Legislação para construção - Electrica e Comunicações

Responder
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Legislação para construção - Electrica e Comunicações

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Estou na dúvida se devo colocar esta questão aqui ou no sub-fórum "ITED", mas cá vai!
Um amigo pretende construir uma casa. A casa já está em construção mas uma vez que a mesma já é antiga muita coisa terá que alterar/actualizar consoante a legislação actual. A questão que ele me pediu ajuda é:
  1. Que legislação deve recolher/ler para construir a parte eléctrica da casa e de comunicação(telefones)
  • Que organismos/instituições reguladores se deve dirigir para tratar de todos os assuntos
Não será ele que vai construir, mas pretende contratar e obviamente precisa de estar informado. Sendo eu desta área, mas ainda um novato ;) :D , peço a vossa ajuda.
Obrigado


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 46 vezes

Re: Legislação para construção - Electrica e Comunicações

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Diz que a casa já está em construção, depois diz que já é construção antiga, deve ser um pouco mais específico.

Se for construção antiga deve constar na escritura para que se destina se for para habitação, em princípio a Câmara não lhe irá exigir nem projeto ITED nem Certificado das Instalação Elétrica, no entanto se houver projeto de construção o seu amigo junto do Técnico Responsável pelo projeto de C. Civil, ou junto da Câmara pode saber quais as exigências desta entidade em relação a outras especialidades.

Cumprs.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Legislação para construção - Electrica e Comunicações

Mensagem por edeluz »

Ola,

A casa foi comprada mas ainda se encontra por construir! Existe trabalho para fazer a nível de construção civil e todas as outras fases seguintes que são necessárias. O meu amigo já falo com alguns construtores, está na fase de orçamentos, mas cada um deles diz coisas diferentes. :o

Ele pediu-me ajuda no sentido de identificar com quem e onde deve reunir informações. Que organismos é que tratam disto.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Legislação para construção - Electrica e Comunicações

Mensagem por Mário »

Boas
edeluz Escreveu: 28 mar 2017, 01:23 Ola,
A casa foi comprada mas ainda se encontra por construir! Existe trabalho para fazer a nível de construção civil e todas as outras fases seguintes que são necessárias. O meu amigo já falo com alguns construtores, está na fase de orçamentos, mas cada um deles diz coisas diferentes. :o
Ele pediu-me ajuda no sentido de identificar com quem e onde deve reunir informações. Que organismos é que tratam disto.
Obrigado
A casa foi comprada. Existe casa ou não?
1º Se existe casa e é para remodelar interiormente, não precisa de projecto na camara.
2º Se existe casa e é para remodelar exteriormente, precisa de projecto na camara.
3º Se for necessário projecto, 1º Arquitecto, 2 Eng. C. Civil, 3º Especialidades.
4º O Arq. vai à câmara saber se o que querem fazer é permitido.
Se não existe casa vai para o 4º.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”