Bobine MX ou MN??

Responder
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por ngp »

angel_of_diablo Escreveu:
ngp Escreveu: Aquele símbolo do "parque de campismo" :D é de uma bobine MX? Costumo usar um quadrado a dizer MX :D
Mas obrigado vou fazer o mesmo :D
Mas este telecomando, o que faz?
"Símbolo do parque de campismo" :!: :?: Fiquei agora a "acampar".... :lol: :lol:

A que te estás a referir?

De qualquer maneira, lista de simbologia:

1) Quadrado com borda larga vermelha -> Botoneira de Corte de Emergência com Dupla Sinalização;
2) I> -> Bobine Mx;
3) TLC -> Telecomando;
4) SADI -> Central de Detecção de Incêndio;
5) O restante são contactos, seccionador fusível e disjuntores.

O telecomando é o Telecomando de Iluminação de Segurança que se coloca sempre que temos Blocos Autónomos.
O telecomando que uso tem uma entrada para ligar a uma central, de detecção de fogo ou intrusão, que quando em alarme liga os blocos. É só um exemplo. Não é obrigatório nem tem nada a haver com corte à distância.
Estava-me a referir mesmo ao símbolo da bobine... Ao contrário parece o de um parque de campismo :D :D eheh
Pois, por acaso nunca tinha visto nenhum telecomando com essa entrada para sinal da CDI...
Mas obrigado, muito esclarecido :D


Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Electro 99 »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Deixo aqui uma ficha técnica da Legrand de botoneira com dupla sinalização e esquemas de ligações.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Boas Joao Osvaldo,



A aplicação de bobines MX em instalações com grupos geradores, parece que já me danificou uma placa de um Gerador SDMO. Eu tenho as botoneiras LEGRAND em série numa instalação, mas a actuação das mesmas danifica as placas dos geradores.

Presumo que o problema não esteja nas botoneiras, mas na bobine. Estás botoneiras da Legrand são compatíveis com as bobines MN?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por jaimereis »

Electro 99 Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Deixo aqui uma ficha técnica da Legrand de botoneira com dupla sinalização e esquemas de ligações.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Boas Joao Osvaldo,



A aplicação de bobines MX em instalações com grupos geradores, parece que já me danificou uma placa de um Gerador SDMO. Eu tenho as botoneiras LEGRAND em série numa instalação, mas a actuação das mesmas danifica as placas dos geradores.

Presumo que o problema não esteja nas botoneiras, mas na bobine. Estás botoneiras da Legrand são compatíveis com as bobines MN?
nunca tal ouvi falar, como isso é possivel??? se o circuito de disparo nada tem a ver com o gerador em si, como é que isso aconteceu???
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por joaoosvaldo »

Electro 99 Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Deixo aqui uma ficha técnica da Legrand de botoneira com dupla sinalização e esquemas de ligações.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Boas Joao Osvaldo,



A aplicação de bobines MX em instalações com grupos geradores, parece que já me danificou uma placa de um Gerador SDMO. Eu tenho as botoneiras LEGRAND em série numa instalação, mas a actuação das mesmas danifica as placas dos geradores.

Presumo que o problema não esteja nas botoneiras, mas na bobine. Estás botoneiras da Legrand são compatíveis com as bobines MN?
Sugiro que coloque cá um esquema pois concordo com o que disse o "jaimereis" à partida isso não é possível :? :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nunca tal houvi dizer, não acredito que o problema resida na aplicação das bobines MX e nas botoneiras da Legrand, talvez possa haver por aí alguma ligação incorreta etc.
Porque não coloca a questão ao fornecedor dos grupos geradores, para ver qual a opinião ou solução.

Electro 99 Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Deixo aqui uma ficha técnica da Legrand de botoneira com dupla sinalização e esquemas de ligações.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Boas Joao Osvaldo,



A aplicação de bobines MX em instalações com grupos geradores, parece que já me danificou uma placa de um Gerador SDMO. Eu tenho as botoneiras LEGRAND em série numa instalação, mas a actuação das mesmas danifica as placas dos geradores.

Presumo que o problema não esteja nas botoneiras, mas na bobine. Estás botoneiras da Legrand são compatíveis com as bobines MN?
Cpts.
Energy
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Electro 99 »

Boas.

