Poder de corte

Responder
piritiri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 19 out 2017, 22:08

Poder de corte

Mensagem por piritiri »

Boa tarde,

Tenho um caso em que devido a distâncias muito curtas estou a ter correntes de curto-circuito máximas próximas de 10 kA no quadro da habitação.

Uma vez que todos o poder de corte dentro das frações é de 6 kA e dado que tenho fusíveis a montante, na centralização de contagens, é seguro afirmar que estes 6 kA são suficientes?

Obrigado


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Poder de corte

Mensagem por lcmmonteiro »

Como pode afirmar tal situação?

Tem quedas de tensao acima de 20%?
piritiri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 19 out 2017, 22:08

Re: Poder de corte

Mensagem por piritiri »

lcmmonteiro Escreveu: 26 abr 2020, 19:28 Como pode afirmar tal situação?

Tem quedas de tensao acima de 20%?
Li algures num tópico algo desse género, que se o dispositivo a montante garantir (neste caso é o fusivel na centralização de contagens) assegura-se que o pdc de 6 kA das frações é suficiente. Daí a minha questão.

Quedas de tensão não excedem 1%.

O problema é que as distâncias são muito curtas e as correntes de CC acabam por ser elevadas.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Poder de corte

Mensagem por lcmmonteiro »

O importante e saber se pretende realizar o cálculo desde o PT ate a portinhola ou se da portinhola até ao quadro geral.

Existem inumeros fatores a ter em consideracao tais como potência intensidade tipo de cabo seccao isolamento... etc...

Onde esta a sua preocupação?

Qual a informacao que dispõe da instalação?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Poder de corte

Mensagem por Faiante »

Boas tardes meu caro "piritiri"

Permita-me que lhe deixe a minha humilde opinião sobre assunto tão delicado!

1º - No seu Q.E existem alguns disjuntores que apresentem o invólocro destruído? Se sim então terá de mudar os disjuntores de proteção
para suportar valores de Icc maiores ou iguais a 10 KA. Bem como o respetivo aparelho de corte de entrada.
Poderá acontecer ter um posto de transformação nas proximidades dessa construção, fazendo com que a Icc se eleve de forma perigosa para
valores superior ao referido no seu post inicial de 6 KA.
2º - Quanto aos fusíveis todas as marcas têm inscritas nas suas caraterísticas construtivas um poder de corte superior aos disjuntores que refere
nesse quadro. Cujo Icc para fusíveis estará compreendido entre 100 e 125 KA de poder de corte.
Esta será uma hipótese a descartar.

3º - Pode estar perante um curto-circuito de características muito resistivas ou numa fase inicial, fazendo com que os valores eficazes da
intensidade de curto, tendam para infinito.
Isto para o caso em que a instalação não possua uma boa ligação à terra ou a resistência da mesma apresente valores elevados.
4º - Convém não esquecer que um fusível tem uma atuação mais rápida que um disjuntor. E porquê? Porque o disjuntor apresenta na sua
tipologia construtiva diversos componentes mecânicos que necessitam de ser vencidos face à inércia que os mesmos apresentam.

Espero ter ajudado, caso o amigo necessite de ajuda complementar, desde que que eu saiba e o possa ajudar, disponha.

Cptos

JAG
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Poder de corte

Mensagem por dsrsantos »

piritiri Escreveu: 26 abr 2020, 19:37
Li algures num tópico algo desse género, que se o dispositivo a montante garantir (neste caso é o fusivel na centralização de contagens) assegura-se que o pdc de 6 kA das frações é suficiente. Daí a minha questão.
Caro piritiri, o que fala é da coordenação entre dispositivos. Normalmente os fabricantes têm as tabelas com valores de Icc que se conseguem garantir pela colocação a montante de dispositivos com maior poder de corte.
Deixo o exemplo da Hager: https://www.hager.pt/files/download/0/2 ... enacao.pdf
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Poder de corte

Mensagem por mpinto »

Ver Regras técnicas 434.3.1
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Mensagens: 80
Registado: 18 out 2009, 01:01
Localização: Margem Sul

Re: Poder de corte

Mensagem por Nelson_1492 »

Viva,

Para tentar também ajudar,

Efetuou cálculos e chegou á conclusão que o Icc previsto á entrada dos quadros das frações é 10kA, e os disjuntores no quadro têm um poder de corte de 6kA, é esta a situação ?.

Poderá verificar a coordenação das duas proteções (fusível / disjuntor) em tabelas dos fabricantes, por exemplo:

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q ... aH4OIKlA1a
Cumprimentos
Nelson
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”