Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Responder
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por projclvm »

Pois se o Decreto foi revogado é lógico que já não estão em vigor, pois a legislação que obrigava à sua utilização já era.


quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por quero aprender »

Gostava de saber se alguém com a carteira provisória já consegui-o fazer a renovação sem o seguro ?

Gostava de saber ainda se já alguém fez reclamação por escrito sobre esta nova lei , na DGGE na 5 de Outubro.
pedrolourenco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 01 dez 2009, 19:32
Localização: Coimbra

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por pedrolourenco »

Boa noite,

Para quem só assina fichas electrotécnicas também é necessário seguro?
Na realidade não executamos nenhuma instalação eléctrica, apenas fazemos um pedido de viabilidade.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por quero aprender »

quero aprender Escreveu:Gostava de saber se alguém com a carteira provisória já consegui-o fazer a renovação sem o seguro ?

Gostava de saber ainda se já alguém fez reclamação por escrito sobre esta nova lei , na DGGE na 5 de Outubro.
penso já ter resolvido a situação , falta só receber a cartinha cá em home .... eh eh !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por quero aprender »

já recebida ...
assunto resolvido
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por Pedro Mihuel »

Fui esta semana renovar a minha inscrição de Triesp, antes de mais foi-me impossível tentar obter informações via telefone, durante dois dias seguidos tentei de manha e de tarde e devo ter telefonado 12 vezes para o 21 792 2700, atenderam em cerca de 6 vezes e quando transferiram para a secção eléctrica a chamada caiu, em duas vezes perguntei quais os horários para tirar alguma duvida, e para ajudar, deram-me informação contraditória. Primeiro disseram que só me tiravam qualquer duvida depois das 14.30, depois telefonei ás 17.20, mas só me poderiam atender até ás 17.00 e que afinal poderia telefonar a partir das 10.00...enfim.... continuo sem saber ao certo para que serve este 21 792 2700 e seus horários.

Coisas normais á parte, vamos á razão deste post.

Não sou engenheiro mas tenho um curso de nível IV em electromecânica terminado no século passado.
Desloquei-me á Avenida 5 de Outubro nº 208 e depois de passar por um corredor cheio de pilhas de documentos , fiquei com a ideia que estão a rebentar pelas costuras...preenchi um documento para renovar a inscrição como TRIESP, disseram que ia demorar cerca de 3 meses porque já eram mais de 55.000 técnicos e que me enviavam para casa o documento.
Não paguei nada mas disseram que agora a minha inscrição provisória era para 5 anos e que até 2020 tinha que fazer uma formação para continuar inscrito.
Perguntei se precisava de seguro para me responsabilizar por obras de serviço particular simples, e disseram que se houver uma inspecção que teria que ter o tal seguro de 50.000 euros.
Falei com a srª Graça Matos (muito simpática) que me deu este numero 217922866 para tirar alguma duvida ou reencaminhar-me para alguém me a possa tirar.

Ontem falei com um Técnico que tem empresa de electricidade aberta , e que faz serviços para o meu patrão á varios anos e disse-me que não tem seguro nem nunca ouviu tal coisa.

E agora vem a minha pergunta.
Tenho um serviço para fazer, que é mudar um contador do interior de uma habitação para o exterior.Será que preciso do tal seguro?
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por eng_jersilva »

Pedro Mihuel Escreveu:Fui esta semana renovar a minha inscrição de Triesp, antes de mais foi-me impossível tentar obter informações via telefone, durante dois dias seguidos tentei de manha e de tarde e devo ter telefonado 12 vezes para o 21 792 2700, atenderam em cerca de 6 vezes e quando transferiram para a secção eléctrica a chamada caiu, em duas vezes perguntei quais os horários para tirar alguma duvida, e para ajudar, deram-me informação contraditória. Primeiro disseram que só me tiravam qualquer duvida depois das 14.30, depois telefonei ás 17.20, mas só me poderiam atender até ás 17.00 e que afinal poderia telefonar a partir das 10.00...enfim.... continuo sem saber ao certo para que serve este 21 792 2700 e seus horários.