Deixo aqui uma ficha técnica da Legrand de botoneira com dupla sinalização e esquemas de ligações.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa[/quote]
Boas Joao Osvaldo,



A aplicação de bobines MX em instalações com grupos geradores, parece que já me danificou uma placa de um Gerador SDMO. Eu tenho as botoneiras LEGRAND em série numa instalação, mas a actuação das mesmas danifica as placas dos geradores.

Presumo que o problema não esteja nas botoneiras, mas na bobine. Estás botoneiras da Legrand são compatíveis com as bobines MN?[/quote]

Sugiro que coloque cá um esquema pois concordo com o que disse o "jaimereis" à partida isso não é possível :? :!:[/quote]

Prezados colegas,

Pelo que vejo no esquema, há 3 conjunto de botoneiras, sendo que um dos conjuntos corta os geradores. Por erro colocou-se as botoneiras dos geradores em paralelo e entretanto a placa de um dos geradores queimou. O esquema do quadro é o que se apresenta no ultimo anexo.
Documento1.pdf
(1.15 MiB) Transferido 320 vezes
Fotografia de página completa.pdf
(282.34 KiB) Transferido 290 vezes
xicofaria
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 17 set 2008, 22:56

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por xicofaria »

Boa Tarde

Agora neste momento, esta na moda Mx com dupla sinalização

a uns tempos atrás estava a referida Mn que veio a morrer no nascimento.

muitos problemas

1º corte de energia da EDP muitas vezes no inverno geral em baixo necessidade

de uma pessoa para ligar o geral

disparo por falta de tensão não é o mesmo que disparo por incêndio .

2º depois inventarão colocarem UPS para o circuito das Mn barraca

portugueses esperto compravam UPS de muita baixa qualidade mas a muito bom preço.

Mn sempre com tensão acaba por avariar provoca muito aquecimento devido a estar dias e dias em tensão

usa se Mx com dupla sinalização muito bom


comprimentos


xico
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por ngp »

com tantos comentários e muitos divergentes, a conclusão é que se deve usar bobine mx com ups? como é essa ups? é grande?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Duzia12 »

E como ups
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por joaoosvaldo »

ngp Escreveu:com tantos comentários e muitos divergentes, a conclusão é que se deve usar bobine mx com ups? como é essa ups? é grande?
A Mx não precisa de UPS. E sim acho que a Mx é a melhor solução.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por jaimereis »

o uso da UPS é nas MN....na ordem dos 600VA, é sufciente para um sistema de corte de um edificio de grande dimensão...se for um pequeno escritório uma de 300VA chega....e sobra...e concordo com as MX....infelizmente as UPS tendem a ficar esquecidas pela manutenção...e depois falha tudo no pior momento...
Jaime Reis
mass79
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 11 set 2008, 19:29
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por mass79 »

Bom dia,

gostaria se for possível me esclarecem a seguinte questão:
Estou a fazer a fiscalização de uma obra onde está previsto uma betoneira de corte geral e também o corte através da CDI.
O empreiteiro diz que não pode interligar na mesma bobine os dois sistemas. será que isso não pode ser feito?
agradeço desde já as vossas respostas.
lowfps
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 24 out 2015, 14:27
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por lowfps »

mass79 Escreveu:Bom dia,

gostaria se for possível me esclarecem a seguinte questão:
Estou a fazer a fiscalização de uma obra onde está previsto uma betoneira de corte geral e também o corte através da CDI.
O empreiteiro diz que não pode interligar na mesma bobine os dois sistemas. será que isso não pode ser feito?
agradeço desde já as vossas respostas.
Eu nao sei se existe alguma coisa a nivel legal mas que eu tenho feito muitos quadros com a entrada da CDI e o Botoneira de emergencia acionarem a mesma bobina mx tenho.
Outra coisa dependendo do cabo faço o disparo e dupla sinalização com 3 fios ou 4 fios.
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 301
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por Pimenta »

Que tipo de UPS utilizam com as bobines MN? Alguma referência que possuam?
David Alves Ferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 15 jun 2018, 14:17
Localização: Alverca

Re: Bobine MX ou MN??

Mensagem por David Alves Ferreira »

Bom dia alguém sabe se há bobine MX e botões de corte corrente que só funciona 220V? Sem que o botão funcione 12 ou 24V?
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”