Dimensionamento Protecções entre Quadros

Responder
paulodias1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 20 jun 2017, 22:29
Enviou: 3 vezes

Dimensionamento Protecções entre Quadros

Mensagem por paulodias1978 »

Bom dia,

Estou com uma série de dúvidas que têm como origem o seguinte:

Tenho numa instalação com2 quadros eléctricos: o QGCA (principal) e um outro quadro QCA (parcial) alimentado a partir do QGCA.

A saída do QGCA e que vai alimentar o QCA está feita com um disjuntor 4P 125A e por intermédio de um cabo 3x50+25mm2. Na chegada do QCA tenho um Interruptor Seccionador 4P de 160A e nos esquemas a IN do barramento deste quadro é também ela de 160A.

1) Isto está bem feito desta maneira?
2) Qual é o critério para a escolha do calibre do Interruptor Seccionador no QCA (ou seja, tendo um disjuntor a montante e um interruptor a jusante)? 3) Este aparelho tem ele também de ser protegido contra sobrecargas ou curto-circuitos pelo aparelho a montante, neste caso seria o disjuntor instalado no QGCA, correcto?
4) Faz sentido a corrente do Barramento do QCA ser 160A quando a montante a saída é de 125A?

Obrigado, desde já
Paulo


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Dimensionamento Protecções entre Quadros

Mensagem por Mário »

Boas

Ainda é do mesmo?
viewtopic.php?p=118475#p118475

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paulodias1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 20 jun 2017, 22:29
Enviou: 3 vezes

Re: Dimensionamento Protecções entre Quadros

Mensagem por paulodias1978 »

Sim, outra situação semelhante com que me deparei na semana passada.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Dimensionamento Protecções entre Quadros

Mensagem por dsrsantos »

1- Aparentemente estará bem feito
2- O interruptor de entrada do quadro parcial deve ser de calibre igual ou superior ao da protecção que está a montante (no caso, 125A ou mais, está correcto) É normal colocar-se o calibre seguinte.
3- O disjuntor a montante vai proteger a canalização que alimenta o quadro e também o barramento deste, daí o seu calibre ter de ser igual ou superior.
4- O barramento deve estar preparado para a corrente máxima do corte geral do quadro, já que é esta que vai definir o In do quadro.
paulodias1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 20 jun 2017, 22:29
Enviou: 3 vezes

Re: Dimensionamento Protecções entre Quadros

Mensagem por paulodias1978 »

dsrsantos Escreveu: 01 abr 2021, 14:02 1- Aparentemente estará bem feito
2- O interruptor de entrada do quadro parcial deve ser de calibre igual ou superior ao da protecção que está a montante (no caso, 125A ou mais, está correcto) É normal colocar-se o calibre seguinte.
3- O disjuntor a montante vai proteger a canalização que alimenta o quadro e também o barramento deste, daí o seu calibre ter de ser igual ou superior.
4- O barramento deve estar preparado para a corrente máxima do corte geral do quadro, já que é esta que vai definir o In do quadro.
Caro dsrsantos, muito obrigado pela sua atenção.

Gostaria no entanto de trocar mais algumas impressões consigo se não se importar:


1- Aparentemente estará bem feito
2- O interruptor de entrada do quadro parcial deve ser de calibre igual ou superior ao da protecção que está a montante (no caso, 125A ou mais, está correcto) É normal colocar-se o calibre seguinte.
Sendo usual, não entendo o porquê de ser fazer assim, poderia explicar-me?
3- O disjuntor a montante vai proteger a canalização que alimenta o quadro e também o barramento deste, daí o seu calibre ter de ser igual ou superior.
Como é que o disjuntor a montante, de 125A protege o barramento do quadro a jusante e o interruptor se o seu calibre é inferior?
4- O barramento deve estar preparado para a corrente máxima do corte geral do quadro, já que é esta que vai definir o In do quadro.
Ok. Percebido.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”