario em que isto é provavel que seja um trabalho escolar, tambem nao quero estar aqui a fazer trabalho pro, como ja aconteceu antes. Em termos de logica de comando o desenho esta correcto, em termos de segurança electrica, ja nao me parece que tenha obrigaçao de fazer melhor.
Até porque o que eu ganho com isto é o treino no Design Spark Electrical.
Se nao for estes pedidos de ajuda nao tenho motivos para estar a usar o software, pelo menos por agora. ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

Mestreclima Escreveu: 26 jul 2017, 22:42
LVirtual Escreveu: 25 jul 2017, 12:34 Nao querendo fazer double-post, por isso se quem de direito achar por bem pode juntar os dois ultimos posts.

Nos entretantos andei aqui a desenhar o esquema correctivo ao primeiro desenho colocado pelo Autor do Topico,
tambem para treinar os desenhos no Design Spark Electrical que ainda nao me adaptei bem ao "bicho".

Se detectarem incorreçoes nos simbolos ou no desenho propriamente dito, agradeço que me digam dentro do "espirito das boas praticas". ;)

Comando de 2 Bombas Hidraulicas.pdf

Nota: o contacto NA S1 04-7 é um contacto auxiliar a acrescentar no Interruptor de 2 Posiçoes com passagem por Zero S1.
Estes interruptores, pelo menos os da Schneider permitem o acrescento de pelo menos 2 contactos auxiliares no mesmo bloco do botao principal.
Nota2: Penso que o resto dos dispositivos estao bastante claros para compreensao. É tudo simbologia default da Design Spark bem como a numeração dos contactos, por isso estejam á vontade para me ajudarem a corrigir as bibliotecas de simbolos do software. ;)
Boas, podes começar de novo e explicar qual o objectivo de ter uma boia ou as duas.
2º motor/ boia será para apoio?
Boia 1 Normal e boia 2 de segurança?.

Para mim não faz sentido o contacto auxiliar S1 04-7. Mas porque não sei o real desempenho do projecto.
MestreClima qual o objectivo de ter uma boia ou duas teras que perguntar ao Autor do Topico. Mas inclino-me para a explicaçao do Mário. ;)

Se leres o post inicial do topico vais entender a necessidade do contacto auxiliar.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
BoiCaraPreta
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 22 jul 2017, 21:06
Enviou: 2 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por BoiCaraPreta »

Mestreclima, a situação proposta acontece em 3 reservatórios, onde a M1 esta ligado ao primeiro, a M2 ao segundo. a CHB2 ao segundo reservatório e a CHB1 ao terceiro;
Mestreclima Escreveu: 26 jul 2017, 22:42
LVirtual Escreveu: 25 jul 2017, 12:34 Nao querendo fazer double-post, por isso se quem de direito achar por bem pode juntar os dois ultimos posts.

Nos entretantos andei aqui a desenhar o esquema correctivo ao primeiro desenho colocado pelo Autor do Topico,
tambem para treinar os desenhos no Design Spark Electrical que ainda nao me adaptei bem ao "bicho".

Se detectarem incorreçoes nos simbolos ou no desenho propriamente dito, agradeço que me digam dentro do "espirito das boas praticas". ;)

Comando de 2 Bombas Hidraulicas.pdf

Nota: o contacto NA S1 04-7 é um contacto auxiliar a acrescentar no Interruptor de 2 Posiçoes com passagem por Zero S1.
Estes interruptores, pelo menos os da Schneider permitem o acrescento de pelo menos 2 contactos auxiliares no mesmo bloco do botao principal.
Nota2: Penso que o resto dos dispositivos estao bastante claros para compreensao. É tudo simbologia default da Design Spark bem como a numeração dos contactos, por isso estejam á vontade para me ajudarem a corrigir as bibliotecas de simbolos do software. ;)
Boas, podes começar de novo e explicar qual o objectivo de ter uma boia ou as duas.
2º motor/ boia será para apoio?
Boia 1 Normal e boia 2 de segurança?.

Para mim não faz sentido o contacto auxiliar S1 04-7. Mas porque não sei o real desempenho do projecto.
BoiCaraPreta
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 22 jul 2017, 21:06
Enviou: 2 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por BoiCaraPreta »

LVirtual, muito obrigado não sabia sobre a impossibilidade de duplicacao da CHB2 no desenho. realmente nao funciona dessa maneira ;
LVirtual Escreveu: 23 jul 2017, 10:45 a Botoneira ChB2 esta mal desenhada. nao podes duplicar contactos com a mesma numeraçao num desenho.

