Que Interruptor Diferencial e/ou Disjuntor Diferencial usar para uso doméstico?

Responder
Kadir Issá
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 24 out 2017, 12:30

Que Interruptor Diferencial e/ou Disjuntor Diferencial usar para uso doméstico?

Mensagem por Kadir Issá »

Caros,

Estou a acabar uma casa com dois pisos, piscina e um anexo (casa T3), a casa terá 1 X quadro geral, 1 X quadro parcial no segundo piso e 1 X quadro parcial no anexo. Existem várias opiniões entre os Eng. uns dizem que devemos usar Interruptores diferenciais de 30mA outros de 300mA.
Pelo que investiguei muitos países europeus adoptaram ou estão a adoptar somente o uso de 30mA para instalações domésticas, podendo ser eles trifásicos ou 3 X monofásicos. Também li um estudo onde afirmam que uma corrente acima de 30mA pode ser suficiente para matar uma pessoa.
Qual a capacidade dos interruptores/disjuntor diferenciais que devo usar?

Agradeço a vossa ajuda para esta pergunta

Kadir


andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Que Interruptor Diferencial e/ou Disjuntor Diferencial usar para uso doméstico?

Mensagem por andrelima14 »

Boa tarde,
Circuitos para o exterior, casas de banhos, piscinas, termoacumuladores, etc os diferenciais tem que ser de 30mA, os restantes circuitos podem ser protegidos a 300mA
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Que Interruptor Diferencial e/ou Disjuntor Diferencial usar para uso doméstico?

Mensagem por nelmindo »

andrelima14 Escreveu: 24 out 2017, 13:26 Boa tarde,
Circuitos para o exterior, casas de banhos aquelas que tem banheira ou base de chuveiro, piscinas, termoacumuladores, etc os diferenciais tem que ser de 30mA, os restantes circuitos podem ser protegidos a 300mA Podem ser protegidos, se a resistência eléctrica do eléctrodo de terra, assim permitir.
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Que Interruptor Diferencial e/ou Disjuntor Diferencial usar para uso doméstico?

Mensagem por joaosousa »

Boa tarde,

Na minha opinião, como projectista, tenho sempre uma base para tomar essa decisão. Conforme foi dito aqui, para certas divisões e equipamentos é aconselhado utilizar 30mA de sensibilidade.

Na verdade, 300mA, hoje em dia, é perfeitamente suficiente para não matar ninguém.

Mas eu jogo quase sempre pelo seguro. Medição do valor de terra, e caso este seja de valor não coerente, fazer uma terra nova. Para cada sensibilidade temos um valor de terra pre definido segundo as RTIEBT.

Por exemplo, escolas, hospitais, centros de saúde, escritórios, estabelecimentos recebendo publico, por norma, corra tudo a 30mA, tanto tomadas como iluminação.

Habitação, por norma, tomadas 30mA, iluminação 300mA, e, nalguns casos, 300mA tanto para tomadas como para iluminação.

É essa analogia que utilizo. Se bem que, existe também a possibilidade, de se utilizar os 300mA, e, dessa forma, obtemos um valor para a terra de 166,67 ohms.

Dimensionando a terra para a pior situação (300mA), obtemos um valor de terra baixo, de forma a ser mais fácil o escoamento à terra e ficamos sempre com um valor garantido de protecção.

Mas como disse, varia muito da sensibilidade de cada um, da instalação, da categoria de instalação, etc.

Quando não se tem a certeza, mais vale jogar pelo seguro.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Que Interruptor Diferencial e/ou Disjuntor Diferencial usar para uso doméstico?

Mensagem por ENERGY »

joaosousa Escreveu: 24 out 2017, 15:45 Boa tarde,

Na minha opinião, como projectista, tenho sempre uma base para tomar essa decisão. Conforme foi dito aqui, para certas divisões e equipamentos é aconselhado utilizar 30mA de sensibilidade.

Na verdade, 300mA, hoje em dia, é perfeitamente suficiente para não matar ninguém.

Mas eu jogo quase sempre pelo seguro. Medição do valor de terra, e caso este seja de valor não coerente, fazer uma terra nova. Para cada sensibilidade temos um valor de terra pre definido segundo as RTIEBT.

Por exemplo, escolas, hospitais, centros de saúde, escritórios, estabelecimentos recebendo publico, por norma, corra tudo a 30mA, tanto tomadas como iluminação.

Habitação, por norma, tomadas 30mA, iluminação 300mA, e, nalguns casos, 300mA tanto para tomadas como para iluminação.

É essa analogia que utilizo. Se bem que, existe também a possibilidade, de se utilizar os 300mA, e, dessa forma, obtemos um valor para a terra de 166,67 ohms.

Dimensionando a terra para a pior situação (300mA), obtemos um valor de terra baixo, de forma a ser mais fácil o escoamento à terra e ficamos sempre com um valor garantido de protecção.

Mas como disse, varia muito da sensibilidade de cada um, da instalação, da categoria de instalação, etc.

Quando não se tem a certeza, mais vale jogar pelo seguro.
Boas
Como já foi dito anteriormente, nas WCS com base de duche, banheira, etc, a proteção diferencial é 30mA, e não 300mA, tanto para tomadas, como para a iluminação dessa área.
Cpts.
Energy
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Que Interruptor Diferencial e/ou Disjuntor Diferencial usar para uso doméstico?

Mensagem por joaosousa »

Sim, nessas zonas estava implícito isso. Esqueci-me de frizar ;) obrigado
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”