Coisas normais á parte, vamos á razão deste post.

Não sou engenheiro mas tenho um curso de nível IV em electromecânica terminado no século passado.
Desloquei-me á Avenida 5 de Outubro nº 208 e depois de passar por um corredor cheio de pilhas de documentos , fiquei com a ideia que estão a rebentar pelas costuras...preenchi um documento para renovar a inscrição como TRIESP, disseram que ia demorar cerca de 3 meses porque já eram mais de 55.000 técnicos e que me enviavam para casa o documento.
Não paguei nada mas disseram que agora a minha inscrição provisória era para 5 anos e que até 2020 tinha que fazer uma formação para continuar inscrito.
Perguntei se precisava de seguro para me responsabilizar por obras de serviço particular simples, e disseram que se houver uma inspecção que teria que ter o tal seguro de 50.000 euros.
Falei com a srª Graça Matos (muito simpática) que me deu este numero 217922866 para tirar alguma duvida ou reencaminhar-me para alguém me a possa tirar.

Ontem falei com um Técnico que tem empresa de electricidade aberta , e que faz serviços para o meu patrão á varios anos e disse-me que não tem seguro nem nunca ouviu tal coisa.

E agora vem a minha pergunta.
Tenho um serviço para fazer, que é mudar um contador do interior de uma habitação para o exterior.Será que preciso do tal seguro?
A lei é bem explicita... se fores técnico em nome individual tens de ter seguro de 50000 euros. se fores técnico a trabalhar numa empresa instaladora tu não precisas mas precisa a empresa. a inscrição/renovação é obrigatória para ambos quer seja em nome individual ou a empresa.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por Pedro Mihuel »

Obrigado pela resposta, eng_jersilva:


... mas muitas vezes leio a lei e fico sem certezas,acho que ainda fico com mais duvidas, talvez por falta de habito a este tipo de vocabulário ou por ser um completo amador neste assunto de técnico responsável, tudo o que sei sobre este assunto foi o que li nesta ultima semana neste forum! Provavelmente coisas que são básicas e super lógicas para uns, para mim continuam a deixar duvidas. E pelo que tenho lido neste forum ao longo desta semana acho que sou técnico em nome individual (acho).

Tenho um conhecido que faz este tipos de trabalhos (deslocar o contador de dentro de uma habitação para fora desta) e que precisa que lhe assinem o documento( nem sei ao certo que nome se dará ao documento nem para que serve ou para onde vai) mas tenho que dar uso a esta certificação,tenho que tentar pelo menos.Gostava de crescer mais um pouco como técnico/electricista, já que este assunto de Triesp é completamente novo para mim.

Sendo assim, eu que não tenho empresa aberta, (sempre trabalhei por conta de outrem) posso assinar esse tal documento, (que seguirá não sei para onde) e receber 100/150 paus fazendo simplesmente o seguro de 50.000 e esperar que não chumbe na inspecção?


Recebi hoje a carta da DGEG com a renovação...faz amanha uma semana que me desloquei á DGEG, foi bastante rápido!

E desculpem a seca que acabei de dar a quem leu isto até ao fim...obrigado pela atenção.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por luisilva78 »

Pedro Mihuel Escreveu: (...)
Sendo assim, eu que não tenho empresa aberta, (sempre trabalhei por conta de outrem) posso assinar esse tal documento, (que seguirá não sei para onde) e receber 100/150 paus fazendo simplesmente o seguro de 50.000 e esperar que não chumbe na inspecção?
(...)
Sendo assim penso que não pode fazer isso. Se assume a responsabilidade de assinar o tal documento vai querer receber dinheiro por isso (ninguém vai acreditar que faz esse trabalho gratuitamente), sendo assim, vai ter que passar uma factura. Se passa uma factura vai ter que estar colectado.

