DGEG - Pedido de certificação

Responder
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por ENERGY »

Nelson Pinho Escreveu: 03 fev 2018, 00:26
eng_jersilva Escreveu: 02 fev 2018, 10:30
Nelson Pinho Escreveu: 01 fev 2018, 20:11 Instalações acima dos 10,35kVA continuam a não poder ser certificadas?

Ou podemos contratar uma EIIEL e ela envia a documentação para a DGEG e temos o certificado?
Boas
sim, para instalações acima dos 10,35kVA contratas uma EIIEL e eles tratam do resto.
aquilo que estou a perguntar é se as certificações acima dos 10,35 já estão a acontecer e se estão a ser rápidas?
Boas
A minha experiencia é com ISQ, e estão a ser ainda mais rápidos que no tempo da Certiel.


Cpts.
Energy
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por Electroo »

Bom dia,

E em instalações com Potência abaixo dos 10,35kVA o que é preciso fazer?

Obrigado,
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por joao-pt »

Inscrição no SRIESP, termo de responsabilidade e ficha electrotécnica.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por gemini »

"Inscrição no SRIESP, termo de responsabilidade e ficha electrotécnica."

Isto anda tudo ainda muito confuso...

1 - Eu não consigo aceder ao portal da DGEG, pois sou membro da OE, não tenho nº da DGEG.
2 - Não me consigo registar no portal (clico no "registar" mas não tem qualquer opção para membros da OE);

Havendo situações de certificação de moradias, com <10,35kVA, como posso fazer para validar a instalação?

E, pelo que vi, tenho de ir validar a ficha electrotécnica no ORD.
Como faço isso? Preencho uma ficha electrotécnica antiga (logo, ilegal!), e vou à EDP para me porem um carimbo e darem o NIP?

Por outro lado, como poderei fazer para obter o NIP?
Learning is the goal!!
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por HJCruz »

gemini Escreveu: 19 fev 2018, 19:34 "Inscrição no SRIESP, termo de responsabilidade e ficha electrotécnica."

Isto anda tudo ainda muito confuso...

1 - Eu não consigo aceder ao portal da DGEG, pois sou membro da OE, não tenho nº da DGEG.
2 - Não me consigo registar no portal (clico no "registar" mas não tem qualquer opção para membros da OE);

Havendo situações de certificação de moradias, com <10,35kVA, como posso fazer para validar a instalação?

E, pelo que vi, tenho de ir validar a ficha electrotécnica no ORD.
Como faço isso? Preencho uma ficha electrotécnica antiga (logo, ilegal!), e vou à EDP para me porem um carimbo e darem o NIP?

Por outro lado, como poderei fazer para obter o NIP?
Já experimentou usar o seu número da ordem, mas sem o algarismo da esquerda? Por exemplo: 123456 é o n. da OE. No SRIESP coloca 23456.
Não se esqueça que tem de fazer registo a primeira vez para lhe enviarem a password para acesso à plataforma.

A ficha eletrotécnica para já ainda vigora o modelo dos anos 80. Pode em alternativa usar o modelo que a CERTIEL dispunha.
A DGEG irá criar uma nova minuta
Atenciosamente,
HJCruz
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por HJCruz »

HJCruz Escreveu: 19 fev 2018, 19:42
gemini Escreveu: 19 fev 2018, 19:34 "Inscrição no SRIESP, termo de responsabilidade e ficha electrotécnica."

Isto anda tudo ainda muito confuso...

1 - Eu não consigo aceder ao portal da DGEG, pois sou membro da OE, não tenho nº da DGEG.
2 - Não me consigo registar no portal (clico no "registar" mas não tem qualquer opção para membros da OE);

Havendo situações de certificação de moradias, com <10,35kVA, como posso fazer para validar a instalação?

E, pelo que vi, tenho de ir validar a ficha electrotécnica no ORD.
Como faço isso? Preencho uma ficha electrotécnica antiga (logo, ilegal!), e vou à EDP para me porem um carimbo e darem o NIP?

Por outro lado, como poderei fazer para obter o NIP?
Já experimentou usar o seu número da ordem, mas sem o algarismo da esquerda? Por exemplo: 123456 é o n. da OE. No SRIESP coloca 23456.
Não se esqueça que tem de fazer registo a primeira vez para lhe enviarem a password para acesso à plataforma.

A ficha eletrotécnica para já ainda vigora o modelo dos anos 80. Pode em alternativa usar o modelo que a CERTIEL dispunha.
A DGEG irá criar uma nova minuta
Há mais informações aqui no fórum sobre esses assuntos. Não há necessidade de repetir informações. Faça uma pesquisa por DL96/2017 ou certificação ou DGEG. Irá de certeza encontrar mais respostas
Atenciosamente,
HJCruz
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por eng_jersilva »

gemini Escreveu: 19 fev 2018, 19:34 "Inscrição no SRIESP, termo de responsabilidade e ficha electrotécnica."

