Iluminação em Zonas com Tapetes e máquinas rotativas

Responder
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Iluminação em Zonas com Tapetes e máquinas rotativas

Mensagem por Pedro Oliveira »

Bom dia,

Gostaria de saber se existe alguma proibição na lei de usar sensores de movimento para iluminar zonas de indústria onde trabalham passadeiras motorizadas e máquinas com rolos rotativos?

Já procurei nas RTIEBT e não encontrei.

Obrigado,
Pedro


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Iluminação em Zonas com Tapetes e máquinas rotativas

Mensagem por Mário »

Boas
Pedro Oliveira Escreveu: 20 abr 2017, 11:56 Bom dia,
Gostaria de saber se existe alguma proibição na lei de usar sensores de movimento para iluminar zonas de indústria onde trabalham passadeiras motorizadas e máquinas com rolos rotativos?
Já procurei nas RTIEBT e não encontrei.
Obrigado,
Pedro
A RTIEBT, não manda nada, manda a segurança no trabalho!
Se, houver protecções onde não seja possível o contacto com as peças moveis por humanos, pode ser por sensor mas, faltava o "mas" a segurança pode não aceitar. (tive um caso que a 3 metros do solo, exigiram protecção mecânica porque podiam por lá a mão, e eu disse; mas têm que usar escadote para lá chegarem, resposta; não importa)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Pedro Oliveira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 22 nov 2008, 17:12
Localização: Torres Vedras

Re: Iluminação em Zonas com Tapetes e máquinas rotativas

Mensagem por Pedro Oliveira »

Muito Obrigado,
Pedro
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Iluminação em Zonas com Tapetes e máquinas rotativas

Mensagem por LVirtual »

Mário Escreveu: 20 abr 2017, 12:06 Boas
Pedro Oliveira Escreveu: 20 abr 2017, 11:56 Bom dia,
Gostaria de saber se existe alguma proibição na lei de usar sensores de movimento para iluminar zonas de indústria onde trabalham passadeiras motorizadas e máquinas com rolos rotativos?
Já procurei nas RTIEBT e não encontrei.
Obrigado,
Pedro
A RTIEBT, não manda nada, manda a segurança no trabalho!
Se, houver protecções onde não seja possível o contacto com as peças moveis por humanos, pode ser por sensor mas, faltava o "mas" a segurança pode não aceitar. (tive um caso que a 3 metros do solo, exigiram protecção mecânica porque podiam por lá a mão, e eu disse; mas têm que usar escadote para lá chegarem, resposta; não importa)

Cump.
Mário

Agora fiquei completamente o oposto do conceito de esclarecido com este topico.
Em relaçao a +ergunta do pedro. Usar sensores de movimento para activar lampadas em zonas onde ha mecanismos moveis nao é um bocado incongruente?
se esses mecanismos atingirem uma temperatura de trabalho igual á do corpo humano vao accionar os sensores. sim porque os chamados sensores de movimento para activar lampadas existentes sao detectores de infravermelhos, detectam o movimento porque estao contsnatemente a medir a temperatura no sei raio de acçao. por isso nao me faz sentido nenhum usar detectores de movimento para acender luzes numa fabrica em laboraçao. so faz sentido no periodo em que a mesma esta parada.

Agora a resposta do Mario. ;)
pá, nao percebi a relaçao entre a proteçao de peças moveis e os activadores de luz por deteção de movimento, tou a falar a serio.
Acredito quando dizes que exigiram proteçao para um sistema a 3 metros do solo.
Ja estive numa situaçao quase parecida ha uns anos atras com uma "miuda" de canudo da segurança no trabalho, quando eu estava a fixar uma calha numa parede que deveria suportar 3 toneladas. buchas metalicas tipo balas para destruir elefantes, nao é para matar, é mesmo para destruir. ;)
e ainda assim ela disse que eu tinha que por mais uma travessa no andaime por obrigaçao de segurança... coisas...

Se puderes esmiuçar a relaçao entre as duas coisas e principalmente a primeira coisa, agradeço... ;)
o enunciado da questao nao me esta a fazer sentido logico sequer...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Iluminação em Zonas com Tapetes e máquinas rotativas

Mensagem por BLima »

É sempre com luzes em permanência. Já vi em algumas máquinas, em que além das permanentes, têm umas estroboscópicas para dar a percepção de que as peças em movimento estão em "câmara lenta" e que se consegue ver o produto a passar. Se não as usassem não víamos nada, pois era demasiado rápido!
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Iluminação em Zonas com Tapetes e máquinas rotativas

Mensagem por Mário »

Boas
LVirtual Escreveu: 20 abr 2017, 13:36 Agora a resposta do Mario. ;)
pá, nao percebi a relaçao entre a proteçao de peças moveis e os activadores de luz por deteção de movimento, tou a falar a serio.
Acredito quando dizes que exigiram proteçao para um sistema a 3 metros do solo.
Ja estive numa situaçao quase parecida ha uns anos atras com uma "miuda" de canudo da segurança no trabalho, quando eu estava a fixar uma calha numa parede que deveria suportar 3 toneladas. buchas metalicas tipo balas para destruir elefantes, nao é para matar, é mesmo para destruir. ;)
e ainda assim ela disse que eu tinha que por mais uma travessa no andaime por obrigaçao de segurança... coisas...
Se puderes esmiuçar a relaçao entre as duas coisas e principalmente a primeira coisa, agradeço... ;)
o enunciado da questao nao me esta a fazer sentido logico sequer...
Se tiveres um tapete transportador parado, e a iluminação for por sensor, pode acontecer que a iluminação se desligue por tempo.
Neste caso, pode acontecer que o tapete entre em funcionamento, e o sensor não actuar a iluminação. O operário que esteja nessa zona, vai ter que fazer movimentos com os braços ou deslocar-se para que o sensor actue, o tapete pode entrar em funcionamento e o operário não vê, até pode ouvir se os abafadores não forem o suficiente para atenuar o som.

Sou contra os sensores em alguns espaços, mas a favor que a iluminação se ligue por chave ou cartão.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Iluminação em Zonas com Tapetes e máquinas rotativas

Mensagem por edeluz »

Olá,

Um pouco de síntese ;) Para ver se percebi! :D

Pelo que percebi o objectivo é ter numa sala, ou divisão, sensores de luz para que quando um trabalhador tiver a necessidade de se deslocar para lá os mesmos entrem em funcionamento, permitindo que o mesmo se desloque na área em segurança. Correcto?
A questão é que esse tipo de accionamento pode ficar invalidado porque na sala em questão temos meios mecânicos, automatizados e autônomos, certo?

Casos seja isto, porque não condicionar o acesso à sala, espaço, e o accionamento das luzes ser por chave ou cartão como o Mário falou?
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”