placa BFT VENERE D portao seccionado

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por ENERGY »

Boas
5 anos de serviço é muita manobra e desgaste, e eventual manutenção (o) portanto já cumpriu a sua obrigação :)

cpalha Escreveu:Olá amigos


Abaixo apresento a soluçao provisoria para que proteja o carrinho de partir novamente

Assim apliquei um fim de curso e liguei aos pinos 3 e 4 (Botão de START N.A.)

Se porventura a placa nao parar, este fim de curso pára e ao premir novamente o botao do comando o sentido é invertido, ou seja, o portão abre.


Se alguem necessitar de mais fotos deste sistema pf diga, pois demontei tudo, motor para ver o encoder, placa, etc... a conclusão é a mesma a placa perde o fim de curso da abertura ao fim de 2 ou 3 vezes que se abre o portão.

P.S. Aguardo feedback da BFTPortugal, e BFT UK, sobre este problema para ver o que me dizem.
Na altura de comprar o vendedor disse logo BFT é a melhor, pois pois ao fim de 5 anos voilá.



Cumprimentos
CPalha


Cpts.
Energy
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Caro colega Energy


Espero que seja uma piada o seu comentario.
Senao por favor concretize em que modos uma manutenção perfeita e atempada prevenia da placa deixar de controlar os impulsos na abertura do portao?

Obviamente que no futuro terei de comprar uma board nova, mas saiba que estas boards dao para ligar a um pc e ver o seu output e dessa forma identificar com mais facilidade o componente em falta, mas já sabe qual a resposta que lhe dão, compre novo....

Quando o carrinho deixou de me subir o portao (o que engata na corrente), a resposta do vendedor foi compre um novo, mas eu abrio-o e apenas tinha uma pequena peça em nylon (fusivel) partido, fiz uma nova e já está a funcionar.


Acho que nao nos podemos limitar a dizer "isso já está velho, compre novo" é preciso justificar tecnicamente e economicamente o comentario.


saudações

CP
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por ENERGY »

Boas
Tem razão no que diz, mas a maioria das empresas não tem ao seu dispor pessoal técnico com os seus conhecimentos, se os tive-se, e os fize-se deslocar ao cliente, custariam ao cliente algumas centenas de euros, o que ficaria mais caro que o motor novo do portão.
Daí o mas simples e económico para o cliente sem conhecimentos técnicos, passa por substituir por novo.

cpalha Escreveu:Caro colega Energy


Espero que seja uma piada o seu comentario.
Senao por favor concretize em que modos uma manutenção perfeita e atempada prevenia da placa deixar de controlar os impulsos na abertura do portao?

Obviamente que no futuro terei de comprar uma board nova, mas saiba que estas boards dao para ligar a um pc e ver o seu output e dessa forma identificar com mais facilidade o componente em falta, mas já sabe qual a resposta que lhe dão, compre novo....

Quando o carrinho deixou de me subir o portao (o que engata na corrente), a resposta do vendedor foi compre um novo, mas eu abrio-o e apenas tinha uma pequena peça em nylon (fusivel) partido, fiz uma nova e já está a funcionar.


Acho que nao nos podemos limitar a dizer "isso já está velho, compre novo" é preciso justificar tecnicamente e economicamente o comentario.


saudações

CP
Cpts.
Energy
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Olá amigo Energy


Com a quantidade de impostos que todos estamos sobrecarregados tem alguma razão.
Mas trabalho numa "escola" de engenheiros e sei bem quanto os empresários lhes pagam quando vao para o mundo do trabalho.

A vida nao esta facil, mas agora ainda está pior e essa de tirar velho meter novo, vender carro velho e comprar novo....nao terá infelizmente muito futuro.

Um técnico com curso profissional um portátil (hoje em dia são aos montes) em 10 minutos fazia o diagnostico e até poderiam ter boards reparadas a metade do preço para substituição.

Obviamente que as margens de lucro nao tinham nada a ver... tambem sei que todos temos de "levar a vida" mas é sempre o mexilhão a pagar a conta...

A mim revoltou-me dizerem-me que por partir um pequeno dente em nylon no carrinho que puxa o portão, teria de comprar um carrinho novo e em 30 minutos arranjei um dente (serra de cortar ferro, lima e maquina de furar (tenho fotos de tudo para quem precisar)), acha que demora assim tanto a um profissional?

Claro que o preço de arranjar o dente de nylon seria tipo 1 hora de trabalho, enquanto que um carrinho novo nem quero pensar....


Caro amigo, estes pontos de vista nao são contra si nem contra ninguem, apenas tenho uma forma de pensar diferente da maioria das pessoas...


Por isso é que cada vez sou apologista dos foruns, ajuda e és ajudado :)

Um abraço
CP
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu tambem sou a favor de reparar, se o equipamento fosse meu não pensava duas vezes.
Como é possivél em alguns casos reparar algo, um distribuidor de iluminação em Portugal, envia-me a seguinte informação, junto com uma proposta:
"Se for solicitado qualquer tipo de assistência, ou presença em reuniões técnicas, será cobrado por esses serviços de presença técnica no local, um valor entre 65€/h e 150€/h dependendo do grau de assistência requerida, acrescidos de despesas de deslocação, mais IVA"
Como é possivél, nos tempos que correm, alguém se dar ao luxo de praticar estes preços.
Perante isto, se um projetor tiver uma avária que não esteja coberta pela garantia, ou se consegue reparar graças ao conhecimento do eletricista, ou o melhor é mandá-lo para o lixo, e comprar novo que fica mais barato.



cpalha Escreveu:Olá amigo Energy


Com a quantidade de impostos que todos estamos sobrecarregados tem alguma razão.
Mas trabalho numa "escola" de engenheiros e sei bem quanto os empresários lhes pagam quando vao para o mundo do trabalho.