Isto anda tudo ainda muito confuso...

1 - Eu não consigo aceder ao portal da DGEG, pois sou membro da OE, não tenho nº da DGEG.
2 - Não me consigo registar no portal (clico no "registar" mas não tem qualquer opção para membros da OE);

Havendo situações de certificação de moradias, com <10,35kVA, como posso fazer para validar a instalação?

E, pelo que vi, tenho de ir validar a ficha electrotécnica no ORD.
Como faço isso? Preencho uma ficha electrotécnica antiga (logo, ilegal!), e vou à EDP para me porem um carimbo e darem o NIP?

Por outro lado, como poderei fazer para obter o NIP?
1. independentemente de pertencer a OE tem que se inscrever na DGEG (de acordo com a LEI 14-2015).
2. depois de se inscrever e ter o numero atribuído pela DGEG pode-se registar no SRIESP utilizando os últimos 5 algarismos.

Para certificação de moradias, com <10,35kVA, tem que o fazer na plataforma SRIESP preenchendo os dados que lá pede e anexando os documentos, nomeadamente a FE(utiliza a antiga ou a da certiel até existir uma nova) visada pelo OPR (faz um pedido de fornecimento de energia na EDP e a mesma tratará de visar a FE com o respectivo NIP após análise da respectiva viabilidade) e o respectivo TR pela execução.

para esclarecimento de dúvidas e minutas:
http://www.oern.pt/live-oern;
http://www.dgeg.gov.pt/
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por gemini »

Obrigado pela explicação simples.

No entanto, uma questão:

- não havia sido transmitido que os técnicos que estavam inscritos na plataforma da CERTIEL transitavam para a plataforma da DGEG?

Ora, na minha óptica, se eu estava na CERTIEL, não tenho que remeter nada à DGEG, nem solicitar inscrição perante a mesma!
Apenas e só tem de me ser facultado o devido acesso á plataforma do SRIESP - o que não é possível até ao momento.

Mas enfim, isto é uma "guerra" inútil, se queremos trabalhar...
Learning is the goal!!
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por eng_jersilva »

gemini Escreveu: 21 fev 2018, 10:23 Obrigado pela explicação simples.

No entanto, uma questão:

- não havia sido transmitido que os técnicos que estavam inscritos na plataforma da CERTIEL transitavam para a plataforma da DGEG?


Nunca ouvi algo sobre essa transição dos técnicos Certiel --> DGEG.



Ora, na minha óptica, se eu estava na CERTIEL, não tenho que remeter nada à DGEG, nem solicitar inscrição perante a mesma!
Apenas e só tem de me ser facultado o devido acesso á plataforma do SRIESP - o que não é possível até ao momento.

Não concordo, uma vez que a LEI 14-2015 é clara e diz que se tem de registar na DGEG.

Mas enfim, isto é uma "guerra" inútil, se queremos trabalhar...
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por projclvm »

Já era tempo destas situações serem colmatadas, aliás a legislação já entrou em vigor, já vai para 2 meses.
Ricardo Maia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 06 set 2016, 09:25

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por Ricardo Maia »

Boa tarde

Ando há um mês a tentar aceder e registar-me no SRIESP e não estou a conseguir, o meu numero de técnico só tem 5 dígitos, mas não dá.

Contacto por telefone a DGEG e ninguém atende, por mail ninguém responde nem mesmo no helpdesck.

Será que alguém tem uma dica que ajude
1050021
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 31 mar 2008, 11:16
Localização: Porto

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por 1050021 »

Caros colegas,

Tenho uma dúvida... Para potências até 10,35kVA do tipo C não é necessaria a certificação por parte de uma entidade inspectora (iep, liq, etc)?
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por eng_jersilva »

1050021 Escreveu: 03 jan 2019, 22:50 Caros colegas,

Tenho uma dúvida... Para potências até 10,35kVA do tipo C não é necessaria a certificação por parte de uma entidade inspectora (iep, liq, etc)?
De acordo com a Lei n.º 61/2018, de 21 de agosto, é necessário certificação a partir de P = ou > a 6.90 kVA se for habitação. Para estabelecimentos recebendo publico é sempre necessário certificação.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
1050021
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 31 mar 2008, 11:16
Localização: Porto

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por 1050021 »

Resumindo, é obrigatório projeto para potências superiores a 10,35kVA exclusive, e certificação é obrigatória para potências superiores a 6,9kVA para habilitação e para edifício s que recebem público é sempre obrigatória, corrijam-me por favor se estiver errado.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: DGEG - Pedido de certificação

Mensagem por damon »

1050021 Escreveu: 05 jan 2019, 11:23 Resumindo, é obrigatório projeto para potências superiores a 10,35kVA exclusive, e certificação é obrigatória para potências superiores a 6,9kVA para habilitação e para edifício s que recebem público é sempre obrigatória, corrijam-me por favor se estiver errado.
sim é isso
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”