Em termos logicos nao faz muito sentido usar a Botoneira 2 para ativar o Motor 1.
Nao ficaria melhor a ChB1 activar o M1 e a ChB2 activar o M2 sempre?
E no Modo 1 alimentar apenas a ChB1 e no modo 2 alimentar ambas as botoneiras?


LVirtual, gostaria muito de poder visualizar o arquivo, porem no momento nao estou com permissões para abrir anexos;

LVirtual Escreveu: 25 jul 2017, 12:34 Nao querendo fazer double-post, por isso se quem de direito achar por bem pode juntar os dois ultimos posts.

Nos entretantos andei aqui a desenhar o esquema correctivo ao primeiro desenho colocado pelo Autor do Topico,
tambem para treinar os desenhos no Design Spark Electrical que ainda nao me adaptei bem ao "bicho".

Se detectarem incorreçoes nos simbolos ou no desenho propriamente dito, agradeço que me digam dentro do "espirito das boas praticas". ;)

Comando de 2 Bombas Hidraulicas.pdf

Nota: o contacto NA S1 04-7 é um contacto auxiliar a acrescentar no Interruptor de 2 Posiçoes com passagem por Zero S1.
Estes interruptores, pelo menos os da Schneider permitem o acrescento de pelo menos 2 contactos auxiliares no mesmo bloco do botao principal.
Nota2: Penso que o resto dos dispositivos estao bastante claros para compreensao. É tudo simbologia default da Design Spark bem como a numeração dos contactos, por isso estejam á vontade para me ajudarem a corrigir as bibliotecas de simbolos do software. ;)
BoiCaraPreta
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 22 jul 2017, 21:06
Enviou: 2 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por BoiCaraPreta »

CF,Lda, Muito obrigado pela sua ajuda, as proteções realmente são muito importantes, vou acrescentar ao próximo desenho. A minha intensão inicial era usar um comutador 3 posiçoes como voce disse, mas não achei o simbolo dele no software ai tive que improvisar;
CF,Lda Escreveu: 23 jul 2017, 21:45 Vivam.
Na minha humilde opinião, deveria individualizar as protecções aos motores e prever outra para o circuito de comando.
Para que esse diagrama eléctrico funcione, terá que eliminar uma das CB2 e aplicar um relé para isolar eléctricamente o sistema 1 do sistema 2...
Eu também aplicaria um comutador de 3 posições, sendo o 0 uma delas.
Cps
A. Castro
BoiCaraPreta
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 22 jul 2017, 21:06
Enviou: 2 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por BoiCaraPreta »

neimindo, muito obrigado por esclarecer esse erro; vou corrigir e acrescentar um rele de sobrecarga para proteção, assim como um botão de comando desliga, as sinaleiras e o para-raio ;
nelmindo Escreveu: 25 jul 2017, 09:51 LVirtual (Silvio Santos), a razão de enrolarem isso era para o relé térmico detectar corrente nas 3 "fases". Eu sei que o circuito não tem relé-térmico, mas às vezes as pessoas copiam os circuitos e alteram, e fazem como o ditado diz: eu vi a fazer assim, continuei a fazer...
Também quando o arco eléctrico é dividido por vários contactos, o desgaste é menor, porque a faisca é mais pequena. Mas esta solução não sei a abrangência dela, isto é, se vale o esforço.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

BoiCaraPreta Escreveu: 28 jul 2017, 15:17 LVirtual, gostaria muito de poder visualizar o arquivo, porem no momento nao estou com permissões para abrir anexos;

Bom, quanto a isso nao posso ajudar, so falando com a administraçao do forum.
posso é tentar enviar o desenho por MP, mas nao sei se nao vai resultar no mesmo impedimento.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
BoiCaraPreta
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 22 jul 2017, 21:06
Enviou: 2 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por BoiCaraPreta »

Olá, com a ajuda e dicas de voces modifiquei o desenho, agora parece estar funcional;
EsquemaLigacaoControleAutomaticoBomba4.png
EsquemaLigacaoControleAutomaticoBomba4.png (15.74 KiB) Visto 1340 vezes
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por LVirtual »

Quando queremos, todos juntos chegamos sempre a algum lado util...
;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: [Duvida] Comandos Eletricos para dois motores independentes

Mensagem por ohmico »

BoiCaraPreta Escreveu: 28 jul 2017, 21:51 Olá, com a ajuda e dicas de voces modifiquei o desenho, agora parece estar funcional;

EsquemaLigacaoControleAutomaticoBomba4.png
Boas,

quando liga CH 13/14 o objectivo é ligar indistintamente M1 ou M2 mas pelos comandos trocados?

CHB1 a ligar M2 (K2) e CHB2 a ligar M1(K1)?

Ohmico
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”