Proteção Elétrica para termoacumulador

Responder
silva29
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 09 nov 2017, 21:49
Enviou: 1 vez

Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por silva29 »

Ola,

Tenho uma casa de campo aonde nao tem fio terra.
Queremos por um termoacumulador de agua e pensei que temos de criar a instalacao do fio terra e a barra de cobre (e claro, medir para ver se tem boa condutividade)

Alem disto, aconselham algo mais?
Algum disjuntor em especial para o termoacumulador?
Sera necessario tambem ligar os tubos de agua ao circuito de terra?

Tenham em conta de que a casa esta em um local com bastante humidade no inverno.

Obrigado pela ajuda.


RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por RicardoENTA »

Ponha um disjuntor diferencial de 30 mA se a terra for boa, senão for ponha um de 10 mA, relembrando que uma terra boa tem que estar entre 0 e 20 Ohms.
Nunca vi fazer terra aos tubos de cobre, mas há uma primeira vez para tudo.. se conseguir conectar o fio terra ao tubo sem lhe furar acho que não tem mal.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
silva29
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 09 nov 2017, 21:49
Enviou: 1 vez

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por silva29 »

RicardoENTA Escreveu: 09 nov 2017, 22:26
Nunca vi fazer terra aos tubos de cobre, mas há uma primeira vez para tudo.. se conseguir conectar o fio terra ao tubo sem lhe furar acho que não tem mal.
eu sempre vivi fora de portugal (inglaterra, e holanda) e ai normalmente tems um pequeno compartimento da casa aonde esta o contador ou parte da distribuicao de electricidade, e nao muito longe passam os tubos da agua e ligam ao circuito de terra com um cabo normal dos verdes/amarelo e com a ajuda de uma abraçadeira , nada de furos :)
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por nelmindo »

silva29 Escreveu: 09 nov 2017, 22:52
RicardoENTA Escreveu: 09 nov 2017, 22:26
Nunca vi fazer terra aos tubos de cobre, mas há uma primeira vez para tudo.. se conseguir conectar o fio terra ao tubo sem lhe furar acho que não tem mal.
eu sempre vivi fora de portugal (inglaterra, e holanda) e ai normalmente tems um pequeno compartimento da casa aonde esta o contador ou parte da distribuicao de electricidade, e nao muito longe passam os tubos da agua e ligam ao circuito de terra com um cabo normal dos verdes/amarelo e com a ajuda de uma abraçadeira , nada de furos :)
Isso não se chama fazer terra, mas sim, efectuar uma ligação equipotencial.
As boas práticas mandam colocar um ligador amovível, para quando efectuarmos a medição da resistência da ligação do eléctrodo de terra, essas ligações equipotenciais não façam parte ou não influenciem a leitura
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por joao-pt »

RicardoENTA Escreveu: 09 nov 2017, 22:26 Ponha um disjuntor diferencial de 30 mA se a terra for boa, senão for ponha um de 10 mA, relembrando que uma terra boa tem que estar entre 0 e 20 Ohms.
Não sei onde foste buscar esses valores.
1.png
1.png (15.99 KiB) Visto 4649 vezes
(Retirado do site da Certiel)
Helder Santos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 nov 2017, 20:12
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por Helder Santos »

RicardoENTA Escreveu: 09 nov 2017, 22:26 Ponha um disjuntor diferencial de 30 mA se a terra for boa, senão for ponha um de 10 mA, relembrando que uma terra boa tem que estar entre 0 e 20 Ohms.
Nunca vi fazer terra aos tubos de cobre, mas há uma primeira vez para tudo.. se conseguir conectar o fio terra ao tubo sem lhe furar acho que não tem mal.
Anexo um tipo de ligadores para tubos de "cobre"
Anexos
conectores.pdf
(1.29 MiB) Transferido 254 vezes
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por Raminhos »

silva29 Escreveu: 09 nov 2017, 21:55 Ola,

Tenho uma casa de campo aonde nao tem fio terra.
Queremos por um termoacumulador de agua e pensei que temos de criar a instalacao do fio terra e a barra de cobre (e claro, medir para ver se tem boa condutividade)

Alem disto, aconselham algo mais?
Algum disjuntor em especial para o termoacumulador?
Sera necessario tambem ligar os tubos de agua ao circuito de terra?

Tenham em conta de que a casa esta em um local com bastante humidade no inverno.

Obrigado pela ajuda.
Deverá começar por fazer uma boa terra geral com recurso a um ou mais elétrodos de terra, ou uma chapa cobreada, liga-los com cabo verde/amarelo de secção mínima de 16mm até uma caixa de chantes amovíveis (caixa medidora de terra) depois levar essa terra até ao seu quadro elétrico, e a partir dai criar um circuito dedicado ao seu termoacumulador, circuito este protegido com disjuntor e um interruptor diferencial de acordo com a tabela que se encontra neste tópico.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por nelmindo »

Raminhos Escreveu: 10 nov 2017, 19:02
silva29 Escreveu: 09 nov 2017, 21:55 Ola,

Tenho uma casa de campo aonde nao tem fio terra.
Queremos por um termoacumulador de agua e pensei que temos de criar a instalacao do fio terra e a barra de cobre (e claro, medir para ver se tem boa condutividade)

Alem disto, aconselham algo mais?
Algum disjuntor em especial para o termoacumulador?
Sera necessario tambem ligar os tubos de agua ao circuito de terra?

Tenham em conta de que a casa esta em um local com bastante humidade no inverno.

Obrigado pela ajuda.
Deverá começar por fazer uma boa terra geral com recurso a um ou mais elétrodos de terra, ou uma chapa cobreada, liga-los com cabo verde/amarelo de secção mínima de 16mm até uma caixa de chantes amovíveis (caixa medidora de terra) depois levar essa terra até ao seu quadro elétrico, e a partir dai criar um circuito dedicado ao seu termoacumulador, circuito este protegido com disjuntor e um interruptor diferencial de acordo com a tabela que se encontra neste tópico.
De acordo com tudo, excepto com o fato de que o dif onde o termoacumulador estiver pendurado, deverá ser de alta sensibilidade e não estar dependente directamente da terra da instalação.
Por miúdos:
Tenho uma RTerra de 120ohm, dif da instalação toda: 300mA, dif do termoacumulador 30mA.
Tenho uma RTerra de 2200ohm, dif da instalação toda: 10mA, podendo ser partilhado com o termoacumulador.
Ver portaria 1081/91 e norma de instalação de termoacumuladores NP3401 (que acho que já foi substituída).
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por edeluz »

nelmindo Escreveu: 10 nov 2017, 20:05
Raminhos Escreveu: 10 nov 2017, 19:02
silva29 Escreveu: 09 nov 2017, 21:55 Ola,

Tenho uma casa de campo aonde nao tem fio terra.
Queremos por um termoacumulador de agua e pensei que temos de criar a instalacao do fio terra e a barra de cobre (e claro, medir para ver se tem boa condutividade)

Alem disto, aconselham algo mais?
Algum disjuntor em especial para o termoacumulador?
Sera necessario tambem ligar os tubos de agua ao circuito de terra?

Tenham em conta de que a casa esta em um local com bastante humidade no inverno.

Obrigado pela ajuda.
Deverá começar por fazer uma boa terra geral com recurso a um ou mais elétrodos de terra, ou uma chapa cobreada, liga-los com cabo verde/amarelo de secção mínima de 16mm até uma caixa de chantes amovíveis (caixa medidora de terra) depois levar essa terra até ao seu quadro elétrico, e a partir dai criar um circuito dedicado ao seu termoacumulador, circuito este protegido com disjuntor e um interruptor diferencial de acordo com a tabela que se encontra neste tópico.
De acordo com tudo, excepto com o fato de que o dif onde o termoacumulador estiver pendurado, deverá ser de alta sensibilidade e não estar dependente directamente da terra da instalação.
Por miúdos:
Tenho uma RTerra de 120ohm, dif da instalação toda: 300mA, dif do termoacumulador 30mA.
Tenho uma RTerra de 2200ohm, dif da instalação toda: 10mA, podendo ser partilhado com o termoacumulador.
Ver portaria 1081/91 e norma de instalação de termoacumuladores NP3401 (que acho que já foi substituída).
Boas,

Quando te referes a "Tenho uma RTerra de 120ohm, dif da instalação toda: 300mA, dif do termoacumulador 30mA." Significa que caso exista uma corrente de fuga superior a 30mA é a partir desse valor que pretendes proteger, certo? Esta corrente de fuga pode ser provocada por um defeito no condutor, encostado à carcaça da máquina ou por um contacto directo, entre utilizador e máquina. Certo?

