Como proteger equipamentos de áudio profissional?

Responder
LugaoPaladino
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 27 out 2024, 22:04
Profissão: Músico
Localização: São Paulo

Como proteger equipamentos de áudio profissional?

Mensagem por LugaoPaladino »

Olá comunidade!

Possuo uma caixa de som Yamaha DBR 15 com chave para 110v ou 220v. Ao checar a tensão da tomada com uma dessas chaves simples de teste com luz (estava sem o multimetro), confirmei que era 127v. Após ligar a caixa de som, ela soltou uma fumaça branca, rapidamente desliguei e tirei da tomada. Fui checar a tensão novamente e o chaveiro acusava 220v (duas luzes acesas).
Depois de alguns segundos ou 1 minuto, chequei novamente e estava em 127v.
O local possuí um gerador de energia e uma pessoa comentou até que a luz piscou e o ventilador de teto girou muito rápido, e depois ficou normal.

A caixa continua funcionando normalmente, mas pretendo levar na assistência. A fonte de outro equipamento que era 110v queimou também.
Dúvidas:

1 - A principal questão: Como evitar isso? Possuo um filtro de linha Iclamper que tem DPS, mas nesse caso parece não ter ajudado em nada. Vejo gente falando que estabilizador não serve pra nada a não ser que seja um bom e etc, outros dizem que um nobreak senoidal seria bom e outros um condicionador de energia. Muitas informações contraditórias.

2 - Para eu entender melhor, o caso foi de "sobretensão/sobrecarga" de energia? Lembrando que o local tem gerador de energia.

Obrigado desde já por qualquer informação!
DRB 15.jpg


Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”