Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Responder
paulodias1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 20 jun 2017, 22:29
Enviou: 3 vezes

Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Mensagem por paulodias1978 »

Boa noite.

Numa instalação eléctrica, se tiver a jusante (na entrada de um quadro eléctrico) um Interruptor 4P 160A, qual o calibre do aparelho que deverá existir a montante (na saída de um quadro eléctrico).

Nesta situação o interruptor não tem poder de corte, pelo que a montante deverá existir um disjuntor. Estou correcto?

Cumprimentos e Obrigado.
Paulo


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Mensagem por luisilva78 »

paulodias1978 Escreveu: 20 jun 2017, 23:51 Boa noite.

Numa instalação eléctrica, se tiver a jusante (na entrada de um quadro eléctrico) um Interruptor 4P 160A, qual o calibre do aparelho que deverá existir a montante (na saída de um quadro eléctrico).

Nesta situação o interruptor não tem poder de corte, pelo que a montante deverá existir um disjuntor. Estou correcto?

Cumprimentos e Obrigado.
Paulo
A montante está um disjuntor que protege o cabo de ligação entre os dois quadros, não? Se não como era protegido esse cabo?
paulodias1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 20 jun 2017, 22:29
Enviou: 3 vezes

Re: Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Mensagem por paulodias1978 »

A minha questão não diz respeito à protecção do cabo.

A pergunta tem haver com a selecção do disjuntor a montante quando se tem um interruptor a jusante.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Mensagem por luisilva78 »

paulodias1978 Escreveu: 21 jun 2017, 00:15 A minha questão não diz respeito à protecção do cabo.

A pergunta tem haver com a selecção do disjuntor a montante quando se tem um interruptor a jusante.
Sendo assim, lamento informar que esse disjuntor serve para fazer a protecção do cabo que liga os dois quadros (contra sobrecargas e contra curto-circuitos). Se o cabo está protegido com um disjuntor de 32A, por exemplo, para garantir que o interruptor consegue cortar a corrente que estiver a circular, convém que a sua corrente nominal seja superior àquela.

PS.: Já agora, "a pergunta tem a ver com a selecção ..." (dê uma olhadela nesta explicação).
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Mensagem por Mário »

Boas
paulodias1978 Escreveu: 20 jun 2017, 23:51 Boa noite.

Numa instalação eléctrica, se tiver a jusante (na entrada de um quadro eléctrico) "jusante não é entrada" um Interruptor 4P 160A, qual o calibre do aparelho que deverá existir a montante (na saída de um quadro eléctrico).
"montante não é saida"
Nesta situação o interruptor não tem poder de corte, "errado, o interruptor tem poder de corte" pelo que a montante deverá existir um disjuntor. Estou correcto? "sim"

Cumprimentos e Obrigado.
Paulo
"A cores"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
paulodias1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 20 jun 2017, 22:29
Enviou: 3 vezes

Re: Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Mensagem por paulodias1978 »

luisilva78 Escreveu: 21 jun 2017, 00:33
paulodias1978 Escreveu: 21 jun 2017, 00:15 A minha questão não diz respeito à protecção do cabo.

A pergunta tem haver com a selecção do disjuntor a montante quando se tem um interruptor a jusante.
Sendo assim, lamento informar que esse disjuntor serve para fazer a protecção do cabo que liga os dois quadros (contra sobrecargas e contra curto-circuitos). Se o cabo está protegido com um disjuntor de 32A, por exemplo, para garantir que o interruptor consegue cortar a corrente que estiver a circular, convém que a sua corrente nominal seja superior àquela.

PS.: Já agora, "a pergunta tem a ver com a selecção ..." (dê uma olhadela nesta explicação).
Obrigado por ambas as esplicações.

