Principio da sobrecarga em motores de indução.

Responder
clovissbn
Curioso
Curioso
Registado: 28 mai 2017, 13:27
Profissão: Eletricista

Principio da sobrecarga em motores de indução.

Mensagem por clovissbn » 28 mai 2017, 13:58

Bom dia pessoal,

Sou novo aqui no fórum e desde já peço desculpa se o tópico está sendo repetitivo, mas procurei um assunto parecido e não encontrei.

Minha duvida é: Por que quando um motor trava( Seja por rolamento danificado ou peso na ponta do eixo) sua corrente aumenta, causando sobrecarga? Qual o fenômeno que faz com que isso aconteça? Depois de uma experiencia que tive em casa me surgiu outra duvida relacionada, foi quando a bateria da minha parafusadeira de 9.6V morreu e eu liguei a parafusadeira direto no carregador, quando eu liguei ela ficou sem força, precisava que eu desse um impulso pra que ela começasse a girar, mas mesmo assim não tinha força pra parafusar( ela parava), ai eu percebi que era porque a fonte(carregador) era de 0,5A( corrente era baixa), então veio a outra duvida: Se em um motor a corrente aumenta para que ele quebre a inercia( quanto mais peso no motor, maior a corrente), por que a minha parafusadeira não rodou? Ao meu ver a parafusadeira iria puxar os 2 ou 3 amperes da rede mesmo que a fonte queimasse.

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimiento recebido: 75 vezes

Re: Principio da sobrecarga em motores de indução.

Mensagem por Mário » 28 mai 2017, 19:31

Boas

1° Faz a apresentação

Cump
Mário
"Se, tremes de indignação sempre que se comete uma injustiça no Mundo, então somos companheiros que é o mais importante"

clovissbn
Curioso
Curioso

Mensagem por clovissbn » 31 mai 2017, 22:44

Obrigado,

Bom, eu já fiz alguns cursos profissionalizantes na área de mecânica e eletricidade, curso técnico em mecatrônica e atualmente tô fazendo tecnologo em mecatrônica industrial no IFCE, ainda estou no segundo semestre, trabalho na área elétrica há três anos. Espero aprender bastante com a galera aqui do fórum e compartilhar um pouco do meu conhecimento com todos.

Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário » 01 jun 2017, 09:29

Boas
clovissbn Escreveu:
28 mai 2017, 13:58
Bom dia pessoal,

Sou novo aqui no fórum e desde já peço desculpa se o tópico está sendo repetitivo, mas procurei um assunto parecido e não encontrei.

Minha duvida é: Por que quando um motor trava( Seja por rolamento danificado ou peso na ponta do eixo) sua corrente aumenta, causando sobrecarga? Qual o fenômeno que faz com que isso aconteça? Depois de uma experiencia que tive em casa me surgiu outra duvida relacionada, foi quando a bateria da minha parafusadeira de 9.6V morreu e eu liguei a parafusadeira direto no carregador, quando eu liguei ela ficou sem força, precisava que eu desse um impulso pra que ela começasse a girar, mas mesmo assim não tinha força pra parafusar( ela parava), ai eu percebi que era porque a fonte(carregador) era de 0,5A( corrente era baixa), então veio a outra duvida: Se em um motor a corrente aumenta para que ele quebre a inercia( quanto mais peso no motor, maior a corrente), por que a minha parafusadeira não rodou? Ao meu ver a parafusadeira iria puxar os 2 ou 3 amperes da rede mesmo que a fonte queimasse.
Vou tentar explicar de uma simples maneira.

Pensa que a tua força muscular é a corrente.

Se tu carregares um saco com 30kg andas com ele (tens força), se for 5 ou 6 vezes mais, vai acontecer que não andas.

Se tinhas a bateria sem carga (na parafusadora), e ligaste à fonte de 0,5Amp (que é só para repor a carga na bateria), não tem "força" para a parafusadora (que "gasta mais").

Se tiveres um carregador que dê 20Amp.,a parafusadora vai funcionar sem problema (já tem força).

Cump.
Mário
"Se, tremes de indignação sempre que se comete uma injustiça no Mundo, então somos companheiros que é o mais importante"

clovissbn
Curioso
Curioso

Mensagem por clovissbn » 09 jun 2017, 00:06

Mas no caso do motor de indução? Quando um motor de indução não tem "força"(corrente) suficiente para puxar a carga ele vai puxar corrente da rede até conseguir puxar a carga, mesmo que no final a corrente seja tão alta que ele queime. No caso da parafusadeira não seria o mesmo? Ela não devia puxar corrente da rede até ter força para apertar o parafuso e a fonte(carregador) por ter uma potencia fixa,queimar?

Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário » 09 jun 2017, 04:16

Boas
clovissbn Escreveu:
09 jun 2017, 00:06
Mas no caso do motor de indução? Quando um motor de indução não tem "força"(corrente) suficiente para puxar a carga ele vai puxar corrente da rede até conseguir puxar a carga, mesmo que no final a corrente seja tão alta que ele queime. No caso da parafusadeira não seria o mesmo? Ela não devia puxar corrente da rede até ter força para apertar o parafuso e a fonte(carregador) por ter uma potencia fixa,queimar?
Se a tua rede não tem "força" a parafusadeira também não.

Cump.
Mário

luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Profissão: Eng.º Electromecânico
Enviou: 8 vezes
Agradecimiento recebido: 32 vezes

Mensagem por luisilva78 » 09 jun 2017, 21:35

clovissbn Escreveu:
Bom dia pessoal,

O que está mal é esta última parte:
clovissbn Escreveu:
(...) Ao meu ver a parafusadeira iria puxar os 2 ou 3 amperes da rede mesmo que a fonte queimasse.
Se a fonte não consegue fornecer energia suficiente, o motor não roda. Possivelmente a fonte fisicamente até consegue fornecer mais corrente que a que está assinalada na chapa de características, no entanto, dependendo dos materiais e da forma como está construído, a corrente nunca deverá aumentar muito e deverá ainda baixar a tensão de saída. Sendo assim, o efeito quando a fonte está em sobrecarga não é um funcionamento normal (mas com a fonte próxima do fim), mas o funcionamento é bastante anormal (corrente insuficiente e tensão baixa). Para além disso, a corrente que o carregador envia para a parafusadeira, não é toda para fazer girar o motor, uma vez que também tem que carregar a bateria.
Assim, não sei qual é a admiração de o motor não girar quando a bateria está descarregada, se liga o carregador e o binário pedido ao motor for elevado.

Responder

Voltar para “Conceitos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante