Terras ohmica =0

Responder
luissilvaferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 29 mar 2018, 17:00

Terras ohmica =0

Mensagem por luissilvaferreira »

Boas, podem por favor ajudar-me numa situação em que me deixa com a cabeça a roda...
Tenho uma situação na empresa em que preciso baixar os valores de terra para 0 ohms o que neste momento tenho 9.77ohms :?
como é que possa baixar tanto estes valores?????
a questão mais séria é que preciso destes valores por causa de uma maquina de corte CNC com plasma (algo um pouco fora do normal)
Alguem me pode enviar uma dica?...
obrigado


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por Mário »

Boas

Diz a quem pede que "0" hoje não há. As máquinas de corte a laser as que conheço não exigem terra a "0". Estão a ter alguma avaria ou alteração de parâmetros na máquina? ou é instalação nova.

Para baixares os valores, tens que por mais "terras", chapas ou varetas mais compridas. Mede a resistência do solo para saberes (mais ou menos ) como ele é. E água para cima.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por joao-pt »

Uma das soluções já foi apresentada pelo Mário, podes ainda melhorar o solo de forma a obteres um valor de resistência ainda mais baixo.

Convém saberes como está feita a terra de protecção que já tens na instalação (9,77 Ohm), podes não conseguir baixar muito mais mesmo instalando mais varetas/chapas, etc.
luissilvaferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 29 mar 2018, 17:00

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por luissilvaferreira »

Obrigado pela vossa ajuda.
Segundo o que eu sei as terras nessa maquina na altura da instalacao foram ligadas á estrutura da empresa...e pelo que andei a ver nao estao ligadas a mais nenhum ponto. A propria maquina tem tres ligacoes com estaca espetadas no chao em 3 dos cantos da maquina.penso que aquilo nao esta a fazer nada. Indicaram para fazer um anel em volta da maquina.o qual ja irei tratar disso.efetivamente sou novato na medicao de terras.tenho o equipamento maa nunca utilizei.agora e que preciso na realidade...o pior nisto:
Tenho pouca área em terreno para poder medir e procurar a melhor terra....
luissilvaferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 29 mar 2018, 17:00

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por luissilvaferreira »

Em resposta ao mario o tecnico da maquina que é externo nao pediu "0" mas pediu 0.2 ou 0.3ohms no maximo, resumindo, é praticamente 0....
As instalacoes da empresa sao bastante antigas...ou seja...deve estar uma autêntica "sapatice"
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por Mário »

Boas
Ele não terá dito que queria a equipotencialidade a 0?

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luissilvaferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 29 mar 2018, 17:00

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por luissilvaferreira »

Mario.
Nao! o tipo ate falou em puxar uma terra independente do exterior so para a maquina.ele eatava a falae nas coisas como que estivesse a ler.parecia que falava como que se todos os casos fossem iguais o que me deu a entender que ele estava a sacudir a causa dum erro que a maquina tem.ou seja a maquina funciona em X e Y e ao fazer o corte direito ela faz chanfre.nao sei ate que ponto as terras interferem no corte....
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por Mário »

Boas
1- a máquina sempre esteve aí nesse local.

O chanfre é sempre ao longo do corte, para o mesmo lado?
Ou altera o chanfre ao longo da peça?
Ou é aleatório?

Instalaram algum variador aí? Ou alguma máquina de velocidade variável (não interessa o tamanho)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por nelmindo »

Cheira-me a graves problemas de incompatibilidade electromagnética, e produtos/soluções usadas na construção dessa máquina.
Quando um fabricante exige uma terra de 0 zero ohms, não sabe o que está a exigir. Mesmo que dissesse 1 ohm, continua a pedir uma situação alheia à máquina em si.
Alguém me consegue explicar como é uma máquina precisa de 1ohm de terra de proteção para funcionar correctamente???
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu: 30 mar 2018, 12:44 Cheira-me a graves problemas de incompatibilidade electromagnética, e produtos/soluções usadas na construção dessa máquina.
Quando um fabricante exige uma terra de 0 zero ohms, não sabe o que está a exigir. Mesmo que dissesse 1 ohm, continua a pedir uma situação alheia à máquina em si.
Alguém me consegue explicar como é uma máquina precisa de 1ohm de terra de proteção para funcionar correctamente???
Boas
Em algumas obras publicas com redes informáticas, é pedido terra a 0 ohms, por isso não me admira nada tal pedido desse Técnico.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu: 30 mar 2018, 14:27
nelmindo Escreveu: 30 mar 2018, 12:44 Cheira-me a graves problemas de incompatibilidade electromagnética, e produtos/soluções usadas na construção dessa máquina.
Quando um fabricante exige uma terra de 0 zero ohms, não sabe o que está a exigir. Mesmo que dissesse 1 ohm, continua a pedir uma situação alheia à máquina em si.
Alguém me consegue explicar como é uma máquina precisa de 1ohm de terra de proteção para funcionar correctamente???
Boas
Em algumas obras publicas com redes informáticas, é pedido terra a 0 ohms, por isso não me admira nada tal pedido desse Técnico.
É tão estúpido isso, que não me admira que dentro de gabinetes exista pessoas sem um mínimo de bom senso.
Só para ter uma ideia, um cabo de 16mm2 para o circuito de terra, com um quilómetro de comprimento tem uma resistência mais de 1ohm!!!
Sem contar com as resistências das ligações, nem quero imaginar o que sobra para garantir uma ligação abaixo de 1ohm...
http://www.induscabos.com.br/wp-content ... AEDURA.pdf
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por aureliocoimbra »

Seria interessante saber como se consegue uma terra a zero homs, para satisfazer essa exigência
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por joaosousa »

Sei que este post é antigo, mas não posso deixar de comentar. Eu trabalho em projecto de instalações bastante minuciosas. Nomeadamente industria farmacêutica, petrolífera, fábricas de produção de madeira, papel, etc... e NUNCA ouvi tal pedido, sinceramente.

A única coisa que muitos clientes exigem e que nós prevemos e dimensionamos sempre antes do cliente pedir, é quase obrigatório, é para além da malha de terra principal, reforçamos a malha em zonas técnicas ou com equipamentos específicos. Nomeadamente quando existem subestação, nas salas de comando e controlo... Se existirem tanques ou depósitos de armazenamento de combustíveis por exemplo....

Vejamos, se tiver um tanque, espeto 4 ou 8 eléctrodos nas fundações de assentamento do tanque ligados entre si, fazendo uma malha mais fechado debaixo do tanque que depois ligará na malha geral de terra....e assim para todos os equipamentos, apenas para salvaguardar o equipamento e pessoas...e vos garanto que não tem 0 ohm..... Não vejo em que ponto é que uma malha de terra mais reforçada ou menos reforçada implica no funcionamento da própria máquina. Manda o técnico dessa máquina ir para a pisa da uva que ele deve ser bom é a mamar vinho.
luissilvaferreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 29 mar 2018, 17:00

Re: Terras ohmica =0

Mensagem por luissilvaferreira »

Ola Joao Sousa.
Obrigado pela mensagem. No entanto consegui passar aos responsaveis que tal coisa era quase impossivel ou mesmo impossivel.
É um assunto que ja foi esquecido e no entanto mesmo com o calor que esteve nos meses de verao a maquina portou-se lindamente isto porque com o calor as terras ficam mais secas e fechadas e dai associado a valores mais altos a nivel de terra ohmica.
Contudo, como ja referi, a maquina esta a cortar como se fosse nova.

Mais uma vez obrigado pela dica.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”