Tec. Responsavel pela Exploração

Responder
sonya_b
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 12 jan 2010, 15:45
Localização: Sines

Tec. Responsavel pela Exploração

Mensagem por sonya_b »

Boa tarde Pessoal.

Ja ainda à procura no forum mas como nao fiquei 100% esclarecida pergunto por aqui e espero que me possam esclarecer.

Trabalho numa empresa de instalações eléctricas e tenho assinado TR tanto de execução como de exploraçao. Sempre pela empresa e com contrato que o cliente faz com a empresa.

Agora tenho um conhecido que quer assine TR de exploração da instalação eléctrica de uma moradia, que não deve ter mais de 10,35kV. (sinceramente pensava que de uma moradia nao era preciso TRE)...

Mas no fundo a minha questão é: Quais os valores a cobrar? Pois como faço isto pela empresa nunca fiz "á parte", nunca cobrei nada.. e há problemas legais de fazer um TRE à parte da empresa visto ser efectiva e fazer parte do alvará?

espero ter me feito entender.

Os meus melhores cumprimentos

Sónia


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Tec. Responsavel pela Exploração

Mensagem por joao-pt »

Isso é fazeres concorrência directa à empresa, salvo se a empresa te der autorização.

Quem te contactou deve precisar de um termo de responsabilidade.
sonya_b
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 12 jan 2010, 15:45
Localização: Sines

Re: Tec. Responsavel pela Exploração

Mensagem por sonya_b »

joao.pt Escreveu: 21 fev 2018, 15:57 Isso é fazeres concorrência directa à empresa, salvo se a empresa te der autorização.

Quem te contactou deve precisar de um termo de responsabilidade.
duvido que tenha autorização da empresa, pois é um ex-trabalhador que saiu da empresa em "maus modos".
Assim sendo nao é etico assinar o termo em questão?
sonya_b
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 12 jan 2010, 15:45
Localização: Sines

Re: Tec. Responsavel pela Exploração

Mensagem por sonya_b »

entretanto surgiu me outra duvida.

para ser técnico responsável exploração é necessário um seguro de responsabilidade civil com o montante mínimo de € 50 000. se for sem ser pela empresa eu nao tenho este seguro, logo não posso assinar, correcto?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Tec. Responsavel pela Exploração

Mensagem por joao-pt »

Se a empresa tiver conhecimento desse trabalho, podes ficar em problemas. Estamos a falar de um trabalho que a empresa poderia fazer, logo, é concorrência directa à empresa, independentemente de o cliente não ter sequer equacionado recorrer à empresa onde trabalhas.

Sim, tens de ter seguro. No teu caso o seguro deve ser contratualizado pela empresa.
sonya_b
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 12 jan 2010, 15:45
Localização: Sines

Re: Tec. Responsavel pela Exploração

Mensagem por sonya_b »

joao.pt Escreveu: 21 fev 2018, 16:26 Se a empresa tiver conhecimento desse trabalho, podes ficar em problemas. Estamos a falar de um trabalho que a empresa poderia fazer, logo, é concorrência directa à empresa, independentemente de o cliente não ter sequer equacionado recorrer à empresa onde trabalhas.

Sim, tens de ter seguro. No teu caso o seguro deve ser contratualizado pela empresa.
Obrigada pela ajuda.
Assim sendo vou recusar o trabalho. Prefiro manter o emprego que tenho que estar a entrar em conflito com a empresa.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tec. Responsavel pela Exploração

Mensagem por ENERGY »

sonya_b Escreveu: 21 fev 2018, 15:25 Boa tarde Pessoal.

Ja ainda à procura no forum mas como nao fiquei 100% esclarecida pergunto por aqui e espero que me possam esclarecer.

Trabalho numa empresa de instalações eléctricas e tenho assinado TR tanto de execução como de exploraçao. Sempre pela empresa e com contrato que o cliente faz com a empresa.

Agora tenho um conhecido que quer assine TR de exploração da instalação eléctrica de uma moradia, que não deve ter mais de 10,35kV. (sinceramente pensava que de uma moradia nao era preciso TRE)...

Mas no fundo a minha questão é: Quais os valores a cobrar? Pois como faço isto pela empresa nunca fiz "á parte", nunca cobrei nada.. e há problemas legais de fazer um TRE à parte da empresa visto ser efectiva e fazer parte do alvará?

espero ter me feito entender.

Os meus melhores cumprimentos

Sónia
Boas
O termo de responsabilidade é de execução e não de exploração.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”