A vida nao esta facil, mas agora ainda está pior e essa de tirar velho meter novo, vender carro velho e comprar novo....nao terá infelizmente muito futuro.

Um técnico com curso profissional um portátil (hoje em dia são aos montes) em 10 minutos fazia o diagnostico e até poderiam ter boards reparadas a metade do preço para substituição.

Obviamente que as margens de lucro nao tinham nada a ver... tambem sei que todos temos de "levar a vida" mas é sempre o mexilhão a pagar a conta...

A mim revoltou-me dizerem-me que por partir um pequeno dente em nylon no carrinho que puxa o portão, teria de comprar um carrinho novo e em 30 minutos arranjei um dente (serra de cortar ferro, lima e maquina de furar (tenho fotos de tudo para quem precisar)), acha que demora assim tanto a um profissional?

Claro que o preço de arranjar o dente de nylon seria tipo 1 hora de trabalho, enquanto que um carrinho novo nem quero pensar....


Caro amigo, estes pontos de vista nao são contra si nem contra ninguem, apenas tenho uma forma de pensar diferente da maioria das pessoas...


Por isso é que cada vez sou apologista dos foruns, ajuda e és ajudado :)

Um abraço
CP
Cpts.
Energy
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Olá amigos

Antes de mais queria desejar um Bom Ano a todos os membros


Ainda relativamente a este assunto, hoje fiz um upgrade, ou seja, o fim de curso que tinha quando accionado impossibilitava-me de fechar o portao com os botoes dentro de casa e dessa forma só com comando. isto porque o fim de curso ficava sempre fechado.

Mandei vir este fim de curso que so funciona numa direcção, assim ele fecha e abre quando o portao fechar nao faz nada, caso contrario o portão parava logo ao descer.

http://www.ebay.com/itm/1pcs-XZ-15GW227 ... 51ac252e0e

Abaixo as fotos da aplicação, deixei ficar o fim de curso inicial no caso deste falhar...

Saudacoes,

CPalha
Anexos
DSC05113.JPG
DSC05113.JPG (148.5 KiB) Visto 1199 vezes
DSC05109.JPG
DSC05109.JPG (125.84 KiB) Visto 1199 vezes
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Olá amigos

Desculpem repescar este tópico, mas nestas férias resolvi comprar uma placa venere D usada montei-a e o portão continua a não parar na abertura.
Parece mesmo que o problema estará no encoder.

Ontem desmontei o motor, limpei o disco magnetico e tirei umas fotos ao encoder, parecer ser um sensor efeito hall. Apesar da referencia ser S566A deve ser um SS566AT da Honeywell. A minha duvida fica no facto de no fecho ele parar e na abertura não, se perdesse impulsos perdia num sentido ou noutro, ou estarei errado?
Sabem dizer-me qual o fio output dos impulsos? Se colocar o multímetro a medir, penso que vai roubar sinal à placa e esta nao vai detectar impulso pelo que terei de estar atento para parar o portão.

Grato
cpalha
Anexos
DSC09541.jpg
DSC09562.JPG
S556A_back.jpg
S556A_back.jpg (124.63 KiB) Visto 1183 vezes
S556A.jpg
S556A.jpg (122.35 KiB) Visto 1183 vezes
DSC09552.JPG
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por luisilva78 »

Nunca trabalhei com sensores de efeito Hall, mas a julgar pela informação do datasheet a saída deverá ser o fio verde. Na última página do datasheet tem que o pino da esquerda é o (+), o central é o (-) e o da direita é o (O). Há várias imagens deste tipo de encapsulamento (SOT-89) em que se vê melhor o que estou a dizer que no datasheet, por exemplo esta:
Imagem
sousal
Curioso
Curioso
Mensagens: 87
Registado: 22 jun 2011, 19:25
Localização: Baltar - Paredes
Contacto:

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por sousal »

O "raio" dos encoders são o problema maior dos automatismos, eu anulo-os sempre que posso.
Dois fins de curso e uma placa e acabou-se os problemas.
Andei anos e anos sem problemas com os motores de teto e ultimamente é quase todas as semanas avarias com encoders.
Reparações de automatismos.
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: placa BFT VENERE D portao seccionado

Mensagem por cpalha »

Amigos

Há dias recebi da bft umas placas avariadas que tinha enviado e esperança que iriram ter reparação.
Já imaginam o veredicto.

Mas o que me trouxe ao forum foi trazer a solução deste longo tema, pois no representante da BFT em Braga falei com o técnico e ele só me perguntou uma coisa: "Já fez o autoset?" Disse-lhe que nao e que afinal para que era o encoder. Depois de umas longa conversa parece que o encoder é para funcionar às vezes mas outras o portao ao abrir só pára no batente, mas com o autoset feito antes ele ja não tem tanto binário e pára logo.

Por isso eu mexia nos valors do binario do motor e ele nada respondia e porquê?? A BFT so complica, depois de fazer o autoset ele ve qual a corrente necessaria para mexer no portao e coloca-lhe 10% a mais. Este valor em % é o que temos acesso na centralina mas nunca sabemos a corrente/potencia dessa percentagem. Por isso que eu cheguei a colocar 1% e nao conseguia parar o portão.

Fiz esta pergunta umas quantas vezes à parte técnica da BFT e a resposta era simples, faça um autoset.

Cada um que avalie e veja se vale a pena tanta complicação e comprar BFT, um simples potenciómetro nas placas da concorrência ajustam o binário dos motores.


Em conclusão portoes com placas venere D, depois de ajustadas as posiçõesa abertura e fecho, fechem o portao e façam a função autoset.

Cumprimentos
cpalha
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”