Ligadar o neutro á terra

Responder
smalhao34
Curioso
Curioso
Mensagens: 64
Registado: 11 ago 2020, 22:06
Localização: Castelo Branco
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Ligadar o neutro á terra

Mensagem por smalhao34 »

Boa tarde,

quando se fala ligar o neutro diretamente á terra o esquema é em TT? tive a ver o regulamento mas estou com dúvidas em relação aos esquemas.


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Ligadar o neutro á terra

Mensagem por lcmmonteiro »

Recomendo a leitura do seguinte artigo

https://www.voltimum.pt/biblioteca/prot ... squemas-de
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Ligadar o neutro á terra

Mensagem por mpinto »

No sistema TT, as terras de protecção e de serviço são feitas separadas, com eléctrodos distintos, instalados a pelo menos 20m de distância entre eles. Ou seja entre o eléctrodo, ou grupo de eléctrodos, que constituem cada uma das terras, TP e TS, deve existir uma distância >= a 20m entre os eléctrodos mais próximos. O sistema TN é que utiliza a terra única. Há sistemas de distribuição TN em que as terras são feitas separadamente mas são juntas no PT, passando a ser terra comum. Este caso era (não sei se ainda é) usado na cidade do Porto, sendo assim possível, caso seja necessário, alterar o sistema de terras, sem ter que fazer uma terra de novo. O sistema TN pode ser, TN-C ou TN-S. No primeiro caso o condutor de protecção e o condutor de neutro são o mesmo. No segundo caso o condutor de protecção e o de neutro desenvolve-se com condutores separados, neutro e terra. Numa instalação podem coexistir estes dois sistemas. Depois de um TN-C pode-se passar para um TN-S, mas nunca o contrário. No TN-C só podem existir dispositivos tripulares, para que nunca seja cortado o condutor PEN (nome do condutor de neutro e protecção no sistema TN-C). Para além disto no TN-C, o condutor PEN não pode ser inferior a 10mm^2 se de cobre ou 16mm^2 se alumínio etc ...etc...
Recomendo a leitura das RTIEBT.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Ligadar o neutro á terra

Mensagem por mpinto »

Ficou a faltar a explicação sobre o sistema IT ou impedante. Mas vê as regras técnicas e se tiveres dúvidas não hesites em perguntar.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Ligadar o neutro á terra

Mensagem por luisilva78 »

Depende. No meu entender se tiver-mos em consideração o DL N.º 42895/60 (RSSPTS), Art.º 54.º :

"§3.º Nos postos de transformação ligados a redes subterrâneas de baixa tensão, quando a resistência da terra de protecção não ultrapassar 1 Ohm, poder-se-á ligar o ponto neutro da baixa tensão, contrariamente ao estabelecido no corpo do artigo, à terra de protecção."

"§4.º A ligação do ponto neutro à terra de protecção será, porém, obrigatória quando se verificarem as condições do parágrafo anterior e nas instalações particulares servidas pela rede de baixa tensão a ligação à terra se fizer pelo neutro."

Penso que no 1º caso é TT, mas no 2º caso é TN.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Ligadar o neutro á terra

Mensagem por mpinto »

Não restam dúvidas que a maior parte dos inscritos neste fórum conhecem bem estes vários sistemas de terra e em que circunstancias podem optar por um ou por outro. No entanto, em alguns casos, parece-me que quando alguém coloca uma dúvida destas se refere à possibilidade de poder alterar o sistema de terras numa instalação servida pela rede pública em BT. Isto preocupar-me um pouco.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Ligadar o neutro á terra

Mensagem por Faiante »

Boa noite meu caro "mpinto"

Não poderei estar mais de acordo consigo sobre o que foi escrito num dos comentários por si produzidos.
O comentário a que me refiro é aquele em que refere e passo a citar e a transcrever o parágrafo em que diz o seguinte:

Ligadar o neutro á terra
Citar mpinto

 por mpinto » 08 set 2020, 11:35

Não restam dúvidas que a maior parte dos inscritos neste fórum conhecem bem estes vários sistemas de terra e em que circunstancias podem
optar por um ou por outro. No entanto, em alguns casos, parece-me que quando alguém coloca uma dúvida destas se refere à possibilidade
de poder alterar o sistema de terras numa instalação servida pela rede pública em BT. Isto preocupar-me um pouco.


Permita-me que lhe diga o seguinte: - mas é claro que a mim também me preocupa e muito acerca destas e de outras questões de natureza
técnica que aqui são postadas.

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”