Artigo 4.º
Acesso à atividade de execução de instalações elétricas
1 — Sem prejuízo do disposto no n.º 3, podem exercer
a atividade de execução de instalações elétricas de ser-
viço particular as pessoas coletivas ou empresários em
nome individual que exerçam legalmente a atividade de
construção em território nacional, nos termos do respetivo
regime jurídico.
(...)
3 — Para as instalações elétricas de serviço particular
de baixa tensão, com potência até 41,4 kVA, inclusive, a
responsabilidade pela execução pode ser assumida por
um técnico responsável pela execução, a título individual,
desde que este disponha de um seguro de responsabilidade
civil válido para cobrir quaisquer danos corporais e mate-
riais sofridos por terceiros, no decurso e em resultado do
exercício da sua atividade, no valor mínimo de € 50 000.


Se não estiver colectado, não se pode dizer que seja "empresários em nome individual", nem que exerça "legalmente a atividade de construção em território nacional".
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por damon »

Boas,

Também tenho duvidas....estive a olhar para os meus documentos...
estou a exercer actividade como electricista, e tenho a inscrição definitiva desde 2005 para a execução (carta do ministerio da economia vale do tejo)
e tenho outra inscrição que devo renovar todos os 2 anos, agora é antes de maio 2017 para a exploração nivel 2 (carta da DGGE)
Neste momento devo fazer o que?
tenho seguro de responsabilidade civil de 50000€, posso continuar a exercer a actividade e pedir inspecções a certiel se necessário?
Se bem entendi, antes de maio 2017, tenho que ir renovar na DGGE? certo?
e a tal formação a fazer dentro de 5 anos? onde é se faz?
o meu numero de técnico será o mesmo?

Aguardo respostas
obg
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por damon »

então...
ninguém responde??
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por Pedro Mihuel »

damon Escreveu: 29 dez 2016, 22:00 Boas,

Também tenho duvidas....estive a olhar para os meus documentos...
estou a exercer actividade como electricista, e tenho a inscrição definitiva desde 2005 para a execução (carta do ministerio da economia vale do tejo)
e tenho outra inscrição que devo renovar todos os 2 anos, agora é antes de maio 2017 para a exploração nivel 2 (carta da DGGE)
Neste momento devo fazer o que?
tenho seguro de responsabilidade civil de 50000€, posso continuar a exercer a actividade e pedir inspecções a certiel se necessário?
Se bem entendi, antes de maio 2017, tenho que ir renovar na DGGE? certo?
e a tal formação a fazer dentro de 5 anos? onde é se faz?
o meu numero de técnico será o mesmo?

Aguardo respostas
obg
Em relação á formação que é dentro de 5 anos , estamos á espera de que o governo faça/publique uma portaria que vai definir como será o curso e outras coisas.Podes telefonar para a Srª Graça Matos,217922866. Tens que ser persistente porque só vais conseguir falar com alguém lá para o 10 telefonema.Ou então vais a Avenida 5 de Outubro nº 208 e falas pessoalmente com a Srª Graça matos.

Se já tens seguro de responsabilidade civil o que é que te exigiram ou quanto pagas para o teres.Que seguradora usas-te?
jfsmoreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 mai 2008, 22:25
Localização: Viana do Castelo

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por jfsmoreira »

Como me inscrevo como TRIESP?

Existe algum local no portal da DGEG?

Existe alguma minuta?

Obrigado
Jorge Moreira
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por migjac »

A documentação para pedir reconhecimento é a que está em anexo.
Anexos
MODELO ATUALIZADO (1).pdf
(11.53 KiB) Transferido 207 vezes
LISTA DE DOCUMENTOS PARA ELETRICISTAS ATUALIZADA (1).pdf
(20.66 KiB) Transferido 195 vezes
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Novo - Estatuto do Técnico Responsável

Mensagem por damon »

obg pelas respostas
;)
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”