Ligar 2 diferenciais

Responder
Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Ligar 2 diferenciais

Mensagem por L.Sousa »

Boas, precisava dos vossos sábios conselhos. Gostaria de saber se é possível ligar 2 disjuntores em série. Passo a explicar, loigando um de 300mA a montante e depois desse ligar um de 30mA para wcs o que acontece é que o espaço no quadro o espaço é reduzido e não tenho espaço para muitas derivações assim o de 300 iria ficar logo a seguir ao geral onde desse iriam sair as ramificações para a proteção por 300 e a seguir a jusante um disjuntor de 30mA recebendo um fio fase e neutro que vinham do de 300mA.
Resumindo ligando desta forma (sei que o ideal é ser em pararelo) como o 30mA está a jujante se necessitar de disparar só dispara este ou vou ter problemas também com o de 300mA? Ou o que estou a fazer é a asneira total?
Obrigado


L.Sousa
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ligar 2 diferenciais

Mensagem por joao-pt »

Sim, está correto. Atenção à seletividade cronométrica para evitar problemas, na seletividade amperimétrica está ótimo.
Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Re: Ligar 2 diferenciais

Mensagem por L.Sousa »

joao-pt Escreveu: 03 nov 2019, 11:46 Sim, está correto. Atenção à seletividade cronométrica para evitar problemas, na seletividade amperimétrica está ótimo.
Podes dar-me mais detalhes acerca da seletividade cronométrica?
Obrigado
L.Sousa
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ligar 2 diferenciais

Mensagem por joao-pt »

É por exemplo teres um interruptor diferencial de 300mA com temporização de 50ms e um de 30mA teres instantâneo. Dessa forma ficas com seletividade total.
Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Re: Ligar 2 diferenciais

Mensagem por L.Sousa »

joao-pt Escreveu: 03 nov 2019, 22:39 É por exemplo teres um interruptor diferencial de 300mA com temporização de 50ms e um de 30mA teres instantâneo. Dessa forma ficas com seletividade total.
Pois o diferencial de 300mA que tenho é um normal que já se encontra instalado...
Obrigado pela explicação.
L.Sousa
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”