Dúvida nas RTIEBT

Responder
Alexandre_Ferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 07 out 2018, 21:57
Localização: Esporões

Dúvida nas RTIEBT

Mensagem por Alexandre_Ferreira »

Bom dia,
Já tive a dar uma vista de olhos nas RTIEBT mas não consigo perceber quais são as regras a ter em conta na inspeção que irei receber, é a minha primeira como técnico responsável.
A obra em questão era um local comercial (escritório) com ramal de 13,80 e agora foi alterado para habitação individual, acho que cumpri todas as regras obrigatórias com a esperiencia que adquiri ao longo dos anos, mas não tenho a certeza se tudo estará em conformidade, já fiz testes de neutro com terra nos projectores que têm ligação à terra e todos os eletrodomesticos com metal e todos estão a funcionar corretamente desactivando ou diferencial. Todas as tomadas funcionam e o terra tb funciona em todas, Não medi os valores de terra na caixa de medição de terras porque já existia no local mas tb já não me lembro quais os valores exigidos.


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Dúvida nas RTIEBT

Mensagem por lcmmonteiro »

A instalação elétrica é quadros elétricos têm que respeitar as normas.

Maioritariamente os inspectores dão maior importância aos quadros elétricos e se estes Teem uma correcta selectividade nas proteções legalmente exigidas e dimensionamento dos circuitos com as corretas secções.

Dão também alta importância a protecção de circuitos em zonas húmidas e no exterior.

Mas para o poder ajudar terá que partilhar mais informações.... Pois opinar uma instalação que não conhecemos e impossível
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT

Mensagem por Faiante »

Muito boa noite meu caro "Alexandre Ferreira"

De acordo com o descrito, permita-me tecer alguns considerandos às suas eminentes dúvidas.

1º - Trata-se de uma instalação que existente em que a mesma foi modificada de recinto de escritório para instalação residencial.
2º - Aqui chegados, parto do princípio que a instalação elétrica teria uma alimentação trifásica o que daria um Ib de 20 Ampere. Caso tivesse
alimentação monofásica seria um Ib de 60 Ampere, o que me parece de todo improvável.
Isto porquê? Porque a época de ainda vigorava o famoso Decreto-Lei n.º 740/74 de 26 de Dezembro. Logo não havia possibilidade de
alimentar essa instalação em monofásico para essa intensidade.
3º - Também não indica se trata de um edifício ou de uma habitação construída em loteamento, tal como não refere se a alimentação é trifásica
ou se dita é monofásica.
4º - Caso se verifique que a instalação tem ramal trifásico, uma vez que as condições de utilização foram alteradas deve colocar no quadro
entrada (Q.E) interruptor corte geral adequado a:

a) - Interruptor dotado de poder de corte com IN adequado ao fecho e também a Icc.
b) - Proceder à substituição dos IDs para monofásicos, pois, muito provavelmente serão Ids Trifásicos.

Cptos

JAG
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT

Mensagem por asalopes »

Caro “Alexandre_Ferreira”,

Recomendo a leitura atenta da Parte 6 - Verificações das RTIEBT.
Como complemento, anexo um documento da CERTIEL que poderá ser útil e esclarecedor.

Para os mais novos, recordo que a CERTIEL exerceu a sua atividade de 01 de fevereiro de 1999 até 31 de dezembro de 2017.
Promoveu seminários de formação e divulgação das Regras Técnicas, editou publicações e documentos interpretativos das mesmas, atendeu, esclareceu, formou e informou e, muito importante, reconheçamos, deu um forte impulso na qualidade geral e segurança do mercado eletrotécnico português.

Como retribuição, foi maltratada, foi injuriada, foi amaldiçoada, foi temida, foi acusada de ineficaz e geradora de burocracia e finalmente foi extinta.

Já foi substituida cabal e integralmente nas suas funções e com melhores resultados?

certiel-check.jpg

Cumprimentos.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT

Mensagem por asalopes »

Olá,

Apesar de o tópico já ter quase um ano, e porque pode interessar a alguns, anexo as Fichas técnicas de bolso da CERTIEL referentes às verificações das instalações eléctricas:

A1 – Teste de continuidade - Método A
A2 – Teste de continuidade – Método B
A3 – Medição da resistência de isolamento
A4 – Medição da resistência do eléctrodo de terra
A5 - Medição da resistência do eléctrodo de terra sem eléctrodos auxiliares
A6 – Verificação da independência entre eléctrodos de terra - A
A7 - Verificação da independência entre eléctrodos de terra - B
A8 – Medição da resistência do eléctrodo de terra – Critérios para seleccionar o método adequado

Conjugando esta informação com o “Checklist” anteriormente apresentado, será agora mais fácil preparar uma boa inspeção ou simplesmente terminar uma instalação com grande qualidade técnica.
A1.pdf
(238.05 KiB) Transferido 203 vezes
A2.pdf
(260.38 KiB) Transferido 167 vezes
A3.pdf
(307.25 KiB) Transferido 157 vezes
A4.pdf
(235.41 KiB) Transferido 149 vezes
A5.pdf
(293.31 KiB) Transferido 159 vezes
A6.pdf
(263.08 KiB) Transferido 156 vezes
A7.pdf
(309.82 KiB) Transferido 160 vezes
A8.pdf
(256.32 KiB) Transferido 164 vezes

Cumprimentos.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "asalopes"

Permita-me que lhe deixe os meus cumprimentos por ser tão assertivo na explicação dada ao colega Sr. “Alexandre_Ferreira”.

Pergunto-me se de facto o Sr. é ou já executou funções de formador na área de eletricidade?

Pelo exposto e divulgado ao colega Alexandre, merece com a máxima sinceridade da minha parte os mais rasgados elogios por ser tão assertivo
na resposta dada ao colega.

Cptos

JAG
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT

Mensagem por edeluz »

asalopes Escreveu: 05 mai 2020, 17:25 Caro “Alexandre_Ferreira”,

Recomendo a leitura atenta da Parte 6 - Verificações das RTIEBT.
Como complemento, anexo um documento da CERTIEL que poderá ser útil e esclarecedor.

Para os mais novos, recordo que a CERTIEL exerceu a sua atividade de 01 de fevereiro de 1999 até 31 de dezembro de 2017.
Promoveu seminários de formação e divulgação das Regras Técnicas, editou publicações e documentos interpretativos das mesmas, atendeu, esclareceu, formou e informou e, muito importante, reconheçamos, deu um forte impulso na qualidade geral e segurança do mercado eletrotécnico português.

Como retribuição, foi maltratada, foi injuriada, foi amaldiçoada, foi temida, foi acusada de ineficaz e geradora de burocracia e finalmente foi extinta.

Já foi substituida cabal e integralmente nas suas funções e com melhores resultados?


certiel-check.jpg


Cumprimentos.

Não podia estar mais de acordo. É caso para perguntar..."onde anda a nossa engenharia, no caso de proteger a Certiel?"

Cumps
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Dúvida nas RTIEBT

Mensagem por asalopes »

Caro "Faiante",

Sim.


Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”