Os valores de resistência de terra vão aumentado, logo a diferencia para a qual é preciso proteger vai diminuindo, pois vai existir menor corrente!?!?!? Esta parte que não percebo!
Pelo que sei o diferencial protege o utilizador. Através da chapa bimetálica é feita essa protecção. Acima de determinado valor a chapa vai torcendo e desactiva o circuito. O que chamo de "corrente de fuga" é a corrente que vai fugir do circuito, que não deveria. Estou a chamar as coisas correctamente.

Obrigado
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por nelmindo »

[/quote]

Boas,

Quando te referes a "Tenho uma RTerra de 120ohm, dif da instalação toda: 300mA, dif do termoacumulador 30mA." Significa que caso exista uma corrente de fuga superior a 30mA é a partir desse valor que pretendes proteger, certo? Esta corrente de fuga pode ser provocada por um defeito no condutor, encostado à carcaça da máquina ou por um contacto directo, entre utilizador e máquina. Certo?

Os valores de resistência de terra vão aumentado, logo a diferencia para a qual é preciso proteger vai diminuindo, pois vai existir menor corrente!?!?!? Esta parte que não percebo!
Pelo que sei o diferencial protege o utilizador. Através da chapa bimetálica é feita essa protecção. Acima de determinado valor a chapa vai torcendo e desactiva o circuito. O que chamo de "corrente de fuga" é a corrente que vai fugir do circuito, que não deveria. Estou a chamar as coisas correctamente.

Obrigado
[/quote]

Há uma confusão em como é que funcionam os equipamentos e a obrigatoriedade imposta pelos documentos normativos.
Se os dif alta sensibilidade são os que detectam correntes de fuga iguais ou inferiores a 30mA e se há um dec lei que obriga a usar dif de alta sensibilidade nestes equipamentos, não interessa se a instalação usa correctamente um de 300mA. Somos obrigados a usar um de 30mA só para esse equipamento.
Quando eu tenho uma instalação com um terra de 120ohms e quando há um defeito, a corrente de fuga estará limitada por essa resistência. Essa fuga se for até 30mA, a tensão que irá aparecer nas parte metálicas é de 3,6V, que por si não é perigosa. Acima disso o dif (no caso de um de 30mA) irá disparar e nunca vai aparecer uma tensão perigosa na instalação. Mas se for um de 300mA, a tensão que aparecerá será de 36V que em alguns casos é perigoso. É por essa razão que nas instalações onde se no máximo só pode aparecer uma tensão de 25V nas massas, o diferencial de 300mA só protege as instalações se tiverem terra até um máx de 83ohms. A tabela está correta, mas é preciso saber a sua razão e a fórmula que lhe deu origem. A tabela só é aplicada para instalações onde no máximo só pode aparecer 50V nas massas.
E a corrente de fuga não torce chapas. A corrente de fuga é detetada por toroides, onde em condições normais a soma vetorial dá zero. Em condições anormais, serão induzidas correntes suficiente para alimentar circuitos que normalmente contêm solenóides ou eletro-imanes que farão disparar os dispositivo "armadilhado". Nunca poderá ser usada uma lâmina bimetálica, porque os fenómenos térmicos são lentos e não poderão responder em tempo útil para proteger as pessoas.
silva29
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 09 nov 2017, 21:49
Enviou: 1 vez

Re: Proteção Elétrica para termoacumulador

Mensagem por silva29 »

obrigado pessoal,

jà tenho uma ideia do que devo e não fazer.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”