Centrais de cogeração

Responder
light
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 09 jan 2007, 16:35

Centrais de cogeração

Mensagem por light »

A cogeração não é uma alternativa ás energias renováveis visto que a maior parte dos combustíveis utilizados são fósseis, mas é uma maneira de optimizar o uso destes.
Da energia química contida no combustível, normalmente, só 70% a 95% é transformada em energia térmica, desta energia térmica obtida da queima do combustível, só cerca de 35% é convertida em energia mecânica. Há assim grandes perdas de energia, dissipadas para a atmosfera sob a forma de calor. Esta perda é maior ainda se tivermos em conta as perdas relacionadas com o transporte da energia eléctrica. A cogeração aproveita esse calor residual, elevando assim a eficiência global do aproveitamento da energia química do combustível para cerca de 80%.
Assim este tipo de centrais tem um elevado interesse para industrias variadas, através do gás natural (ou outro combustível) produzem electricidade para a própria industria ou para vender á rede, depois aproveitam o calor gerado para produzir vapor para o processo produtivo, aquecimento, e acoplando outro sistema pode-se produzir frio também!
Os sistemas de cogeração foram desenhados e construídos para variadas aplicações. Existem centrais desde os 15 KW aos vários MW, pelo que qualquer consumidor de energia poderá utilizar este tipo de sistema!
Em Portugal conhece-se várias industrias que instalaram centrais deste tipo.


hamn
Curioso
Curioso
Mensagens: 34
Registado: 18 mar 2008, 12:54
Localização: Figueira da Foz, Portugal

Re: Centrais de cogeração

Mensagem por hamn »

Ao acrescentar um processo de producao de frio, passa a chamar-se trigeracao, e para as empresas que precisem de uma pequena zona de frio relativamente 'as necessiadades de calor/vapor representa a melhor solucao.
Grandes hoteis, hospitais, fabricas de conservas sao os melhores candidatos a usar trigeracao.
Cafungo
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 26 mar 2009, 14:02

Re: Centrais de cogeração

Mensagem por Cafungo »

foi o primeiro forum a abordar este tema!!!!trabalhei em um shopping que sua energia está 80% na cogeração...e lhe digo o bicho é ennorme...toma 20% do espaço do estacionamento...Mas é muito viavel...
fmmsfz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 25 jun 2009, 13:43
Localização: Lisboa

Re: Centrais de cogeração

Mensagem por fmmsfz »

Cafungo Escreveu:foi o primeiro forum a abordar este tema!!!!trabalhei em um shopping que sua energia está 80% na cogeração...e lhe digo o bicho é ennorme...toma 20% do espaço do estacionamento...Mas é muito viavel...
A cogeração é uma exelente forma de eficiência energética, em edifícios industriais e de serviços que tenham grandes consumos de energia térmica.

PS: Não sei se existe alguém aqui no fórum que tenha alguma ideia relativamente às alterações introduzidas pelo no Decreto-Lei que regulamenta a cogeração e os respectivos tarifários. Se existir, alguém sabe se existiram alterações significativas?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Centrais de cogeração

Mensagem por migjac »

Ainda não saiu as portarias que vão definir os tarifários. Neste momento ainda não se tem bem a noção do que vai mudar.
É possivel que haja incentivos principalmente para a micro e minigeração.

Vamos ver o que acontece.
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 187
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Centrais de cogeração

Mensagem por vecm1956 »

Bom dia a todos,

Aqui vai mais uma informação sobre este tema !!

Os 4 condensadores das turbinas da central termoeléctrica de sines são refrigerados pela água do mar, esta ao sair dos condensadores e no seu circuito de retorno ao mar faz mover 4 turbinas hidráulicas cujos geradores ajudam a alimentar os auxiliares eléctricos da central.

Cumprimentos

VM
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Centrais de cogeração

Mensagem por jaimereis »

renovo aqui este post .......mas é só a titulo informativo........ que toda a zona da expo 98 em Lisboa(Parque das Nações), desde os Olivais até á Bobadela , os sistemas de ar condicionado dos edificios (escritorios e residencial) são alimentados por sistema de produção de água quente e água gelada numa central de tri-geração

no Tagus-Park em Oeiras é um sistema de co-geração
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Conceitos”