Comprimentos
Última edição por paulodias1978 em 21 jun 2017, 23:12, editado 1 vez no total.
paulodias1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 20 jun 2017, 22:29
Enviou: 3 vezes

Re: Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Mensagem por paulodias1978 »

Mário Escreveu: 21 jun 2017, 09:05 Boas
paulodias1978 Escreveu: 20 jun 2017, 23:51 Boa noite.

Numa instalação eléctrica, se tiver a jusante (na entrada de um quadro eléctrico) "jusante não é entrada" um Interruptor 4P 160A, qual o calibre do aparelho que deverá existir a montante (na saída de um quadro eléctrico).
"montante não é saida"
Nesta situação o interruptor não tem poder de corte, "errado, o interruptor tem poder de corte" pelo que a montante deverá existir um disjuntor. Estou correcto? "sim"

Cumprimentos e Obrigado.
Paulo
"A cores"

Cump.
Mário
Obrigado.
Cumprimentos
paulodias1978
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 20 jun 2017, 22:29
Enviou: 3 vezes

Re: Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Mensagem por paulodias1978 »

Mário Escreveu: 21 jun 2017, 09:05 Boas
paulodias1978 Escreveu: 20 jun 2017, 23:51 Boa noite.

Numa instalação eléctrica, se tiver a jusante (na entrada de um quadro eléctrico) "jusante não é entrada" um Interruptor 4P 160A, qual o calibre do aparelho que deverá existir a montante (na saída de um quadro eléctrico).
"montante não é saida"
Nesta situação o interruptor não tem poder de corte, "errado, o interruptor tem poder de corte" pelo que a montante deverá existir um disjuntor. Estou correcto? "sim"

Cumprimentos e Obrigado.
Paulo
"A cores"

Cump.
Mário
Boa noite! Caro Mário,

Ainda a propósito desta questão. Li no catálogo da SCHNEIDER que "o interruptor é capaz de estabelecer e de cortar a sua corrente nominal. Em caso
de sobrecarga ou de curto-circuito, a sua protecção deve ser assegurada por um aparelho situado a montante", ou seja, presumo que se a protecção do interruptor deverá ser feita por um disjuntor a montante. O mesmo catálogo afirma "as tabelas de coordenação disjuntor/interruptor definem os disjuntores a associar a montante." Ou seja, a ideia que retiro é que um interruptor poderá ser utilizado para abrir/fechar um circuito em condições de funcionamento normais, ou seja, sem defeitos causados por sobreintensidades.

Por outro lado, está igualmente referenciado que em determinadas gamas de interruptores (por exemplo NSX) "graças a um disparador de alto limite magnético, esses interruptores são auto-protegidos."

Ou seja no primeiro caso os interruptores têm de ser protegidos a montante por um disjuntor e no segundo caso necessária esse protecção? É que sendo auto-protegidos, então supostamente não necessitariam de protecção a montante, mas no catálogo é dito que "Uma proteção a montante é obrigatória conforme asnormas de instalação. No entanto, utilizando um disparador com elevado nível magnético, os interruptores-seccionadores Compact NSX100 a 630 NA são autoprotegidos."

Depois ficha técnica de um interruptor da Schneider gama Compact NSX100 a 630 NA, é mencionado que:

Capacidade nominal de estabelecimento em curto-circuito (kA crista):

lcm:
mín. (interruptores-seccionadores sozinhos)
máx. (proteção a montante por disjuntor)

Estou baralhado com estas explicações, se alguém me puder ajudar, agradecia.

Cumprimentos
Anexos
Interruptores NSX.png
Interruptores NSX.png (101.42 KiB) Visto 2278 vezes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor (Montante) - Interruptor (Jusante)

Mensagem por Mário »

Boas

Já que falas nos NS, têm a particularidade de poderem ser equipados com térmico regulável e com diferencial regulável, é uma boa aplicação quando queremos proteger motores e não só.
Creio que há com 3 tipos de intensidade de corte, a cor indica o valor.
Ficas com proteção ao cabo e com diferencial.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”