Q.E.P. para bancada de trabalho

Responder
edeluz
Pré Oficial
Pré Oficial
Registado: 09 out 2016, 16:59
Profissão: Electricista
Enviou: 84 vezes
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Q.E.P. para bancada de trabalho

Mensagem por edeluz » 05 ago 2018, 14:26

Pois, estou a esquecer esse pormenor. Sei que dimensionar não é tão simples como consultar tabelas :) é uma ciencia, com vários factores a considerar.

Mas resumindo. Se tenho 2.5mm² a vir do Q.E. principal até às tomadas de parede, posso manter tudo a 2.5mm² nas calhas DLP. Agora falta saber se o que vou poder pendurar por tomada são os 3680VA (230*16) ou se tenho que realizar outros valores.

Estive a consultar as triplas cá em casa. Em média as triplas, como esta http://www.evtronica.com/imgart/561771331608091244.jpg, suportam até 3500W. Por isso os 3680VA devem estar correctos! :D Mas se alguém poder confirmar, agradeço.

LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Profissão: Tecnico de Electronica
Enviou: 82 vezes
Agradecimento recebido: 45 vezes
Contacto:

Mensagem por LVirtual » 10 ago 2018, 08:20

para esclarecer as intensidades suportadas pelos cabos electricos, basta fazer uma pequena pesquisa no google com esta mesma frase. ;)

Imagem

Para o caso dos regulamentos de instalaçao nao sao nem VA's nem Whats que interessa, mas sim a Intensidade da corrente que vai circular no cabo.

Podemos ter uma carga de 5000 whats mas apenas a consumir 1 ampere, ou a consumir 500 amperes, e mantem-se os 5000 whats na mesma.
o que varia é a tensao da carga... mas 500 amperes num fio de 1,5 mm e derrete instantaneamente...

isto é apenas um exemplo de aritmetica simples aplicando a tabela de intensidades dos cabos e a lei de Ohm... ;)
Mas atenção aos amperes na mesma...

Edit:

Outra tabela mais explicativa.

Imagem

e mais esta e chega ;) o resto procuras tu. se ainda tiveres duvidas....

Imagem
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com

edeluz
Pré Oficial
Pré Oficial
Registado: 09 out 2016, 16:59
Profissão: Electricista
Enviou: 84 vezes
Agradecimento recebido: 18 vezes

Mensagem por edeluz » 10 ago 2018, 21:29

Obrigado pela resposta. Mas essas tabelas encontro eu! Então se perquisar em English, ainda mais. Mas o objectivo da pergunta era identificar uma tabela que fosse a tabela mãe! Bolas, existem organismos que definem este tipo de informação! Certo? Eles não informa disso? Isto é informação que já deve estar calcula e mais que calculada. A nível nacional existe algum organismo que define este tipo de valores?

Cumps

LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Profissão: Tecnico de Electronica
Enviou: 82 vezes
Agradecimento recebido: 45 vezes
Contacto:

Mensagem por LVirtual » 11 ago 2018, 07:28

Estás tabelas já foram definidas há décadas e constam dos regulamentos de instalações eléctricas de diversos países. E claro que há-de haver um organismo em cada país que se encarrega destas coisas. Mas ao certi, ao certo, que interesse tem saber o nome do organismo, se temos regulamentos legais que são publicados regularmente com estas regras?
Basta aplicar as leis da física e da matemática e as da experiência para se saber que estas tabelas são verdadeiras.
Quanto a mim, acho que não vale a pena tentar saber quem inventou a roda... ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com

Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante