Grupo de ligação do transformador

Responder
Albino
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 29 fev 2012, 17:37
Enviou: 2 vezes

Grupo de ligação do transformador

Mensagem por Albino »

aló pessoal

Agradeço que me esclareçam a seguinte dúvida:

transformador com ligação triangulo/estrela e transformador Estrela/estrela.

No caso de se instalar um transformador numa subestação ou num posto de transformação, qual destes é o mais adequado? que critérios se adoptam?


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Grupo de ligação do transformador

Mensagem por Mário »

Boas

Preenche o perfil "profile"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Grupo de ligação do transformador

Mensagem por dsrsantos »

Na generalidade dos casos (se não mesmo todos), nos PT usa-se Dy uma vez que a rede de distribuição distribui apenas as 3 fazes, logo tem de ser ligado em triângulo (D) do lado do primário. Como no secundário (baixa tensão) precisas de neutro, a ligação é em estrela (y).

Já nas subestações da rede de transporte e distribuição (por exemplo de 60kV para 30kV) penso que os transformadores serão sempre Dd uma vez que não há neutro.

dsrsantos
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Grupo de ligação do transformador

Mensagem por Duzia12 »

Nas subestações o secundário deve ser em Y já que se a fase for à terra disparam as proteções acho eu.

Nos PT os DY5 ou Dy11
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Grupo de ligação do transformador

Mensagem por dsrsantos »

Realmente depois de escrever isto também fiquei a pensar se estaria correcto ou não. Em algum lado tem de haver ligação do neutro há terra.... Alguém mais entendido em redes de transporte que esclareça isso?
Nexans
Curioso
Curioso
Mensagens: 42
Registado: 27 mar 2008, 20:13
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Grupo de ligação do transformador

Mensagem por Nexans »

Em Portugal nas subestações da RNT o grupo de ligações dos transformadores é Yy.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Grupo de ligação do transformador

Mensagem por Faiante »

Muito boa tarde.

Em Portugal nas SE da rede alta/média tensão 60/30 ou 60/30/15 KV o grupo de ligações é YY, tanto para o enrolamento primário como para o enrolamento secundário. Podendo haver nalguns casos, transformadores que apresentem mais um enrolamento secundário, chamado de enrolamento terciário, tendo este último a ligação triângulo/estrela.
No caso concreto da rede distribuição MT, os transformadores de potência são quase todos pertencentes ao grupo de ligações triângulo/Estrela ou já em alguns casos raros ainda se encontram transformadores de Etrêla/Zig-Zag ou Triângulo/Zig-Zag. Sendo, que esta tipologia construtiva já vai sendo raro encontra-se devido ao seu elevado custo de material (cobre).

CP
JAG
Responder

Voltar para “Conceitos”